Massimo — 29/01/2016

sábado, 30 de janeiro de 2016

Visita ilustre
Algumas notícias legais, literalmente, para começar a sexta-feira.
A aula inaugural do curso de Direito da Candido Mendes em Nova Friburgo será ministrada pelo professor Damásio de Jesus, considerado uma das maiores autoridades em Direito Penal no país.
A visita é fruto de uma parceria com o próprio curso Damásio.

Porteira aberta
E a promessa é de que as atividades não vão parar por aí.
Todas as sextas-feiras haverá ciclos de palestras abordando “os mais variados assuntos da seara jurídica”.
O projeto terá início com Alzimar Andrade, colunista de A VOZ DA SERRA e presidente do Sindicato dos Serventuários da Justiça, falando sobre "Justiça e Política", e segue com Simone Gomes, promotora de justiça atuante nas varas das famílias e infância, palestrando sobre o tema: "O amor no sistema jurídico - um desafio legal".

Medicina legal
Importante registrar também a inclusão da cadeira de Medicina Legal na grade curricular, com vistas a esclarecer etapas e procedimentos da perícia criminal.
Iniciativas bacanas, com o dedo da coordenadora do curso, professora Tânia Trilha.

Por sua vez...
A Faculdade de Direito da Estácio de Sá em Nova Friburgo acaba de receber o selo de qualidade “OAB Recomenda”, conferido aos melhores cursos de Direito do país, segundo os critérios da Ordem dos Advogados do Brasil.
De acordo com a universidade, “um dos diferenciais da unidade, que obteve nota 4 nas últimas edições do Enade, é o corpo docente qualificado, que mora na região, tem muitos anos de ‘casa’ e inspira os alunos a se dedicarem às atividades propostas pela coordenação do curso”.

Aspas
"A Ordem dos Advogados do Brasil possui o dever de lutar pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas do país. Neste contexto, o selo ‘OAB Recomenda’ é a premiação concedida por meio dos seguintes critérios: número de aprovações no Exame de Ordem, resultado do Enade e a nota do Mec no conceito preliminar de curso. Estar neste rol seleto é destaque merecido ao modelo de ensino e, em especial, a toda a equipe de colaboradores e alunos do curso em Nova Friburgo", declarou o diretor de ensino de ciências jurídicas da Estácio, professor Rafael Mario Iorio Filho.

Agitação invisível
A calmaria típica do recesso legislativo é apenas aparente. Nos bastidores, a agitação é grande para definir as tão estratégicas composições das comissões parlamentares.
Sem a antiga maioria, a bancada governista anda tendo que suar os paletós para conseguir, por exemplo, manter a Comissão de Constituição e Justiça nos moldes dos três anos anteriores.

Quem será?
Em condições normais, daria até para apostar que essa seria uma briga perdida.
Mas, é claro, existem muitas cartas na manga, e há sempre ouvidos mais sensíveis ao canto da sereia - e propensos a aceitar um ou outro lote no latifúndio governamental.
Ainda mais num ano eleitoral.
Resta esperar para ver se alguém da oposição irá roer a corda.

Contraponto
O presidente da Unidos da Saudade, Peter Filot, entrou em contato com o colunista para comentar a presença no lixo no Rio Santo Antônio, nas imediações do barracão da escola.

Aspas
“Gostaria de informar que o material mostrado na coluna do Massimo não foi descartado pela agremiação. Sou um defensor do meio ambiente com atuação há mais de 20 anos, e combato este tipo de ação. Há alguns dias temos visto moldes de moda íntima vindo pelo rio, e temos recolhido todos os que encontramos. A escola não tem nenhuma participação nesta situação.”

Filho feio
Resta saber agora - e não deve ser assim tão difícil averiguar - quem será o pai deste filho feio.
Ou os pais, já que existe a suspeita de também haver, entre os descartes, material de uso de uma das concessionárias.
Os leitores, como sempre, estão convidados a ajudar com informações.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.