Massimo - 28/04/2015

terça-feira, 28 de abril de 2015

RECUPERAÇÃO?

O Caged divulgou os números referentes ao mercado de trabalho no mês de março de 2015.

E os sinais, pela primeira vez no ano, até que são positivos.

REALIDADE LOCAL

Em Nova Friburgo o saldo de empregos formais ficou no azul, com 142 novas vagas preenchidas. No acumulado do ano, contudo, o balanço ainda trabalha no negativo, com um déficit de 40 postos.

LUZ VERDE

Entre os setores que apresentaram a maior recuperação, destaque para a indústria de transformação, responsável sozinha por admitir 115 novos funcionários em março.

Serviços, com 57 novas admissões, e comércio, com 23, também contribuíram para o crescimento do mercado de trabalho.

LUZ AMARELA

E o resultado poderia ter sido ainda melhor, não fosse o mau desempenho da construção civil, que encolheu 46 vagas, e da administração pública, que também encerrou 22 empregos.

REALIDADE NACIONAL

O bom resultado friburguense reflete as tendências nacional e estadual.

Ao longo dos 31 dias de março o Brasil ganhou 19.282 postos de trabalho, dos quais 4.118 apenas no Estado do Rio.

SEMANA DA FÍSICA (1)

O Cefet convida toda a comunidade friburguense a participar da II edição da Semana da Física, a ser realizada nos próximos dias 29 e 30.

A programação prevê atividades vespertinas, a partir das 15h, destinadas a alunos de escolas de ensino fundamental e médio. E também noturnas, a partir das 18h, com a apresentação de palestras.

SEMANA DA FÍSICA (2)

No dia 29 apresentam-se o renomado físico brasileiro Helayël-Neto, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e também o professor do Cefet, Daniel Ribeiro, especialista em inteligência artificial.

Já na noite do dia 30 a palestra fica por conta do coordenador do mestrado e doutorado em ensino de Ciências do Cefet-RJ, Marco Braga.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2527-1727, ou no endereço sites.google.com/site/2semanadafisica.

PONTAPÉ INICIAL

Começaram nesta segunda-feira, 27, as aulas na escolinha de futebol que o ex-jogador do Flamengo Léo Moura implantou em Nova Friburgo, em parceria com os governos municipal e estadual. A informação foi prestada pelo coordenador da iniciativa, Guilherme Spitz.

As aulas estão disponíveis de manhã e à tarde, para que não coincidam com o horário escolar.

AGENDA

Para crianças entre 7 e 11 anos, as aulas serão ministradas segundas e quartas de 14h às 15h, ou terças e quintas, das 9h às 10h.

Já para a faixa etária que vai de 12 a 17 anos, as aulas acontecem segundas e quartas das 15 às 16h, ou terças e quintas das 10 às 11h.

Além desses horários, nas sextas-feiras todos os alunos têm aulas das 9 às 11h ou das 14 às 16h.

MATERIAL

Os alunos devem levar short além de chuteira ou tênis.

E, claro, também o atestado médico.

A escolinha funciona no Campo do Saudade Esporte Clube, no bairro Cordoeira.

BOM SINAL?

Depois de muitas críticas a respeito, o sinal de trânsito em frente à Prefeitura finalmente ganhou sua contraparte, voltada a regular o fluxo de veículos no sentido da Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Em meio a tantos acidentes em nossas vias, era o mínimo que se poderia esperar para garantir a segurança de quem atravessa a Avenida Alberto Braune, num dos pontos mais movimentados de nossa cidade.

MARCO ZERO

O vereador Professor Pierre protocolou na tarde de ontem, 27, próximo às 16h, uma representação junto ao Ministério Público Estadual questionando a cobrança da Zero, tanto na atualidade quanto em momentos recentes e bem definidos de nossa história.

O documento, de 21 páginas, é bastante contundente em suas afirmações, e chega a citar artigos da Lei de Improbidade Administrativa.

VAI OU RACHA

A medida já era esperada dentro do próprio Executivo, e considerada até inevitável por alguns dos envolvidos no longo debate a respeito do tema.

A rigor, diante de questionamentos tão sérios quanto os que estão sendo apresentados, é mesmo pertinente que o Judiciário apresente sua manifestação, seja para dar prosseguimento às investigações, seja para efetivar a cobrança e encerrar as dúvidas existentes.

 

CONSELHOS REUNIDOS

Será realizado nesta quarta-feira, 29, o IV Encontro de Conselhos Municipais de Saúde da Região Serrana.

Durante o evento, às 13h30, na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta, em Petrópolis, serão discutidos tópicos de interesse regional da saúde pública.

DIA D

A sessão ordinária da próxima quinta-feira, 30, promete ser uma das mais importantes do ano Legislativo.

Por vários motivos.

PRIMEIRO

Sabe-se, por exemplo, que durante a reunião o vereador Cláudio Damião fará a entrega pública dos documentos com a proposta para instauração da Comissão

Parlamentar de Inquérito da Saúde ao presidente da Casa Legislativa, vereador Marcio Damazio.

A medida foi assinada também pelos vereadores Professor Pierre; Zezinho do Caminhão; Christiano Huguenin; Ceará; Gabriel Mafort; Wellington Moreira e Cigano; e foi protocolada no último dia 17 com o respaldo de 12 mil assinaturas populares.

SEGUNDO

Paralelamente, na mesma reunião, a Comissão Especial de Investigação promete entregar o relatório final de suas atividades, no qual provavelmente irá recomendar a abertura de uma CPI para investigar a gestão na Saúde.

Como já foi explicado aqui mesmo, essa CPI não será, necessariamente, a mesma que já foi proposta por Cláudio Damião.

TERCEIRO

Por fim, claro, há que se conferir o posicionamento do governo, através de suas lideranças, a respeito da questão.

A CPI será instaurada? Será uma só? Terá entre seus integrantes membros da oposição?

O debate promete ser intenso, especialmente se a casa estiver cheia.

SEM ESQUECER...

Tudo isso sem esquecer que também deve ser votada em breve a quantidade de vereadores que irão ocupar o plenário no período que vai de 2017 a 2020, e engloba o bicentenário de nossa cidade.

A conferir.

Foto da galeria
Prefeitura de Nova Friburgo (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.