Protestos

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Para pensar:

“O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.”

Fernando Pessoa

Para refletir:

“Não adianta dizer: "Estamos fazendo o melhor que podemos". Temos que conseguir o que quer que seja necessário.”

Winston Churchill

Protestos

Nos bastidores do governo a agitação é grande para evitar a incidência de protestos durante os eventos que irão celebrar o bicentenário de Nova Friburgo, no próximo dia 16.

Na noite de quarta-feira, 9, a prefeitura divulgou um vídeo gravado pelo prefeito Renato Bravo direcionado aos servidores da Educação, assumindo o compromisso de reajustar os salários.

Estes servidores anunciaram greve para o início da próxima semana.

RPAs

Na Saúde, circula nos corredores a promessa de que os pagamentos aos RPAs, que já acumulam três meses de atraso, devem ser feitos na próxima terça-feira, 15.

É esperar para ver.

Opinião (1)

Diante das movimentações recentes, a coluna manifesta mais uma vez seu entendimento de que este 16 de maio, pelas presenças já confirmadas, pode lançar as bases para convênios muito benéficos à municipalidade, e não faz sentido prático atrapalhar a construção de tais pontes.

Todos perderíamos com isso.

Opinião (2)

E não é só isso.

É importante ter em mente que o aniversário é da cidade que amamos, um momento histórico ao qual todos são convidados a participar, e que ficará registrado para a eternidade.

O sentido da festa é esse. Ela não é do, ou para, o governo.

Opinião (3)

Dito isso, o colunista se mantém à disposição da população e dos servidores para que suas vozes e demandas - muito justas - sejam ouvidas.

Agora e depois da festa.

É certo que não faltam motivos para a insatisfação de quem tem visto na prática uma postura muito diferente da valorização do funcionalismo prometida em campanha.

O Massimo defende apenas que os interesses da cidade também sejam levados em conta na hora de reivindicar.

Para aquecer as vendas (1)

Representantes do comércio têm solicitado ao Palácio Guanabara que antecipe o pagamento aos servidores estaduais a fim de que as vendas do Dia das Mães - segunda data mais importante do calendário anual para os lojistas - não sejam prejudicadas.

A demanda foi parcialmente atendida.

O governo estadual vai antecipar para esta sexta-feira, 11, o pagamento de abril para 258.041 ativos, inativos e pensionistas de todos os órgãos, cujos vencimentos líquidos não ultrapassem R$ 3 mil. Ao todo, serão depositados R$ 434,4 milhões.

Para aquecer as vendas (2)

Com a medida, o Estado quitará o pagamento de abril para 57% do funcionalismo público no 8º dia útil.

Serão beneficiados 106.639 ativos e 151.402 aposentados e pensionistas.

Os demais servidores receberão os seus vencimentos integralmente na próxima terça-feira, 15, no 10º dia útil.

Rio Bonito e Macaé de Cima

Já faz alguns dias, mas o registro é importante.

No último dia 2, foi realizada uma reunião na Secretaria de Serviços Públicos com representantes de Rio Bonito de Lumiar e Macaé de Cima e com o secretário da Casa Civil, Gilberto Salarini, e representantes das secretarias de Obras, Serviços Públicos e Ordem e Mobilidade Urbana, além do vereador Norival, autor da proposta de diálogo entre as comunidades e o poder público.

Pauta

Durante o encontro os moradores reivindicaram melhorias nas estradas que dão acesso às localidades.

Em virtude das fortes chuvas ocorridas desde o início de 2018, alguns pontos das estradas necessitam de manutenção emergencial a fim de reduzir o acúmulo de água em dias mais chuvosos.

Mutirão

Na reunião também ficou decidido que as estradas receberão atenção especial nos próximos dias, com materiais e mão de obra. Membros das duas comunidades ofereceram ajuda braçal para que as melhorias sejam feitas o quanto antes.

No último dia 4, representantes das secretarias de Obras e Serviços Públicos estiveram em Macaé de Cima para fazer uma análise do que pode ser feito de imediato.

Aspas

“O vereador não tem o poder de executar obras e manutenções, mas nosso gabinete propôs essa reunião com o secretário da Casa Civil, Gilberto Salarini, e saímos satisfeitos. Algumas medidas já serão tomadas nos próximos dias para melhorar o acesso às localidades e estaremos acompanhando todo esse trabalho”, afirmou o vereador Norival.

Horários

Outro assunto levantado pelos moradores foi relativo aos horários do transporte coletivo. Em Rio Bonito, por exemplo, a concessionária alterou alguns horários da linha, mudando-os para mais tarde.

Gilberto Salarini se comprometeu em averiguar o caso e se possível, solicitar a volta do horário antigo da linha que liga o centro da cidade a Rio Bonito.

Coletiva

Os membros da comissão especial para elaborar a revisão da Lei Orgânica do município convocaram uma coletiva de imprensa para hoje, 11, com o objetivo de esclarecer o adiamento da votação da reforma da LOM e apresentar as próximas ações da comissão.

Se os parlamentares dirão todos os motivos é impossível antecipar.

Mas, cá entre nós, que houve muito desrespeito com quem trabalhou noites a fio, isso houve.

Foto da galeria
Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.