Presença dolorosa

sexta-feira, 23 de março de 2018

Para pensar:

"Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa quanto a necessidade de sentir-se protegido por um pai."

Sigmund Freud

Para refletir:

"Tudo ameaça os indefesos."

Raul Pompéia

Presença dolorosa

Quem costuma circular pelo centro de Nova Friburgo em horários de maior movimento certamente notou não apenas um grande aumento no número de pedintes, mas também um súbito acréscimo no contingente de mulheres acompanhadas de crianças nessa condição.

Algumas ainda bebês.

Outras já com muito mais consciência a respeito da própria condição de fragilidade.

Desamparo

E existem variações.

Dias atrás, por exemplo, uma leitora testemunhou atônita uma criança sendo pesadamente constrangida por sua mãe a continuar pedindo dinheiro a pessoas que já haviam se negado a fazer doações numa tentativa anterior.

A descrição que nos foi feita é de que o menino era a própria expressão do desamparo, enquanto era submetido a tamanho embaraço justamente por quem representa sua maior (talvez única) esperança de proteção.

Dilema

A cena, de partir o coração, especialmente para quem é pai/mãe ou consegue se lembrar da intensidade dos medos e pudores que sentia na infância, representa um desafio para nossa sociedade.

Diante dela o cidadão comum equilibra-se no dilema entre ajudar e acabar estimulando a continuidade da situação, ou passar reto e ter de lidar com o medo de que um ato de doação talvez pudesse reduzir, por um momento que fosse, as carências daquela jovem vida.

Sujeito oculto

Também cabem parênteses para lembrar que existe sempre um sujeito oculto nessa cena.

Sem perder a objetividade ou o imediatismo do problema em meio à forte atração exercida pelos muitos "ismos", importa lembrar que muitas vezes a mãe é condenada por quem passa (geralmente pessoas que não movem um dedo para tentar ajudar), mas se encontra ali sozinha, inúmeras vezes por não contar com o respaldo masculino que deveria receber.

Foco

Enfim, nosso objetivo precisa ser o de ajudar a tirar definitivamente essas pessoas da condição em que se encontram, até mesmo porque elas não precisam de mais jurados que as condenem.

O colunista pode testemunhar o coração enorme de muitas pessoas que dedicam as próprias vidas a cuidar de indefesos, voluntariamente ou através de instituições, mas é evidente que é preciso um envolvimento maior por parte da sociedade para que o quadro possa efetivamente se alterar.

Tem que mudar

O Massimo não é autoridade no assunto, e deixa as estratégias a cargo de quem tem poder e competência para tanto.

À coluna cabe apenas ecoar a urgência que o problema demanda e clamar por toda forma possível de amparo a essas pessoas.

Em especial as crianças.

Porque estaremos além de qualquer possibilidade de salvação no momento em que nos acostumarmos com elas nas ruas desse jeito.

Privilégio

O ex-nadador olímpico Luiz Lima, de bem cuidadas raízes friburguenses, deve subir a serra no mês que vem.

A data certa ainda não foi confirmada - provavelmente 24 ou 25 de abril -, mas já se sabe que sua agenda deve incluir uma palestra no campus da Universidade Estácio de Sá, sobre o tema "Educação Física e saúde".

Tão logo novas informações venham a ser confirmadas a gente atualiza por aqui.

Bem lembrado

Diante do acúmulo de água em nossas vias após os temporais mais recentes, o empresário Tony Ventura, vice-presidente do Sincomércio, enviou mensagem à coluna relembrando um importante personagem de nossa história, o ex-vereador Sebastião Pacheco

Tião, como era conhecido, nos deixou há 20 anos, e esteve à frente de vários esforços de manutenção e desobstrução de bueiros e galerias quando foi titular da Secretaria de Serviços Públicos, na gestão Paulo Azevedo.

Aspas

"Tião era uma pessoa muito simples, dedicada e competente em suas ações no Executivo e também no Legislativo, como vereador", elogiou Tony.

Para formar melhor

Como resultado da recente parceria entre o Centro de Formação Profissional e Transferência de Tecnologia para a Indústria do Vestuário (Cevest), o Senai Espaço da Moda e o Sindicato do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest) foi divulgado recentemente o resultado de pesquisa que buscou conhecer de maneira mais aprofundada o perfil dos alunos do Cevest, a fim de aprimorar a sintonia entre os cursos oferecidos e as necessidades do mercado de trabalho no polo de moda friburguense.

Cerca de 40% dos estudantes foram entrevistados.

Perfil

Entre os entrevistados 80% são mulheres, e a média de idade é de 36 anos.

O dado que parece ser mais significativo, no entanto, diz respeito à empregabilidade: dois terços dos estudantes estão desempregados (ou ainda buscam o primeiro emprego), e 80% dos que estão empregados desejam mudar de setor.

A partir dos resultados obtidos, o Cevest promete focar ainda mais na qualificação dos alunos, visando a inserção no mercado.

Também existe a perspectiva de aumento na oferta de cursos, ainda que as linhas de estudo pretendidas ainda não tenham sido divulgadas.

Lumiar e São Pedro

O vereador Naim Pedro reuniu-se com o prefeito Renato Bravo e o secretário de Saúde, Christiano Huguenin, para reforçar o caráter indispensável de uma ambulância de prontidão para atender a população dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.

Cá entre nós, Naim tem moral para cobrar.

O vereador é discreto a este respeito, mas o colunista pode atestar que ele já tirou dinheiro do próprio bolso para investir na manutenção deste serviço.

Pegadinha do Mallandro?

A rigor, cá entre nós, o ideal seria que houvesse uma UPA por lá, não é verdade?

Aliás, e as UPAs de Olaria e São Geraldo, hein?

Alguém ainda se lembra delas?

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.