Massimo — 26/11/2015

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Estava demorando

Para quem acompanha o dia a dia da política friburguense, a crise que estourou no plenário da Câmara no início da sessão de terça-feira, 24, não chegou a surpreender.

Na verdade, ela até demorou bastante a acontecer.

Contexto (1)

Basicamente, para quem não está por dentro, o epicentro da discórdia encontra-se no processo de ampliação do prazo para os trabalhos da CPI da Saúde, cujo andamento vem sendo seriamente comprometido por conflitos políticos entre representantes das bases governista e de oposição, envolvendo, inclusive, a suspeição formal em torno da imparcialidade de dois membros.

A saber: Christiano Huguenin, e o relator Sérgio Louback.

Contexto (2)

Ocorre que há tempos o presidente da comissão, vereador Cláudio Damião, vendo tendo dificuldades para conseguir reunir quórum suficiente para aprovar internamente a solicitação, e em seguida encaminhá-la para a aprovação do plenário numa sessão ordinária.

Contexto (3)

Na reunião realizada terça-feira, por exemplo, a vereadora Vanderléia alegou motivos pessoais para justificar sua ausência - e também já informou que irá faltar ao encontro de amanhã, 27.

Marcelo Verly, por sua vez, ausentou-se para participar da reunião da Comissão de Ética, realizada simultaneamente à da CPI para tratar justamente da suspeição em torno da participação de Sérgio Louback…

Horário mais inconveniente, impossível.

Contexto (4)

Ainda assim, a presença de três vereadores na reunião da CPI teria bastado para aprovar internamente a renovação do prazo.

Porém, conforme a coluna relatou ontem, 25, tão logo a proposta foi apresentada Sérgio Louback retirou-se da reunião alegando que não iria votar antes de ter uma posição definitiva em relação à continuidade de sua participação na CPI.

Contexto (5)

Considerando a escassez de sessões ordinárias restantes até o início do recesso legislativo, e também o apoio formal de 13 vereadores à proposta de ampliação do prazo, Cláudio Damião e Christiano entenderam que não haveria alternativa que não fosse levar as dificuldades a plenário, na tentativa de obter por esta via os 90 dias solicitados.

Protesto

Duas horas mais tarde, já durante a sessão, a solicitação foi novamente negada pela presidência da casa legislativa, sob alegação de que a questão deveria ser aprovada internamente antes de ser deliberada em plenário.

E foi aí que Cláudio Damião decidiu retirar-se do plenário, recebendo apoio imediato dos vereadores Ceará; Christiano Huguenin; Cigano; Gabriel Mafort; Professor Pierre; Renato Abi-Ramia; Ricardo Figueira; Wellington Moreira e Zezinho do Caminhão.

Vídeo

Antes de seguirem para uma vistoria no Hospital Municipal Raul Sertã e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino, os vereadores gravaram um vídeo que rapidamente ganhou as redes sociais e os grupos de WhatsApp, no qual justificam a retirada da sessão como sendo um protesto contra o que classificaram como “uma tentativa sistemática da base do governo de criar todos os embaraços possíveis para que não aconteça a fiscalização e a investigação da CPI da Saúde”.

Versões (1)

O que aconteceu daí para a frente irá variar, dependendo se a fonte consultada é governista ou oposicionista.

De um lado, membros do governo seguem a linha do “ainda não está perfeito, mas já melhorou”, e sentem que os vereadores teriam perdido a viagem ao encontrarem a equipe completa no Raul Sertã e toparem com depoimento de um cirurgião atestando que tem, hoje, boas condições de trabalho.

Versões (2)

Já entre os vereadores a linha é parecida, mas inversa: “melhorou, mas ainda não está perfeito”.

Todos os relatos coletados pelo Massimo falam em iluminação precária, acompanhantes levando insumos por conta própria (como lençóis e luvas), e o vereador Ceará questiona também a continuidade a médio prazo da oferta de materiais que teriam sido doados pelo estado, e não adquiridos através de licitação.

UPA

As versões tornam-se ainda mais divergentes quando o assunto é a UPA, pois, apesar de todos concordarem que os custos estão sendo bancados pela administração municipal - inclusive cobrindo a parte que deveria caber ao estado -, os vereadores alegam que o serviço não vem sendo prestado de acordo com as normas estabelecidas pelo contrato junto à municipalidade.

Por isso solicitam mais fiscalização, e argumentam que os repasses deveriam estar sofrendo descontos proporcionais ao que não vem sendo prestado.

Próximos passos

Fontes na base governista indicam que, apesar de haver vereador que ainda não abraçou a ideia da CPI, os prazos devem ser renovados de modo a cobrir os atrasos acumulados até aqui.

Resta ver se, mantida a velocidade de cruzeiro, este tempo será suficiente para a conclusão satisfatória dos trabalhos, ou se a comissão continuará a navegar por águas turbulentas.

Datas certas (1)

A organização do concurso público municipal confirmou as datas para a realização das provas.

Para quem concorre a cargos de nível fundamental, completo ou incompleto, fica mantida a previsão inicial para o dia 13 de dezembro, “em horário e local a serem divulgados junto com o edital de ensalamento” no dia 9 de dezembro.

Datas certas (2)

Já para quem disputa uma vaga entre os cargos de nível médio ou superior, as provas serão realizadas uma semana depois, no dia 20 de dezembro.

Para este grupo, o edital de ensalamento será publicado no dia 16 de dezembro.

Solidariedade

Os incansáveis veteranos da Praça do Viagra não dormem no ponto.

Depois de arrecadarem água para as vítimas da catástrofe no caminho do Rio Doce, agora os guerreiros de sangue azul estão recebendo brinquedos que possam ser doados a crianças carentes do município.

Causa nobre, que merece a adesão de todos.

Prestígio

Na tarde de terça-feira, 24, uma comitiva friburguense desceu a serra para prestigiar o arquiteto e empresário Ronaldo Lobianco, que inaugurou no coração de Ipanema a nova loja da SCA.

A cerimônia contou com a presença de vários arquitetos importantes do Rio de Janeiro e Friburgo, além de vários amigos que foram brindar com Ronaldo esse momento tão importante.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.