Massimo — 28/07/2016

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Hora certa

Sob vários aspectos, eleição é como casamento.

Além de envolver uma escolha que irá ecoar por muito tempo na vida de cada um, o período eleitoral também estabelece a hora certa para que determinadas coisas possam ou não possam ser ditas.

É a velha história do fale agora ou cale-se para sempre.

Filme antigo

O Massimo aproveita, portanto, que o cenário eleitoral friburguense ainda tem algumas peças soltas para fazer um alerta convenientemente genérico.

Tem sido praxe, há pelo menos duas décadas, a figura obtusa do “candidato de aluguel” em nossas eleições municipais.

Papelão

A tecla já foi batida algumas vezes aqui na coluna, mas o tema é tristemente recorrente.

Sem muito esforço, qualquer eleitor da velha guarda irá se lembrar de personagens que se dispuseram a lançar candidatura com o único objetivo de atacar um segundo candidato, para benefício de um terceiro.

As compensações por se prestar a tal papelão, claro, ou são indiretas, ou não declaradas.

Por aqui, inclusive, existe até família especializada na “tarefa”.

Meteorologia

O tema torna-se pertinente porque, nessa reta final, começam a surgir conhecidas nuvens negras no horizonte.

Depois que a corrida eleitoral começar, será tarde demais para avisar.

O conselho, então, vai agora, enquanto é tempo: vale sempre desconfiar de quem nitidamente faz campanha para outro candidato, da mesma forma como cabe confirmar qualquer notícia bombástica e direcionada, publicada às vésperas do pleito.

Lembrete

Cabe aos eleitores sérios, e a ninguém mais, deixar claro a marqueteiros e candidatos que já não aceitam mais o “vale tudo” nas campanhas eleitorais.

Quando, é claro, deixarem de aceitar, de fato.

Ganhando forma

A convenção do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) está marcada para o próximo sábado, 30, às 14h, na Câmara de Vereadores.

O diretório do partido se reunirá também com o Partido da Mulher Brasileira (PMB), e não se descarta a possibilidade de que as duas siglas venham a lançar candidatos a prefeito e vice.

Nomes

Os nomes indicados pelo PSDC, neste caso, são os do pastor Josué Ebenézer e do pastor Moacir Alves, respectivamente.

Os dois partidos também devem apresentar nominatas completas, com 32 pré-candidatos a vereador cada.

A conferir.

Reforçando

O Massimo registrou recentemente a postura do deputado estadual Comte Bittencourt, que liberou integrantes do diretório municipal do PPS a apoiarem a pré-candidatura de Rogério Cabral à reeleição, se assim o desejarem.

Cabe reforçar, no entanto, que Comte apoia abertamente a pré-candidatura de Renato Bravo, e é esta a orientação formal do diretório estadual da sigla.

Audiovisual (1)

Eis uma ótima oportunidade de especialização para profissionais e entusiastas da produção audiovisual em Nova Friburgo.

A conceituada produtora Arturius Filmes, do Rio de Janeiro, abriu inscrições para as primeiras turmas dos cursos de roteiro (48h), produção (36h) e documentário (36h) que irá oferecer em nossa cidade a partir de 8 de setembro.

Audiovisual (2)

As aulas serão ministradas pelos cineastas Léo Arturius e Rafael Hotz, com apoio de diversos profissionais já confirmados, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, no seguintes horários: quintas-feiras, de 18h30 às 21h30 (produção); sextas-feiras, de 15h às 18h (documentário), e sábados, de 9h às 13h (roteiro); além do Cineclube, sempre com início às 18h30 das sextas-feiras, sem hora definida para terminar.

Audiovisual (3)

Os alunos do curso de documentário terão acesso a câmeras e ilha de edição, com o intuito de elaborar um filme, sob orientação dos cineastas.

Existe a possibilidade, inclusive, de que estas produções venham a ser exibidas numa das salas de cinema da cidade, embora isso ainda não esteja confirmado.

Audiovisual (4)

A iniciativa conta com o apoio da Acianf e de A VOZ DA SERRA, e será apresentada em aula inaugural aberta ao público no dia 26 de agosto, às 19h.

As matrículas já podem ser feitas online, e também poderão ser feitas presencialmente a partir do dia 8 de agosto na sede da Acianf, das 14h às 20h.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail contato@arturiusfilmes.com.br

Promessa é dívida

O Massimo promete e cumpre.

Com o intuito de incentivar a imprescindível doação de sangue em todos os setores da sociedade, o Massimo registra a colaboração do vereador Gustavo Barroso, na manhã desta quarta-feira, 27, atendendo a apelo da direção do Hospital Raul Sertã, uma vez que o banco de sangue está com o seu estoque muito reduzido.

O colunista dará o mesmo espaço a quem quer que queira divulgar a doação feita.

Doe também

O Hemocentro Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins fica no próprio Hospital Municipal Raul Sertã e recebe doações de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30.

Para doar sangue, a pessoa “deve ter entre 16 e 67 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter repousado por no mínimo seis horas na noite anterior, ter se alimentado (evitando refeições gordurosas), não estar amamentando ou grávida e não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para contrair e disseminar Aids”.

Quem pode doar

Em outras situações a doação deve ser adiada, como “quando o doador ingeriu bebida alcoólica nas últimas 24 horas, fez uso de algum medicamento, quando passou por parto normal nos últimos 90 dias, ou por cesariana nos últimos 180 dias, quando houve extração dentária nas últimas 72 horas, sofreu transfusão de sangue ou fez tatuagem no último ano”.

Homens podem doar a cada dois meses, mulheres a cada três.

Para doar é necessário portar documento oficial de identificação com foto (RG, carteira profissional ou carteira de habilitação).

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.