Massimo — 30/08/2016

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Inaceitável

Raros são os dias em que as páginas de A VOZ DA SERRA não registram ao menos uma ocorrência séria em nossas vias urbanas, na imensa maioria das vezes gerando prejuízos tão irreversíveis quanto evitáveis.

É, sem dúvida, a grande vergonha de nosso tempo.

O último fim de semana, infelizmente, não foi exceção à regra.

Vítimas inocentes

A estas histórias tristes, tantas vezes cabe ao Massimo o infeliz papel de acrescentar episódios envolvendo o atropelamento de animais, sempre tão negligenciados por motoristas e por políticas públicas.

Pois bem, a vítima mais recente desta carnificina foi o conhecido e querido cãozinho Bruno, companheiro inseparável do também já falecido Marrone, durante suas patrulhas pelo centro da cidade.

Gratidão

O colunista registra aqui seu agradecimento a todos que cuidaram de Bruno, e tentaram salvar sua vida após o atropelamento.

Em especial à competente e engajada veterinária Henriette Bitó Jordão.

Justificativa

O vereador Cláudio Damião irá apresentar nos próximos dias requerimento de informação questionando os valores do processo 17914/2016, para “contratação de empresa especializada para a prestação do serviço de reprografia para a Casa de Acolhimento Vila Sorriso, Creas e Cras”.

Transparência

O colunista registra, pois é sempre uma oportunidade de se exercitar a transparência e esclarecer eventuais dúvidas sobre a administração do dinheiro público.

O espaço, obviamente, está aberto para dar igual publicidade à resposta que eventualmente venha a ser dada pelo governo.

Leitura mais cara

A partir desta quinta-feira, 1º de setembro, os Correios não aceitarão mais que livros sejam postados como “mala direta”.

Em contrapartida, a empresa, que curiosamente é uma das patrocinadoras da Bienal Internacional do Livro, irá permitir a contratação de registro módico para todas as modalidades.

Na prática

De acordo com simulações feitas pela Folha de São Paulo, para livros com até 499 gramas de peso o envio pode ficar um pouco mais barato.

Já para livros de até um quilo o preço irá praticamente dobrar, se enviado por PAC, e triplicar se enviado por Sedex.

Opinião

Para um país já tão carente de leitura e de leitores, a medida - que para muitos entra em choque com a Lei 10.753/2003, que instituiu a Política Nacional do Livro - só pode ser recebida com tristeza.

Até mesmo porque os benefícios sobre o comércio local hão de ser mínimos, uma vez que todo leitor de carteirinha adora passear sem pressa por livrarias, e na maioria das vezes só recorre à internet quando o exemplar procurado não pode ser encontrado por perto.

Uma pena.

Canetando (1)

Já faz alguns dias que o colunista vem testemunhando diversas incursões da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) nas ruas centrais da cidade, multando carros parados em fila dupla.

Sobretudo na Farinha Filho, Augusto Spinelli e Monsenhor José Antônio Teixeira.

A julgar pela frequência com que a equipe tem sido vista nestes pontos, muita gente deve ficar esperta com a correspondência nos próximos dias.

Canetando (2)

Fiscalização itinerante, fiscalização estática.

Por volta das 11h desta segunda-feira, 29, uma blitz em frente à Apae parou diversos motoristas que seguiam para Conselheiro Paulino.

Resta torcer para que a fiscalização alcance também os motociclistas que desrespeitam a lei do silêncio com suas aceleradas desnecessárias em nossas madrugadas, né não?

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.