Massimo — 27/07/2016

quarta-feira, 27 de julho de 2016
Foto de capa
Tem remédio? - A leitora Alba Valéria é quem chama atenção para esta curiosidade. Na Rua Sete de Setembro, a vaga reservada para farmácia fica em frente a uma padaria! Certamente existe alguma explicação técnica para isso, mas que é estranho é. Ou não?

Confirmado

Como já era previsto, o prefeito Rogério Cabral irá receber a tocha olímpica na abertura do revezamento, na Ponte da Saudade, por volta das 15h15 do próximo sábado, 30.

A rigor, a recepção pelos respectivos prefeitos é um protocolo previsto pela organização do evento, a cada nova cidade visitada.

Mas, como estamos em período pré-eleitoral, todo cuidado é pouco.

Direto ao ponto

Espera-se que Rogério faça um breve discurso de boas-vindas, antes que o revezamento comece de fato.

Mas nada que vá muito além disso.

Mais tarde, o fogo olímpico também fará uma rápida pausa em frente à prefeitura, para fotografias e a coleta de novos condutores.

Parente próximo (1)

A VOZ DA SERRA confirmou ontem, 26, com exclusividade, que a ex-ginasta Luísa Parente será uma das condutoras do principal símbolo dos jogos, durante sua passagem por Nova Friburgo.

A partir da confirmação, no entanto, algumas vozes se levantaram para questionar o porquê de sua indicação, não sendo ela uma filha da terra.

Parente próximo (2)

Cabe esclarecer, portanto, que foi a própria Luísa quem escolheu conduzir a tocha na cidade, por manter uma casa no distrito de Mury, e ter fortes raízes friburguenses.

Não custa lembrar que seu avô, Nelson Parente Ribeiro, foi quem doou o terreno para a construção da Igreja de São Cristóvão, também em Mury.

Parente próximo (3)

Nelson, aliás, também foi atleta olímpico.

Ele competiu (com destaque, por sinal) no remo, nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936.

Fica claro, portanto, que existem sólidas justificativas históricas para sua participação no revezamento serrano.

Interesses estaduais (1)

Enquanto discutimos a tocha por aqui, uma sessão na Alerj tratou de temas bastante importantes para a economia friburguense.

Tudo porque o projeto que criou o Fundo de Equilíbrio Fiscal (FEF) com recursos de incentivos concedidos a empresas, de autoria do Executivo Estadual, obrigava empresas que recebessem incentivos do estado a depositar 10% do valor do benefício para o FEF.

Interesses estaduais (2)

O deputado estadual Wanderson Nogueira fez 19 emendas ao projeto, garantindo que os setores metal mecânico e de cervejarias artesanais de Nova Friburgo fossem excluídos da obrigação de contribuir com o Fundo de Equilíbrio Fiscal.

Da mesma forma, o deputado estadual Comte Bitencourt também fez emendas voltadas a evitar perdas para o setor metal mecânico de Nova Friburgo.

Interesses estaduais (3)

Micro e pequenas empresas, o setor cultural e principalmente o setor têxtil também foram excluídos do FEF através das emendas do deputado Wanderson.

Além disso, uma das emendas do deputado condiciona o uso do dinheiro do fundo ao pagamento integral da folha do servidor público, proibindo a movimentação do FEF em caso de atraso no pagamento dos funcionários.

Aspas (1)

“Nossa ação impediu que desiguais fossem tratados como iguais. Diversos tributos iriam aumentar e garantimos, através de nossas emendas, na prática, desenvolvimento econômico e social e garantia de empregos”, avaliou Wanderson.

Aspas (2)

“Consideramos que a lei é uma atitude equivocada do estado, uma vez que não representará arrecadação expressiva e prejudicaria a atividade de inúmeras empresas do Estado do Rio de Janeiro, diminuindo sua competitividade, com perspectivas de desemprego e até queda na arrecadação”, afirmou Cláudio Tangari, presidente do Sindicato do Setor Metal Mecânico de Nova Friburgo.

Boa indicação (1)

Apesar do grande potencial que apresenta, a ferramenta da indicação legislativa raramente é aproveitada como poderia ou deveria, em todas as esferas de governo.

Ora pelo uso sem critério que por vezes é feito dela, ora pela habitual desatenção do Executivo a eventuais boas ideias nascidas no Legislativo.

Boa indicação (2)

Por isso mesmo, sempre que tem conhecimento de alguma indicação pertinente, que vá além dos pedidos de capina e quebra-molas, o Massimo procura abrir espaço para reforçar a sugestão à Prefeitura ou ao governo estadual.

É o caso da indicação 7145/16, de autoria do vereador Gustavo Barroso, que solicita a revitalização da rampa de voo livre no alto do Caledônia.

Boa indicação (3)

A rigor, não apenas a rampa, mas também a própria estrada merece um bom retoque.

Ainda assim, o investimento parece pequeno para o potencial da área, tanto para a prática esportiva quanto para o turismo regional e a realização de eventos.

Nem tanto, mestre

O release produzido para divulgar a indicação, contudo, exagerou num ponto específico.

A rampa não se encontra acima dos 2.300 metros  de altitude, uma vez que o próprio cume do Caledônia situa-se 2.257 metros acima do nível do mar, de acordo com as medições mais recentes.

Em torno de dois mil metros seria uma avaliação mais próxima da realidade.

Só para lembrar

Fim de semana chegando e o Massimo lembra a seus leitores que no próximo sábado, 30, a cantora Ana Carolina se apresenta no Nova Friburgo Country Clube acompanhada do compositor e instrumentista Edu Krieger, do percussionista Leonardo Reis, e do DJ Mikael Mutti.

Imperdível!

Nova direção

Acontece às 14h desta quinta-feira, 28, no plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo, a cerimônia de posse da nova diretoria da Serra Jr. Engenharia, a empresa júnior de engenharia mecânica e engenharia de computação do Instituto Politécnico da Uerj em Nova Friburgo.

O evento é aberto a toda a comunidade.

Restaurante popular (1)

Essa quem manda é o querido mestre Eloir Perdigão.

O restaurante popular da Prefeitura de Nova Friburgo completou 14 anos de atividade ontem, 26.

A equipe, tendo à frente o coordenador Carlos Augusto Silva Gonçalves, o Carlinhos, atende os funcionários públicos municipais das 11h ao meio-dia, de segunda a sexta-feira.

Restaurante popular (2)

E também atendem a boa parcela do público friburguense, das 12h às 13h, servindo refeições no valor de R$ 2,50.

Sempre de alto astral e solícitos, os funcionários merecem os parabéns por mais um ano desse bom serviço prestado à comunidade friburguense.

Hora da verdade (1)

Na reta final do período pré-eleitoral, continuam a ser divulgadas as datas das convenções partidárias que irão confirmar os nomes dos candidatos a prefeito(a), vice-prefeito(a) e vereador(a) nas eleições de 2 de outubro.

Na próxima sexta-feira, 29, às 18h, será a vez do Partido da República (PR) realizar seu encontro, que deve confirmar a pré-candidatura de Renato Abi-Ramia à cadeira número 1 do Palácio Barão de Nova Friburgo.

Hora da verdade (2)

Já no dia 3 de agosto é o PSDB quem realiza sua convenção local.

A expectativa era de que uma decisão em torno da possível pré-candidatura de Marcelo Verly fosse tomada até terça-feira, 26, mas o prazo acabou sendo ampliado até a próxima sexta-feira, 29, data limite para a publicação da convocação para o encontro.

Hora da verdade (3)

Por fim, no dia 5 de agosto, às 18h, será a vez do PT realizar sua convenção municipal.

A expectativa é de que o encontro confirme a pré-candidatura de Igor Pinto a prefeito.

 

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.