Massimo – 29/05/2015

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Sai ou fica? (1)

Não é segredo para ninguém que o deputado federal Glauber Braga vive um momento desconfortável no PSB, que começou com o posicionamento do partido no 2º turno das eleições presidenciais, agravou-se com a eleição de Romário para a presidência estadual da sigla e ganhou umas cerejas a mais com o anúncio da iminente fusão com o PPS.

Sai ou fica? (2)

Também não é segredo que o parlamentar friburguense vem sendo cortejado por diversos partidos, entre os quais o Psol, como verbalizou publicamente o deputado Chico Alencar, poucos dias atrás.

Pois bem, a expectativa é de que Glauber anuncie o futuro de sua situação partidária sem muita demora, provavelmente até o fim de junho.

A conferir.

Sai ou fica? (3)

O desenrolar desta dança das cadeiras pode desenhar cenários interessantes.

Existe a possibilidade, por exemplo, de que Glauber e Wanderson Nogueira militem em partidos diferentes.

Até porque existe a intenção manifesta de que, mesmo que alguns dos principais nomes do PSB em Nova Friburgo deixem a sigla, um chamado “grupo de resistência” seja mantido para dar continuidade à militância socialista, bastante atuante por aqui.

Logo veremos.

Por falar nisso...

Começou a tramitar nesta quarta-feira, 27, na Câmara dos Deputados, a PEC 53/2015, elaborada com o intuito de resolver uma das principais causas de morosidade judicial: os pedidos de vista de magistrados que paralisam processos por tempo indeterminado, às vezes por muitos anos.

A proposição é justamente de autoria de Glauber, e impõe sanções ao descumprimento dos prazos previstos no Código de Processo Civil. Atualmente o descumprimento de tais prazos não acarreta nenhum efeito prático.

Além disso...

A PEC 53 estabelece ainda o trancamento da pauta do tribunal quando um pedido de vista ultrapassar o prazo de dez dias.

Na prática isso significa que nenhum outro processo poderá ser julgado enquanto o magistrado não proferir sua decisão — com ressalvas para urgências como mandados de segurança e habeas corpus, que poderão ser apreciados normalmente mesmo com a pauta trancada.

Miopia

Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas divulgado no fim do ano passado, os ministros do Supremo Tribunal Federal demoram, em média, quase um ano para devolver processos em que pediram vista.

Mas há casos parados há quase 20 anos, como um pedido de vista feito em 1998 pelo então ministro Nelson Jobim que, vejam só, se aposentou em 2006.

Ao todo, existem mais de 200 processos paralisados no Plenário do Supremo por esse motivo.

Aspas

“Há outras formas de interromper o processo para proporcionar um amadurecimento coletivo, mas não é o caso do pedido de vista. A vontade de um único magistrado não pode prevalecer sobre o conjunto de um tribunal e da sociedade”, alegou Glauber Braga.

Saem ou ficam?

Terminado o Cariocão 2015, alguns jogadores do nosso querido Frizão têm recebido propostas para defender outros clubes.

É o caso, por exemplo, de Jorge Luiz, que foi sondado pelo Volta Redonda para disputar série D; e também de Caíque, pretendido pelo Madureira.

Foco

O Tricolor da Serra, contudo, não pretende emprestar ninguém.

A intenção é apostar todas as fichas na Copa Rio, que garante ao campeão vaga na série D de 2016, e ao vice uma vaga na Copa do Brasil.

Vai com tudo, Frizão!

Não ofende

Da série “perguntar não ofende, ou ao menos não deveria”.

E a Fifa, hein?

E a CBF, hein?

Quer dizer então que José Maria Marin, esse “bastião da moralidade”, é suspeito de ter abocanhado mais de R$ 20 milhões em propinas?

Como diz o ditado, a justiça divina tarda, mas não falha!

Desafinando na pista (1)

Ninguém questiona que o concerto conjunto das bandas sinfônicas da Euterpe e do Corpo de Bombeiros no último sábado, 23, foi um sucesso. A repercussão do espetáculo, que levou numeroso público ao ginásio do Sesc, se estendeu ao longo da semana.

Desafinando na pista (2)

A nota “desconcertante” neste arranjo, contudo, ficou por conta das mazelas de nosso trânsito, que já não se restringem somente a horários de rush.

Tudo porque, ao fim da apresentação, boa parte do público teve que enfrentar uma verdadeira via-crúcis para conseguir atravessar a Av. Presidente Costa e Silva.

Parece mentira, mas não é não.

Desafinando na pista (3)

Apesar de muito bem conservada, a faixa de travessia de pedestres localizada um pouco após o ponto de ônibus é simplesmente ignorada pela maior parte dos condutores.

Um diretor da própria banda Euterpe, que já joga no time da 3ª idade, levou nada menos que oito(!) minutos para atravessar a via.

Há testemunhas.

Parenteses

Abre parênteses.

E olha que o Sesc é vizinho do Quadrilátero da Segurança.

Fecha parênteses.

Melhor prevenir

Considerando o grande número de frequentadores deste importante centro cultural, e também o perfil de seu público, muitas vezes composto por pessoas da terceira idade, seria prudente que algumas medidas fossem consideradas para aumentar a segurança e a mobilidade, tanto de quem dirige quanto para quem caminha ou pedala.

Sugestões

Entre os depoimentos colhidos na ocasião citada, houve quem pedisse a instalação de um semáforo, preferencialmente com botoneira.

Outros manifestaram o desejo de que a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana destacasse ao menos um agente nos horários de grandes eventos naquele local, a fim de coibir o abuso de motoristas que não respeitam a sinalização.

Ficam, portanto, as sugestões.

E aí?

O leitor manda a foto e as perguntas.

Reconhecem o lugar?

Sentem falta de alguma coisa?

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.