Projeto para liberar rodeios agita Câmara

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Para pensar:

“Uma pessoa humilde é aquela que não diminui o outro para crescer.”

Mário Sérgio Cortella

Para refletir:

“A amizade deve levar a ter atuações leais na vida, porque o amigo não pode ser um cúmplice. É-se cúmplice para cometer delitos, coisas vergonhosas. A amizade é para realizar, com outros, coisas boas a favor de outras pessoas. Se não, não é verdadeira amizade.”

Josemaría Escrivá

Dia cheio

Esta quinta-feira, 10, promete ser um dia importante para o desenrolar de várias situações de interesse municipal, em campos distintos.

De trem turístico a definições políticas, tem de tudo um pouco.

Bons trilhos

Quem divide a ótima notícia é o companheiro Girlan Guilland.

Está prevista para hoje, na Alerj, a primeira votação da emenda ao projeto de lei de incentivo a trens turísticos no Estado do Rio, com a inclusão do trecho Murinelli a Sumidouro, bem pertinho daqui.

O deputado Wanderson Nogueira é coautor da emenda, e o atuante grupo friburguense de preservação ferroviária está se articulando para, na impossibilidade de acompanhar a votação, enviar uma correspondência ao parlamentar.

Jeito certo

O Massimo sabe bem que há quem torça o nariz para qualquer projeto que não seja voltado a Saúde ou Educação.

O fato, no entanto, é que a articulação para trazer o trem turístico de volta à nossa região tem sido muito bem amarrada, de modo a aumentar as receitas municipais, e não consumi-las.

 Inevitável

Além disso, não é possível - ou ao menos aceitável - imaginar o Brasil daqui a 50 anos sem que esteja coberto por uma malha ferroviária decente, que permita cruzar o País de modo rápido, barato e seguro, como acontece na Europa, em grande parte da Ásia ou na América do Norte.

 Retomada

Nesse contexto, a proliferação de trens turísticos desempenha papel fundamental, tanto para a preservação e recuperação da malha ferroviária, quanto pela retomada de uma cultura há muito esquecida por aqui.

O Massimo é entusiasta e apoia de forma irrestrita esta iniciativa.

Comissões (1)

Dia importante também para os rumos do Legislativo municipal.

Afinal, está prevista para hoje a reunião que deve confirmar Marcio Damazio como novo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, considerada a mais importante da Câmara.

Comissões (2)

Nos bastidores, tem gente se assanhando para exercer a função.

Mas, sendo Damazio o vice-presidente, é de se esperar que seja confirmado na presidência, até o retorno de Isaque Demani ao plenário.

A eventual confirmação de Damazio, por sinal, pode afetar também a esperada mudança na liderança de governo, uma vez que ele era o nome favorito para exercer a função.

Comissões (3)

Para encerrar o tema, o colunista pode informar que o jovem vereador Johnny Maycon é o favorito nos bastidores para assumir a presidência da comissão especial que irá formular a nova Lei Orgânica Municipal, a ser entregue no dia 16 de maio do ano que vem.

O trabalho vai ser árduo, e o tempo é mais curto do que parece.

Por tudo o que tem sido visto até aqui, a escolha - a se confirmar - parece bastante apropriada.

Climão (1)

Aliás, já que falamos no afastamento de Isaque Demani para a realização de uma cirurgia de coronária, cabe registrar um momento de certo mal-estar observado no plenário, na sessão desta terça-feira, 8.

Climão (2)

Dada a longa atuação de Luciana Silva, suplente que assumiu a cadeira de Isaque, a assistência estava lotada de protetores de animais.

Imagine o leitor, portanto, como ficou o clima quando o 1º secretário leu a inclusão no Expediente de projeto que visa liberar a realização de rodeios em Nova Friburgo.

Cá entre nós, o momento não poderia ter sido mais inapropriado.

Papo antigo

A esse respeito, o Massimo lembra que o mesmo projeto não foi apresentado em anos anteriores graças à postura contrária do então presidente da Comissão de Direitos dos Animais, ex-vereador Ceará, bem como de sua assessora (e protetora) Cristiane Cruzal.

Arquivado

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal arquivou o processo por injúria que o ex-deputado Eduardo Cunha moveu contra o deputado federal Glauber Braga, por tê-lo chamado de gângster durante a votação do afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff.

Fachin entende que o político friburguense não pode ser punido por contar com imunidade parlamentar.

Valendo tudo

O Massimo - os leitores sabem bem - sempre foi um defensor de nossos termômetros públicos, que sempre são uma atração a mais para quem gosta de registrar o frio de nosso clima.

Mas é claro que a brincadeira só tem graça quando a medição é fidedigna.

Por volta das 14h30 desta quarta-feira, o medidor da Avenida Alberto Braune estava indicando 31º.

Os leitores torceram o nariz. Pelo visto, o equipamento precisa ser calibrado novamente...

Sabor da montanha

Começa hoje no shopping Via Parque, Barra da Tijuca, o evento "Cervejas da Serra", que pretende promover a produção de alguns dos melhores produtores de cerveja artesanal da Região Serrana.

A iniciativa vai até domingo, 13, e conta hoje com a participação dos cervejeiros Daniel Rocha, do restaurante Ipa Route, e Gustavo Ranzato, da cerveja Ranz Bier.

Para filmar melhor (1)

Está marcada para esta sexta-feira, 11, a aula inaugural do 3º Curso de Cinema Arturius.

O encontro acontece às 19h, na sede da Acianf, onde também serão ministradas as aulas.

Estão abertas as inscrições para três módulos: Fazendo Documentário; Criação de Roteiro de Filme; e Oficina de Direção de Fotografia.

O cadastro pode ser feito na própria Acianf e as aulas regulares começam no dia 17 deste mês.

Para filmar melhor (2)

Os cursos serão metade teóricos e metade práticos, o que significa dizer que todos os alunos que concluírem as aulas sairão com um produto autoral, produzido através de equipamento disponibilizado pela organização.

Além do próprio Leo Arturius, que recentemente exibiu um de seus curtas em Cannes, também darão aulas os cineastas Rafael Hotz, Drika Lima e Nicholas Andueza.

O Massimo recomenda fortemente.

Respostas

A mais recente foto de Regina Lo Bianco despistou muita gente boa.

Apenas Silvio Poeta, Stenio de Oliveira Soares e Rodrigo Inácio, além das lindas Dayane Emrich, Karine Knust e Ana Blue, que entraram na brincadeira dentro da Redação de AVS, reconheceram a fachada do laboratório Rhony Barros, na Rua Ernesto Brasílio.

Parabéns a todos, não estava fácil.

Sem pergunta

Excepcionalmente não teremos desafio hoje, mas a brincadeira retorna na edição de sexta-feira, 11.

Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.