Massimo — 31/08/2016

quarta-feira, 31 de agosto de 2016
Foto de capa
Imagem triste - A foto que ilustra a coluna de hoje, 31, foi feita pela colega Ana Blue no último sábado, 27, no Parque Municipal Juarez Frotté, e mostra todo o estrago causado pelas recorrentes queimadas de inverno. Que venha logo setembro, a primavera, e a estação das chuvas. Mas sem exageros, São Pedro, por favor!

Para refletir

Já está na hora da sociedade começar a refletir a respeito do tradicional voto de repúdio.

Exemplos recentes de pessoas que foram eleitas por larga margem a partir de campanhas escatológicas já começam a gerar esse perfil de candidato esperto, que não promete nada, não se leva a sério, e depois passa quatro anos rindo nas costas do contribuinte.

Para pensar

Numa eleição na qual se pode escolher entre mais de 300 candidatos, apesar de todos os questionamentos que podem ser feitos ao sistema proporcional, não cabe a desculpa de não haver um candidato que mereça ser eleito.

Protestar é válido e crucial.

Mas brincar com o voto é zombar do sacrifício de muitos que lutaram pela conquista deste direito.

Já acabou?

No fim da sessão desta terça-feira, 30, na Câmara Municipal, o vereador Zezinho do Caminhão registrou seu protesto contra a falta de assiduidade de alguns de seus pares, sobretudo nesta reta final de mandato, que coincide com o período eleitoral.

Nas palavras de Zezinho, alguns de seus colegas estão “turistando” no plenário.

De fato, para alguns dos parlamentares, parece mesmo que o mandato já terminou.

Vai mudar?

De pronto, o presidente da Casa Legislativa, vereador Marcio Damazio, solicitou a Zezinho que localize o projeto de lei de sua autoria que pretende descontar as faltas nos respectivos vencimentos - e que há mais de um ano se arrasta entre as comissões da Câmara - para que possa finalmente ser levado a votação.

Bom para quem é bom

A postura, vale ressaltar, teve o apoio de todos os 16 vereadores presentes na parte final da sessão, sob o argumento de que “a lei não causará nenhum prejuízo a quem não se ausenta”.

Resta ver se os turistas vão continuar faltando a partir da hora em que a ausência começar a doer no bolso...

CPI da Saúde

Conforme a coluna havia antecipado, o vereador Cláudio Damião anunciou, também nesta sessão de terça-feira, 30, a retomada dos trabalhos da CPI da Saúde.

A comissão aprovou nova prorrogação de prazo, e tem agora 58 dias para encerrar suas atividades, contados a partir de segunda-feira, 29.

O vereador Alexandre Cruz foi incorporado à comissão, no lugar que já foi ocupado por seus suplentes Sérgio Louback e Priscila Pitta.

Fala, leitor!

“Há cerca de duas semanas abandonaram a carcaça de um Gol, sem as placas, rodas, motor e diversas outras peças, na Estrada do Curuzu, continuação da Rua Oscar Schultz, em Varginha, via que serve de único acesso às várias casas e sítios na região. A Polícia Militar, comunicada, imediatamente constatou que não se tratava de produto de crime, motivo pelo qual não poderia providenciar a remoção do veículo. Informou também que a responsabilidade pela retirada seria da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu).”

Segue

“No último dia 23, uma terça-feira, liguei para a Smomu e informei a ocorrência. Liguei novamente no dia 26 e fui informado que não poderiam remover o veículo, pois não havia vagas no pátio para veículos abandonados. Informaram ainda que na terça-feira, 30, seria realizado um leilão de veículos abandonados, havendo assim a possibilidade de criação de novas vagas; e que não poderiam garantir que o veículo em questão seria removido em curto ou médio prazo, pois há muitos outros pedidos anteriores referentes a outros veículos abandonados, todos aguardando a criação de vagas em depósito.”

Para tapar melhor

O vereador Alexandre Cruz apresentou - e o plenário aprovou por unanimidade uma indicação legislativa recomendando que seja estabelecido um convênio entre a usina de asfalto a quente e a concessionária Águas de Nova Friburgo, a fim de que eventuais obras de reparo em zonas asfaltadas possam ser cobertas com asfalto idêntico ao original, evitando aqueles famosos remendos grosseiros que tanto incomodam a quem trafega.

A ideia não é simples de se concretizar, mas foi muito bem recebida entre os vereadores.

Reiki

Anote na agenda.

A médica cardiologista Vânia de Moura Carvalho Mendes, mestre reikiana formada em 2003 pelo mestre Johnny D’Carly, irá ministrar seminário de imersão em Reiki nível um aqui em Nova Friburgo, nos dias 17 e 18 de setembro.

O evento será realizado no Hotel Mirador Dominguez.

Falando de esportes

Conforme a coluna já havia antecipado, a sessão da Câmara Municipal nesta quinta-feira, 1º de setembro, será vespertina, com início previsto para 17h30, e específica para homenagear os profissionais da Educação Física.

Pois bem, o vereador Gustavo Barroso, presidente da Comissão de Esportes, confirma ao colunista que a reunião incluirá palestra de Marcos Macedo, consultor do Sebrae e coordenador do programa Lidera Rio nos Esportes.

 

 

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.