Massimo — 28/07/2015

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Wadih na serra

Homem da mais alta confiança do ex-presidente Lula, o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) cumpre agenda hoje,28,  em Nova Friburgo, a convite do companheiro de sigla, vereador Cláudio Damião.

Ex-presidente da OAB-RJ, Wadih sobe a serra para falar sobre maioridade penal e reforma política. O evento é aberto ao público e será às 18h30 no Sindicato dos Bancários (Praça Dermeval Barbosa Moreira, 28, 2° andar – Edifício Comércio e Indústria).

Detalhes

O Massimo registrou em sua mais recente coluna a presença em Nova Friburgo do secretário estadual de Saúde, deputado licenciado Felipe Peixoto, e também a doação de um terreno em São Lourenço feita ao Instituto Vital Brazil, subordinado à secretaria.

Agora, com mais tempo para desenvolver o tema, cabe dar mais detalhes sobre o ocorrido.

Estudo e conservação

O terreno foi doado por Francisco Sá Júnior – que dá nome ao Campus Nova Friburgo do Módulo Científico e Cultural do Instituto Vital Brazil – e tem mais de 2,2 milhões de metros quadrados, localizado próximo à nascente do Rio Grande.

O novo centro de pesquisas soma-se aos existentes em Cachoeiras de Macacu e Tanguá, e já nasce focado no estudo da biodiversidade e na conservação da Mata Atlântica.

Nomes dos santos

A realização é fruto de uma abrangente parceria que envolve UFF, Uerj, Secretaria do Meio Ambiente e Pesagro.

Orgulho friburguense (1)

O lutador Edson Barboza – nosso popular Juninho – deu um verdadeiro show na noite deste sábado, 25, quando impôs a primeira derrota à carreira do americano Paul Felder, na antepenúltima luta do UFC em Chicago.

Atuando com muita técnica, sem jamais abrir mão da vontade e da iniciativa, Barboza disse ao fim do combate o que todos já imaginavam: “Nunca me senti tão bem antes. Estou pronto para grandes guerras”.

No mais...

É um enorme orgulho friburguense, esse rapaz.

E é sempre muito legal ver o folclórico narrador Bruce Buffer pronunciando o nome de “Nova Fraiuburgo, Brazil” para o mundo inteiro ouvir.

Se conseguir manter a forma que apresentou no último sábado, Juninho tem todo o direito de sonhar sim com o título de sua categoria, que atualmente pertence ao também brasileiro Rafael dos Anjos.

Orgulho friburguense (2)

Foi, sob todos os aspectos, um fim de semana vitorioso para o esporte friburguense.

Como se não bastasse a incontestável vitória de Barboza na noite de sábado, no domingo foi a vez de nosso tive de veteranos do basquete dar um verdadeiro show no ginásio da Associação de Veteranos do Rio de Janeiro, na Praça da Bandeira.

Fôlego em dia

Podem acreditar: num único dia, nossos bravos atletas fizeram nada menos que quatro partidas de 20 minutos cada, e venceram todas elas.

Tendo viajado às 7h da manhã, o time – que representou o Nova Friburgo Country Clube e o Caledônia Montanha Clube – derrotou as equipes de Barra Mansa, Duque de Caxias e Petrópolis, antes de reencontrar e vencer novamente o time da cidade imperial na final do torneio do interior.

Vendendo saúde

Importa destacar ainda que o time friburguense recebeu o importante reforço de Gerasime Bozikis, o “Grego”, presidente da Confederação Sulamericana de Basquete.

Tanto Grego quanto o empresário Tony Ventura, ambos com 72 anos de idade, mostraram muita disposição e contribuíram de forma decisiva para os bons resultados da equipe, dando um belo exemplo a todos que puderam acompanhar o evento.

Até porque, vale lembrar, qualquer atleta com idade superior a 40 anos já é  considerado veterano.

CTU e CTI (1)

Notícia importante a respeito do Hospital Municipal Raul Sertã.

Nos próximos dias a unidade passará por uma reforma patrocinada por uma empresa privada, que promete melhorar a estrutura e a eficiência dos atendimentos prestados tanto no Centro de Tratamento de Urgência (CTU) quanto no Centro de Terapia Intensiva (CTI).

CTU e CTI (2)

O CTI será integrado à Unidade Coronariana, “possibilitando a ampliação do espaço e o aumento de leitos”, conforme explica nota divulgada pela secretaria.

Já o CTU será reformado para a criação das salas Amarela e Vermelha, “setorizando prioridades pela classificação de risco”, conforme já acontece na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Para evitar transtornos

À sala vermelha serão encaminhados casos de maior risco, com necessidade de atendimento imediato. Já no setor amarelo serão priorizados casos urgentes, em que as condições podem se agravar sem o devido atendimento.

Considerando os transtornos inerentes a qualquer obra, o secretário da pasta, Rafael Tavares, pede “encarecidamente para que as pessoas se dirijam para a UPA em Conselheiro em todos os casos de menor urgência”.

Segue

As obras devem começar nos próximos dias, e a previsão é de que durem menos de um mês.

O secretário também já se reuniu com a direção da UPA para dar suporte ao atendimento à população durante o período.

Pedágio

Como acontece todos os anos, o preço do pedágio ao longo da RJ-116 será reajustado no início de agosto.

A partir do próximo sábado, dia 1º, o valor para cruzar cada praça sobe de R$ 4,70 para R$5,10.

Em termos percentuais, estamos falando de pouco mais que 8,5% de aumento.

Obituário

Será enterrado hoje, às 13h, no Cemitério do Pechincha, Zona Oeste do Rio, o corpo do ex-deputado constituinte e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) Jorge Cordeiro Leite.

Leite morreu ontem, 27, aos 85 anos, por falência de múltiplos órgãos. O político contraiu uma pneumonia e estava internado havia quatro meses no hospital Casa Prontocor, na Tijuca.

O ex-deputado deixa um casal de filhos, nove netos e uma bisneta.

Visita ilustre

A chuva que caiu no fim da tarde de domingo foi muito, muito bem-vinda.

As matas e os reservatórios agradecem.

Pode mandar mais, São Pedro!

Só não exagere, por favor.

Foto da galeria
Foi, sob todos os aspectos, um fim de semana vitorioso para o esporte friburguense. Como se não bastasse a incontestável vitória de Barboza na noite de sábado, no domingo foi a vez de nosso tive de veteranos do basquete dar um verdadeiro show no ginásio da Associação de Veteranos do Rio de Janeiro, na Praça da Bandeira.
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.