Massimo — 28/11/2015

sábado, 28 de novembro de 2015

Raiz do problema

Se ainda havia alguma dúvida no ar, os últimos dias confirmaram o que todo mundo já intuía.

O grande mal enfrentado pela saúde pública em Nova Friburgo é a politicagem, em todas as suas esferas.

Grampo (1)

Prova material desta constatação é a escuta ambiental encontrada tempos atrás no gabinete do secretário municipal de Saúde, Rafael Tavares, à qual o Massimo teve acesso na manhã desta sexta-feira, 27.

Cabe registrar que o secretário, pessoa discreta por natureza, não teve participação no vazamento da informação.

Contudo, e mesmo preferindo o silêncio sobre o episódio, Rafael não negou a veracidade do fato.

Grampo (2)

E, cá entre nós, nem teria por que negar.

Afinal, uma coisa é fazer alarde político sobre a situação, arriscando-se a ser acusado de ter plantado a própria escuta.

Outra, completamente diferente, seria negar um fato devidamente apurado por este jornalista, num esforço para proteger quem quer que o tenha espionado.

Por mais discreto que alguém possa ser, isso já seria demais.

Grampo (3)

Talvez a investigação não chegue a indicar quem plantou o grampo, mas a lista de suspeitos não é tão grande assim.

Afinal, basta imaginar quantos nomes poderiam se encontrar na interseção entre as respostas para as duas perguntas principais: quem teria interesse, e quem teve ou tem este tipo de acesso ao gabinete?

E será que este foi o único local a ser grampeado?

Muy amigo

Sempre lembrando que o alcance do emissor era de 150 metros, indicando que ao menos um dos responsáveis circula pelas proximidades da secretaria.

Curiosamente, este mesmo raio abriga praticamente toda a administração pública municipal.

Se isso não é sério...

CPI (1)

Obviamente, também não se deve descartar uma eventual ligação entre a instauração da CPI - ou, à época, a iminência de uma CPI - e a tentativa de espionar as atividades da secretaria.

Aliás, a própria Comissão Parlamentar de Inquérito representa em si mesma outra comprovação material dos danos que a politicagem causa à saúde pública.

A reunião desta sexta-feira, 27, por exemplo, novamente foi incapaz de produzir alguma deliberação sobre a prorrogação das atividades.

CPI (2)

Antes, ao contrário, ela gerou novas dúvidas, e poluiu ainda mais a já carregada atmosfera de trabalho.

Em essência, o vereador Sérgio Louback - sentindo-se confortável para reassumir suas atividades após o encaminhamento de sua suspeição da Comissão de Ética à Comissão de Constituição e Justiça - propôs a dilação dos prazos em 50 dias.

CPI (3)

A proposta já leva em consideração que Sérgio, relator da CPI, deixa a Câmara no próximo dia 31 de março, devolvendo o mandato ao titular da cadeira, o atual secretário de Obras, Alexandre Cruz.

CPI (4)

Ocorre que, além de discordar que o prazo dos trabalhos deva ser condicionado por este tipo de questão, o presidente da CPI, vereador Cláudio Damião, uniu-se a Christiano Huguenin no entendimento de que a continuidade de Louback pode comprometer juridicamente a comissão, dada sua atuação como gerente de compras da Secretaria de Infraestrutura e Logística durante parte do período investigado.

Comissão de ética (1)

E a complicação não para por aí.

O colunista também teve chance de apurar que o vereador Gabriel Mafort, presidente da Comissão de Ética da Câmara, defendeu durante a reunião da última terça-feira, 24, que a comissão podia e devia se pronunciar sobre o impedimento de Sérgio Louback, na linha do que determina o artigo 45 do Regimento Interno da Casa.

Afinal, ele determina que a emissão de pareceres é também uma função da Comissão de Ética, e não apenas o julgamento de processos ético-disciplinares.

Comissão de ética (2)

Os vereadores Ceará e Gustavo Barroso, contudo, votaram contra o entendimento de Gabriel Mafort, que se tornou voto vencido.

Ou seja, enquanto os dois primeiros entenderam que a Comissão de Ética não poderia se manifestar através de parecer, o último entendeu que poderia sim.

E o parecer de Gabriel Mafort era justamente de que o cargo ocupado no passado pelo vereador Sérgio Louback seria, de fato, razão de impedimento à presença do mesmo como membro da CPI da Saúde.

Comissão de ética (3)

Diante do que considerou “flagrante ilegalidade da deliberação, que viola frontalmente o artigo 45 do Regimento Interno, o princípio da moralidade administrativa e o bom senso”, o vereador Gabriel Mafort produziu um despacho saneador.

Ou seja: sozinho, Gabriel Mafort decidiu anular por vício insanável todos os atos praticados durante a reunião da Comissão de Ética do último dia 24, terça-feira passada, devendo prevalecer o documento que apontou o impedimento do vereador Sérgio Louback.

Saldo

O dia, portanto, terminou com muitas dúvidas.

E também com a certeza de que o resultado nunca é positivo quando interesses políticos são colocados acima de interesses públicos.

Salário em dia

Mudando de assunto, uma boa notícia.

O prefeito Rogério Cabral entrou em contato com o colunista para informar que o pagamento de novembro dos servidores municipais deixou os cofres públicos na sexta-feira, 27, e deve ser liberado já neste sábado, 28.

O prefeito comemorou. “Enquanto muitos estados e municípios não conseguem pagar, nós antecipamos para o dia 28 pelo terceiro mês consecutivo”.

No atual contexto, é mesmo uma vitória a ser celebrada.

Concurso literário (1)

Outra boa notícia diz respeito ao sucesso do concurso literário da Câmara Municipal, promovido na noite desta quinta-feira, 26, e que ainda será alvo de matéria específica nas páginas de A VOZ DA SERRA.

Parabéns a todos os vereadores, em especial ao presidente Marcio Damazio e ao vereador proponente, Cláudio Damião.

 

Concurso literário (2)

Prova do prestígio do evento, que homenageou o presidente da Academia Friburguense de Letras, Robério Canto, foi a presença na plateia do 1º sargento do Exército, Anderson Trannin Toledo.

Friburguense radicado há vários anos em Brasília, Anderson viajou mais de mil quilômetros somente para tomar parte no evento.

E valeu a pena. Afinal, seu poema “A caneta e o poeta” foi o 2º colocado na categoria adulto.

Alerj na serra

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro realiza sessão solene de entrega de moções especiais nesta segunda-feira, 30, às 18h, aqui na Câmara Municipal de Nova Friburgo.

A VOZ DA SERRA, a TV Zoom e a Intertv serão homenageados.

Na oportunidade também será entregue o título de cidadão do Estado do Rio de Janeiro à ex-prefeita Saudade Braga e ao Lauro da Silva Leal.

Corrente do bem (1)

Para encerrar uma semana difícil, uma notinha de exemplo.

A colega Tamara Castro convida para ação social que vem unindo, através das redes sociais, desconhecidos com um propósito: realizar um Natal de Amor em Nova Friburgo.

Corrente do bem (2)

A ação surgiu a partir da vontade de um grupo de amigos de compartilhar amor, indo além de bens materiais.

Para tornar possível a missão de levar mais carinho a crianças da comunidade do Cordoeira, as organizadoras do evento recorreram à internet como meio para espalhar a ideia. Resultado: em apenas dois dias, diversos sindicatos, pessoas e empresas se disponibilizaram para arrecadar o que foi pedido.

A solicitação é simples: doe um brinquedo.

Corrente do bem (3)

Cerca de 500 crianças serão beneficiadas.

Além de dar os presentes, a solicitação é também para que os doadores estejam presentes. Todos estão convidados a participar da entrega dos brinquedos, que contará com a presença de Papai Noel.

Corrente do bem (4)

O evento está marcado para 20 de dezembro, às 10h, com ponto de encontro na praça Dermeval Barbosa Moreira.

As doações podem ser feitas até o dia 15 de dezembro nos pontos de arrecadação cadastrados, que podem ser vistos na página de A VOZ DA SERRA na internet.

Boa sorte e parabéns a todos os envolvidos.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.