Massimo – 28/05/2015

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Pauta trancada

E, como já era esperado, a população mais uma vez bateu o pé e trancou a pauta na Câmara Municipal.

Apesar de terem encontrado o plenário praticamente lotado por funcionários do Executivo, manifestantes pró-CPI aos poucos foram ocupando o espaço, até serem numerosos o bastante para impedir por completo a realização de qualquer leitura que não fosse sobre o tema.

Abacaxi (1)

Sob o ponto de vista meramente racional, teria sido interessante aos próprios manifestantes que a sessão tivesse sido concretizada.

Afinal, estavam na pauta questões importantes, como a aprovação de requerimentos de informação — inclusive ligados a Saúde — e também a realização de sessões específicas, entre as quais uma proposta pelo vereador Wellington Moreira, para tratar de assuntos relacionados a Águas de Nova Friburgo.

Abacaxi (2)

Havia, no entanto, um recado a ser dado, e os manifestantes não estavam dispostos a ceder. O movimento promete continuar com a mesma intensidade, apesar de todos os esforços por distanciar tais vozes de dentro do plenário.

É verdade que na política tudo é imprevisível. Mas, ao menos nesse momento, parece que o governo terá de se posicionar de maneira clara e definitiva sobre o assunto.

Vai ou racha

Ou instaura a CPI e mostra definitivamente que não tem nada a esconder, ou assume o posicionamento contrário, absorve o prejuízo político e tenta virar a página.

A sessão de hoje, que deveria ser específica mas acabou sendo ordinária, uma vez que a proposta acabou não indo a votação, pode ser uma boa oportunidade para que o impasse seja resolvido de uma vez por todas.

A conferir.

Parlamento juvenil (1)

O deputado estadual Wanderson Nogueira (PSB-RJ) será o coordenador geral da nona edição do projeto Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Nos próximos dias o parlamentar começa a formatar o projeto que já existe desde 2003 e adota os mesmos moldes de um parlamento convencional, com direito à escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário.

Parlamento juvenil (2)

O Parlamento Juvenil objetiva aproximar estudantes da vida política estadual. Antes de chegar à Alerj, os estudantes participam de várias etapas, que incluem eleição nas escolas, capacitação e elaboração de projetos de leis.

Durante uma semana eles viram deputados ao participar de sessões na Alerj. No primeiro dia é eleita a mesa que vai conduzir os trabalhos, e então eles são apresentados e defendem projetos, que podem vir se tornar leis estaduais.

Parlamento juvenil (3)

Para o deputado, o Parlamento Juvenil é uma excelente oportunidade para criação de novas lideranças. “Oxigenar nossa política é fundamental. Os jovens chegaram empolgados, com vontade de mostrar trabalho e acreditamos muito nesse potencial da juventude. O Parlamento Juvenil é uma excelente ferramenta de democratização! Daqui sairão novos secretários, deputados, prefeitos e quem sabe até um presidente da república”, pontuou Wanderson.

Parlamento juvenil (4)

Todos os municípios podem eleger um representante de escolas estaduais, que deve ter entre 14 e 17 anos.

No total, há possibilidade de 94 parlamentares juvenis na Alerj, já que a cidade do Rio de Janeiro, tem direito a mais cadeiras, devido ao maior número de estudantes da rede.

Título cancelado (1)

Essa é para quem andou deixando de votar, sem a devida justificativa.

Todo ano o TSE faz uma varredura no cadastro nacional, em busca de eleitores que estejam sem votar em três pleitos consecutivos – e cada turno, não custa lembrar, conta como um pleito separado.

Como resultado desta varredura anual, diversos friburguenses encontram-se em condição irregular junto à justiça eleitoral.

Título cancelado (2)

A situação cadastral pode ser checada no próprio site do TRE/RJ.

Basta tentar emitir uma certidão, por exemplo, e o sistema já te apresenta a situação em que a inscrição está.
Outro caminho é buscar informações diretamente junto ao cartório eleitoral.

Título cancelado (3)

Quem estiver em situação irregular, contudo, não precisa se desesperar.

A situação pode ser resolvida num só dia, com o simples pagamento de multa.

Melhor, portanto, confirmar a situação, para evitar surpresas lá na frente.

Belo x bonito

Diz a letra de música que o que é bonito é para se mostrar.

Conforme a foto de hoje comprova, no entanto, nem sempre o Belo é, também, bonito.

Vamos lá, né gente? A festa já passou, e ninguém merece essa visão além do estritamente necessário, não é não?

Foto da galeria
(Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.