Material didático

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Para pensar:

“Só quem vive bem os agostos é merecedor das primaveras!”

Miryan Lucy de Rezende

Para refletir:

“Agosto é mês jardineiro, é dentro dele, berço do inverno, que as sementes dormem. Aguardam seu tempo de brotar. Agosto é guardador da boa-nova, preparador de flores. Agosto é quando Deus deixa a natureza traduzir visivelmente o tempo das mutações.”

Miryan Lucy de Rezende

Material didático (1)

Já faz alguns dias que o colunista vem sendo procurado por alguns diretores de instituições de ensino da rede municipal, angustiados com a falta de material didático nas escolas.

Situação que tem levado muitos professores (Deus os guarde!) a comprar algumas ferramentas com recursos próprios.

É importante dizer que a situação foi exposta por profissionais que “vestem a camisa”, e sempre lutaram pelo sucesso da Educação friburguense.

O objetivo era claramente pedir ajuda, e não gerar manchetes contraproducentes.

Material didático (2)

O Massimo, da mesma forma, não quis tocar no assunto sem antes conversar com o secretário de Educação, Renato Satyro, e entender como poderia ser útil.

Pois bem, a partir desta breve conversa o colunista pode passar algumas informações a diretores e professores.

Material didático (3)

De acordo com Satyro, a maior carência é por folhas A4, e estas foram recentemente licitadas. A expectativa é de que as instituições sejam abastecidas nos próximos dias.

Restam, no entanto, outras ferramentas, tais como lápis, cadernos e pilots.

O processo de licitação de kits recebeu ressalvas por parte do Tribunal de Contas, e o secretário achou por bem encerrá-lo, por entender que o preço estava alto, e iniciar processos separados de aquisição.

Satyro espera concluir estes processos até o fim de setembro.

Cefet 100 anos

A Câmara Municipal realiza hoje, 16, por iniciativa dos vereadores Alexandre Cruz e Professor Pierre, sessão solene a partir das 18h em homenagem aos 100 anos do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

História

Fundando em 1917, ainda como Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz, a instituição nasceu com o objetivo de formar professores, mestres e contramestres para o ensino profissional.

Atualmente, é uma instituição federal de ensino e oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes (pós-médio), tecnológicos, de graduação e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado), nas modalidades presencial e a distância.

Por aqui

A unidade Nova Friburgo foi inaugurada em 4 de dezembro de 2008 com o propósito de formar profissionais nas áreas associadas às potencialidades econômicas regionais.

O campus local oferece curso técnico em Informática, ensino médio técnico integrado ao técnico de Informática, bacharelado em Sistemas de Informação, licenciatura em Física, superior em Gestão de Turismo e Engenharia Elétrica, além de pós-graduação lato sensu em Modelagem Matemática na Educação e Turismo Sustentável.

Versátil (1)

A bela Carol Loureiro, talentosa fotógrafa niteroiense radicada em Nova Friburgo, não é mulher de um talento só.

Aluna da Aliança Francesa aqui na serra, ela se inscreveu no Festival da Canção Francesa, promovido pela instituição em esfera nacional, e nesta segunda-feira, 14, veio o resultado: a mocinha foi aprovada para a fase semifinal, a ser realizada dia 26 de outubro, no auditório da Aliança Francesa na Tijuca, Rio de Janeiro.

Versátil (2)

O Massimo teve a boa sorte de ouvir a gravação de Carol interpretando a canção “Souslevent”, e confessa que não ficou surpreso com o resultado.

O trabalho ficou magnífico, e poderia facilmente ser comercializado por qualquer grande gravadora.

A família friburguense da Aliança está muito orgulhosa, e com dedinhos cruzados para que venha mais uma vitória na próxima etapa.

É hoje!

Dias atrás o Massimo informou que a friburguense Ilona Szabó havia gravado participação no programa Conversa com Bial, da Rede Globo.

Pois bem, a própria Ilona entrou em contato com o Massimo para informar que o programa tem previsão de ir ao ar na noite desta quarta-feira, 16, após o Jornal da Globo.

É imperdível para qualquer brasileiro que busque informações sobre métodos de combate à violência, e ainda mais para nós, que pudemos ver os primeiros passos desta que é a maior liderança jovem do Brasil na atualidade.

O que mudou?

Na coluna de terça-feira, 15, o Massimo expôs a situação do polêmico desmatamento na Estrada do Girassol, e deu voz ao superintendente do Inea, Rogério Cabral, que ainda não havia assumido o cargo quando a liberação foi concedida.

Pois bem, o colunista apurou em seguida que a licença negada no ano passado continha também um relatório negando a supressão de vegetação.

Justamente a atividade que acabaria sendo permitida meses depois.

Muito triste. E revoltante também.

Esperança (1)

Teve enorme repercussão a edição Maracanã do Supera Rio Uerj, idealizado pelo deputado estadual Wanderson Nogueira na segunda-feira, 14.

O evento contou com a participação da reitoria, de docentes e associações de estudantes, reunindo mais de 800 pessoas.

Esperança (2)

A representação política foi igualmente expressiva, com a presença de diversos deputados federais e estaduais, vereadores e também do senador Lindbergh Farias, num mosaico suprapartidário que uniu representantes de oito siglas.

A mobilização é grande, e o grito de resistência ecoou.

Resta esperar que a pressão consiga gerar os frutos que a consciência, a retidão e o caráter não foram capazes de cultivar.

Respostas

Os leitores deram um show, e reconheceram em massa a paisagem próxima à Usina Hans, em Mury.

Enviaram respostas certas os craques Rosemarie Kunzel, Silvio Poeta, Márcia Leal de Matos, Stenio de Oliveira Soares, Manoel Pinto de Faria, Gilberto Éboli e Raquel Souza, além do querido amigo Andelvan Passos.

Parabéns a todos, e obrigado pela atenção.

Pergunta

A turma deixou claro que está afiada com relação a paisagens.

E quanto a esta construção tão antiga e tradicional?

Será que os leitores a identificam?

A foto - novamente um primor - é da querida Regina lo Bianco, a quem a coluna agradece mais uma vez.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.