Massimo — 27/10/2016

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Violência contra a mulher
Foi aprovado na Câmara Municipal na terça-feira, 25, um projeto de lei que estabelece a obrigação de notificação compulsória dos casos de violência contra a mulher.
As unidades de saúde do município devem comunicar os registros de violência ao Centro de Referência da Mulher e ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
O projeto é de autoria do vereador Cláudio Damião, e contou com a contribuição da advogada Fátima Guerreiro.

Ganhou mas não levou (1)
Apesar de ter dez votos a favor e seis contra, o projeto de lei do vereador Zezinho do Caminhão que previa descontos nos vencimentos de vereadores que faltassem às sessões acabou sendo derrotada por não ter o número mínimo de votos para a aprovação, no caso, 11.
Os bons de matemática já devem ter notado que os 16 votos ficaram aquém do número total de vereadores da Câmara, 21.

Ganhou mas não levou (2)
Não estavam presentes na sessão, por razões distintas e algumas justificadas, Marcio Damazio, Vanderléia Abrace Essa Ideia, Francisco de Barros, Luis Fernando e Alexandre Cruz.
A questão principal sobre a rejeição do projeto, segundo alguns parlamentares, não foi o mérito da questão em si, mas a forma como a lei foi elaborada.
O projeto não pode ser reapresentado nesta legislatura, mas é possível que Zezinho apresente-o novamente em 2017.
A conferir.

Colônias
Falando em Câmara, vale lembrar que nesta quinta-feira, 28, às 18h30, a Casa Legislativa fará uma reunião solene para a entrega da medalha “Somos quem fomos”, em comemoração ao dia dos povos formadores.
A iniciativa é do vereador Professor Pierre.

Saúde
Já na sexta-feira, 29, a Câmara vai realizar a primeira audiência pública sobre a lei orçamentária anual de 2017, iniciativa do vereador Marcelo Verly.
A reunião, que acontece no plenário das 15h às 18h, terá como convidados a Secretaria Municipal de Saúde, Conselho de Saúde e a equipe de transição do novo governo.

Pelo Brasil afora (1)
O mestre em educação, o professor e nosso colega colunista, Hamilton Werneck, não para.
Ele continua com suas andanças pelo país levando seu conhecimento a educadores dos mais variados rincões do nosso Brasil varonil.

Pelo Brasil afora (2)
O professor Hamilton é tão bem recebido por onde passa que alguns dos contratantes de suas palestras fazem questão de divulgá-las em out doors, como fez a Faculdade Maurício de Nassau, no Pará, onde Hamilton estará na próxima segunda-feira, 31, fechando mais um ciclo de palestras pelo norte brasileiro.

Truta (1)
Durante todo o mês de novembro, a truta, peixe nobre típico dos rios de águas frias e cristalinas de Nova Friburgo, ganha destaque nos cardápios de 20 restaurantes da cidade que participarão do Festival de Truta 2016.
Hoje, 27, às 9h, no Sebrae (Rua Fernando Bizzotto, 72) acontece uma coletiva para a imprensa com a apresentação de detalhes sobre o festival que promete atrair não apenas moradores, mas também turistas que irão subir a serra para degustar as iguarias a base de truta.

Truta (2)
O evento que chega à décima edição promete movimentar restaurantes e também os hotéis friburguenses.  
E de quebra, disseminar o consumo de truta.
Essa edição do festival conta com adesão de restaurantes 30% maior, segundo o Convention Bureau de Nova Friburgo.
É isso aí.   

Chorando (1)
A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense já está caprichando nos ensaios para fazer bonito na apresentação do próximo dia 5 de novembro, um sábado, dia nacional da cultura.
Na ocasião, a turma boa da banda vai levar à Praça Carlos Maria Marchon, no Centro de Lumiar, uma roda de choro que promete emocionar os amantes do gênero.
No repertório, clássicos como “Carinhoso” e “Lamentos”, do mestre Pixinguinha e “Canto do Rio”.

Chorando (2)
Junto à Euterpe Lumiarense estarão animando o público os tradicionais Sanfoneiros da Serra.
A apresentação integra o projeto Banda na Praça, que promove a apresentação das bandas friburguenses em espaços públicos com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. 
Vamos lá?   

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.