Massimo — 26/08/2015

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Ecoou

O barulho dos manifestantes reunidos em torno do prédio da Petrobras nesta segunda-feira, 24, com a finalidade de cobrar a conclusão de ao menos uma refinaria no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, chegou até o Palácio Guanabara.

Diante do apelo social, o governador Luiz Fernando Pezão reafirmou o compromisso de ajudar os municípios afetados pela paralisação das obras do Comperj.

Aspas (1)

“Renovamos os nossos incentivos fiscais para que a Petrobras possa procurar investidores, e estou fazendo tudo que está ao meu alcance para ajudar os municípios do Comperj. Tenho tentado ajudar os prefeitos. Já me reuni com eles e estou sempre à disposição”, afirmou o governador, durante o primeiro Fórum de Valorização dos Municípios do Rio de Janeiro, que discutiu alternativas  à crise econômica, em Macaé.

Aspas (2)

O governador também falou sobre a sua preocupação com as taxas de desemprego no estado.

“Tenho feito todo esforço possível para continuarmos com as obras públicas, feito parcerias e conversado com a presidente Dilma. O que mais me angustia é a falta de emprego e a falta de prosperidade.”

O fórum foi organizado pelo Governo do Rio, em parceria com a Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj).

Por falar nisso...

Também durante o fórum, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro lançou seu novo curso superior de Tecnologia em Gestão Pública.

Com duração de quatro semestres, o curso tem como objetivo criar novas alternativas para os gestores do estado.

Tanto assim que, nos primeiros cinco anos, a graduação será oferecida exclusivamente para gestores, e só então será aberta ao público.

Caged

Após o bom resultado de junho, quando gerou 83 postos de trabalho a mais do que encerrou, a economia friburguense amargou um pesado revés em julho, contabilizando um déficit de impressionantes 399 vagas formais.

O encolhimento municipal refletiu as tendências observadas nas esferas superiores. Para registro, no mesmo período o Brasil perdeu 157.905 vagas, das quais 19.457 no Estado do Rio de Janeiro.

Detalhes

O mau resultado de julho puxou o acumulado anual para o vermelho, agora com prejuízo acumulado de 393 postos formais.

E o mais preocupante é que o resultado foi negativo em todos os setores avaliados, exceto o extrativismo mineral, que gerou uma vaga...

Pior para a Indústria de Transformação, que sozinha respondeu por 280 demissões.

Luz amarela (1)

A comunidade internacional está cada vez mais preocupada com a intensidade do fenômeno El Niño neste ano de 2015.

Medições recentes indicam que o aquecimento das águas do Pacífico Leste pode superar os recordes registrados em 1997, desde que as medições foram iniciadas, na década de 50.

Luz amarela (2)

A previsão é tão séria, a rigor, que o Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru acaba de anunciar o cancelamento das etapas do Rali Dakar que seriam realizadas naquele país, no início de 2016.

A informação foi confirmada pelo principal nome deste tipo de competição no Brasil, o piloto Guilherme Spinelli, cujas origens são friburguenses.

Luz amarela (3)

O Massimo, claro, não tem qualquer intenção de causar apreensão entre os leitores, mas faz sim um apelo para que tanto o governo quanto a própria população façam tudo que seja possível para reforçar as condições de segurança de nossa cidade nos meses que faltam até a próxima temporada das chuvas.

Felizmente, muito já foi feito nesse sentido desde janeiro de 2011.

Convite

A equipe da Biblioteca do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro convida calouros, veteranos, funcionários, professores e a comunidade a prestigiarem uma roda de capoeira promovida pelo grupo Unidos pela Arte, do mestre Ligeirinho, como parte das atividades de recepção aos novos calouros.

A apresentação é uma realização do mestrando Trovão e acontece hoje, às 17h30, no terceiro andar do prédio 2 do IPRJ, na Vila Amélia.

Fala leitor!

“Quanto às câmeras da segunda fase do Cidade Inteligente, sugiro que sejam instaladas próximas aos colégios, onde normalmente os motoristas fazem o que querem, oferecendo risco aos estudantes e a todos que passam por perto. Olha a vantagem: nunca veremos ninguém falando ao pé do ouvido da câmera, nem tentando subornar... Ninguém precisa passar a conversa e nem explicar nada. Ou faz certo ou faz errado e pronto.”

Que venham outras

Na manhã de ontem, 25, alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus receberam uma ótima surpresa.

Diversos brinquedos, adquiridos pela própria equipe da secretaria de Educação, foram distribuídos gratuitamente.

“Nossas crianças terão mais diversão, e assim tornamos mais aconchegante o ambiente fora dos seus lares”, afirmou a secretária Tânia Trilha, que representou o prefeito Rogério Cabral durante a entrega.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.