Queima de lixo, o vilão das queimadas

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017
Foto de capa
Moedas que salvam - O grupo S.O.S. Protetores Nova Friburgo está disponibilizando alguns cofrinhos para lojas parceiras (e àquelas que desejarem), como parte da campanha "Seu troco vale muito". As pessoas envolvidas são de confiança, e as moedinhas arrecadadas são utilizadas para comprar ração para os bichinhos. Qualquer contribuição é bem-vinda e importante.

Para pensar:

"O riso é uma expressão de triunfo do cérebro. Se você ri de uma piada é porque a entendeu.”

Chespirito

Para refletir:

“O que você mentaliza continuamente norteia a sua vida, traça o seu destino.”

Masaharu Taniguchi

Hospital de oncologia (1)

O deputado estadual Wanderson Nogueira telefonou ao Massimo na tarde de terça-feira, 19, para passar novas atualizações a respeito do aguardado hospital de oncologia, na Ponte da Saudade.

De acordo com Wanderson, a Emop, Empresa de Obras Públicas do estado, está com uma equipe no local, a qual tem encontrado muitas dificuldades para determinar exatamente o que é reforma e o que é construção.

Hospital de oncologia (2)

Parece papo de maluco, mas um dos principais complicadores nesta tarefa foi justamente o fato de as obras terem sido iniciadas de forma unilateral (eleitoreira?) pelo Palácio Guanabara, sem qualquer perspectiva de que pudessem chegar até o fim, uma vez que os trâmites necessários à liberação dos recursos federais jamais chegaram a ser cumpridos integralmente.

Hospital de oncologia (3)

Ainda que compreenda a complexidade e a necessidade da tarefa em execução, o deputado solicitou uma reunião com o governador Pezão a fim de explicar o estágio atual dos procedimentos, e interceder para que a execução dos trabalhos seja encarada como prioridade.

E pensar que, em meio a tanto sofrimento, tem um personagem em nossa política que já foi sórdida o bastante para inventar que tinha câncer no cérebro...

Aliás...

Conforme a coluna havia antecipado, Wanderson compareceu ao plenário da Câmara Municipal na terça-feira, 19, para entregar uma carta aberta contra a terceirização da cobrança de estacionamento rotativo, e também as 25 mil assinaturas colhidas há dois anos manifestando o mesmo posicionamento.

E a visita acabou rendendo um curioso debate público com o vereador Aylter Maguila.

Embaraço

Curioso, claro, porque Maguila é justamente suplente de Christiano Huguenin, autor do dispositivo que o governo quer derrubar.

E é evidente - não há nada de pessoal ou subjetivo aqui - que a postura do suplente gera implicações sobre o titular da cadeira.

Sinuca

Afinal, na eventualidade de um voto favorável ao governo - e contrário ao titular - só restam duas situações possíveis: ou existe consentimento do titular, ou temos um indicador de enfraquecimento.

De um jeito ou de outro, as conclusões são desagradáveis.

É esperar para ver.

Alô, empresários!

A Associação Comercial de Nova Friburgo (Av. Alberto Braune, 111, sobrado), convida a classe empresarial e a sociedade friburguense para o café de boas vindas - rodada de negócios, a ser realizado às 9h da próxima segunda-feira, 25, com intuito de apresentar produtos dos bancos Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

De acordo com a organização, “o evento tem o objetivo de criar um diálogo fácil e prático entre os bancos e os presentes e, assim, contribuir para a geração de negócios”.

Data marcante

A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj) comemorou seus 70 anos com solenidade no Palácio Guanabara, realizada na última quinta-feira, 14.

O prefeito Renato Bravo, o vereador Aylter Maguila, o assessor parlamentar Anilton Nascimento, e a jornalista Bruna Verly representaram Nova Friburgo no evento, considerado um marco para a comunidade judaica.

Estreitando laços

O vereador Aylter Maguila, inclusive, prometeu criar projeto de lei “intitulando 14 de maio, dia em que Israel foi constituído, como o dia da amizade entre Nova Friburgo e Israel”. E acrescentou: “este será mais um marco para os 200 anos do município”.

O deputado estadual Samuel Malafaia (DEM) também fez referências a Nova Friburgo, ao ressaltar a aliança entre a cidade serrana e Israel, que inclui a exportação de produtos friburguenses e a importação de tecnologia e inovação israelenses.

Aspas

O prefeito Renato Bravo também participou da entrega da medalha Tiradentes ao presidente da Fierj, Rherry Rosemberg. A honraria é concedida pelo governo estadual a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro.

“É um privilégio participar da comemoração dos 70 anos da Fierj. Agradeço a acolhida e desta parceria efetiva do Estado de Israel com o município de Nova Friburgo, na área de turismo, agricultura e ciência e tecnologia”, declarou Renato Bravo.

Presentes

Rherry Rosemberg recebeu de Nova Friburgo uma cesta repleta de doces, chocolates, queijos, moda íntima, ingressos para o teleférico e um uniforme com a logomarca do bicentenário.

“A Federação Israelita agradece todo o carinho dos friburguenses. O nosso objetivo é estreitar laços, fazer encontros no município e apresentar o escritório de negócios de Israel, aqui, no Rio de Janeiro, para o Executivo viabilizando recursos para a cidade”, afirmou o presidente da Fierj.

Pergunta

A coluna agradece de coração à incansável Regina Lo Bianco por dividir conosco mais uma enquadramento perfeito de um tradicional ponto de Nova Friburgo.

Através de seus olhos, Regininha, a cidade fica ainda mais bela.

E então, leitores? Vamos compensar o esforço de nossa amiga e decifrar onde ela fez este clique?

Boa sorte a todos!

Lixo, vilão das queimadas (1)

A estiagem tem castigado a nossa Região Serrana do estado, como faz todos os anos. Cenas deprimentes de grandes incêndios em vegetação tem sido observadas com freqüência nos arredores de Nova Friburgo e dando, como sempre, muito trabalho aos bombeiros.

E o novo comandante da corporação militar, coronel Roberto Robadey, friburguense da gema, nos lembra de uma dica importante: quem ateia fogo em lixo nos fundo de quintais ou terrenos cercado de vegetação pode estar acionando uma bomba relógio.

Lixo, vilão das queimadas (2)

Segundo Robadey, esse ato, infelizmente comum, é recorrente por aqui e pode desencadear queimadas. Portanto, minha gente, vejam só o recado que o amigo Silvério nos dá na capa desta edição: vamos evitar queimar lixo. É muito perigoso e pode causar gravíssimas conseqüências. Lembram da grande queimada que atingiu uma área equivalente a 100 campos de futebol semana passada no distrito de Amparo? Quantos anos essa vegetação levará para se regenerar?

Se tivermos menos queimadas, a natureza e os nossos pulmões agradecem. 

Soamar 25 anos

A Câmara Municipal promoveu ontem, 20, sessão solene em homenagem aos 25 anos da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar). A reunião foi proposta pelo presidente da casa, vereador Alexandre Cruz.

A Soamar em Nova Friburgo foi fundada em 29 de julho de 1992 e presidida pelo comandante do 1º distrito naval, vice-almirante, Mauro César Rodrigues Vieira. A instituição, instalada no Sanatório Naval de Nova Friburgo, ao longo dos seus 25 anos de atuação, estimula a consciência e a mentalidade marítima à população, através de palestras, seminários, entre outras atividades.

Foto da galeria
Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.