Massimo — 26/05/2016

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Exceção à regra

Em meio a tanta calamidade, quem diria, eis que surge uma boa notícia relacionada ao nosso estado.

O Rio de Janeiro ganhou uma importante unidade de conservação: o primeiro Refúgio da Vida Silvestre, localizado na região do Médio Paraíba.

Segurança hídrica

Com mais de 110 milhões de metros quadrados, o espaço se estende da Represa de Funil, na divisa com São Paulo, até Três Rios, e promete ser uma importante contribuição para a garantia da segurança hídrica do estado.

Este, aliás, é um dos três compromissos assumidos pelo governo do estado do Rio em 2015, no I Encontro dos secretários de meio ambiente dos estados da Mata Atlântica.

Apoio federal

Organizado pela ONG SOS Mata Atlântica, o principal objetivo do encontro é zerar o desmatamento ilegal até 2018 nos 17 estados que integram o bioma.

O segundo encontro foi realizado semana passada no Palácio Guanabara, e contou com a participação do ministro do meio ambiente, Sarney Filho, que formalizou a adesão do governo federal ao pacto.

Big Brother

Durante o II Encontro, o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, lembrou medidas iniciadas pelo governo do Rio, como o projeto Olho Verde, um monitoramento por satélite do território fluminense.

O outro compromisso é o lançamento da manifestação de interesse de uma parceria público-privada (PPP) para gestão do território do Parque Estadual da Ilha Grande.

Aspas

“A tecnologia do Olho Verde vai identificar áreas desmatadas ilegalmente. Já a PPP vai prever a implantação de saneamento básico e a gestão dos resíduos sólidos da Ilha Grande”, afirmou o secretário.

Informações especialmente pertinentes a Nova Friburgo, que ainda abriga as principais reservas da floresta em território fluminense.

Vacina (1)

O Massimo foi procurado por algumas mães preocupadas com a indisponibilidade de vacinas contra a gripe para seus filhos, que ainda precisam da segunda dose.

O colunista encaminhou o questionamento ao secretário de Saúde, Rafael Tavares, que respondeu prontamente.

Vacina (2)

“A segunda dose é destinada a quem foi cadastrado com doença crônica e a crianças com até cinco anos de idade que tenham tomado sua primeira dose somente este ano. Para as crianças de até cinco anos que já foram vacinadas ano passado, basta uma dose única. Estamos começando uma campanha para a segunda dose da vacinação para este público.”

Vacina (3)

“O sugerimos é que as pessoas não deixem essa vacina para a última hora, porque existem prazos de validade, metas que precisam ser cumpridas e a própria procura habitual por vacina. Se as pessoas deixarem passar muito tempo, vamos aplicar essas vacinas àquelas pessoas que também necessitam e fazem parte do quadro, mas ainda não receberam a vacinação por falta de quantitativo do estado, que provavelmente não vai encaminhar mais.”

Esforço reconhecido

Na semana passada a Câmara Municipal aprovou proposição do vereador Marcelo Verly instituindo a homenagem “Profissional da Educação Nota 10”, destinada a reverenciar anualmente 21 profissionais da educação e áreas afins.

A primeira edição está marcada para 6 de agosto, Dia Nacional do Profissional da Educação e Cultura.

Redação

Em seu artigo terceiro a resolução estabelece que “serão escolhidos, anualmente, 21 profissionais com relevantes serviços prestados à educação em Nova Friburgo, indicados por cada um dos 21 vereadores até o dia 30 de abril”.

Filho bonito (1)

O verdadeiro cabo de guerra que se estabeleceu em torno da Rua General Osório não se limita a definir se a via será ou não de mão dupla, ou se sua caixa será ou não alargada - provavelmente custando a vida de algumas árvores que há muito já foram incorporadas à paisagem friburguense.

Nos bastidores, a disputa política pela representação local também é travada centímetro a centímetro.

Filho bonito (2)

Enquanto o vereador Dr. Luis Fernando propôs e presidiu a audiência pública que reuniu as partes interessadas para um debate, o vereador Wellington Moreira, morador da localidade, colheu e protocolou - junto ao empresário Francisco Matela - 1.589 assinaturas contrárias à dupla mão de direção.

Melhor assim. Quando políticos disputam para ver quem apresenta mais resultados, quem ganha é a população.

Momento poesia

O poeta Cláudio Damião, que nas horas vagas também é vereador, colocou em versos uma homenagem ao querido Júlio Cézar Seabra Cavalcanti, nosso eterno Jaburu.

O colunista pede licença aos leitores para reproduzir o texto.

Jaburu

O sol bate à janela e já não durmo.
Arrebata com a sua luz o meu olhar soturno.
Me chama à vida. Me chama e eu escuto.
E vou neste caminho incerto que é o
não saber meu rumo.

Os passos são os mesmos, ancestrais caminhos.
Não há nada novo sob o universo.
Apenas a luz do sol e os meus passos
que se abrem em versos e alimentam
a esperança que eu aninho
daquilo que eu não sei ao certo
mas está cravado bem no fundo do meu peito.

São águas de um rio no misterioso curso.
Os caminhos são os mesmos:
não há o que temer, não há do que fugir.
Nas contas dos meus dias
haverá sempre menos a colher.

Vou me despindo passo a passo
largando ao chão o que me pesa à alma.
Na sutileza da vida que termina
há outra que começa.
Não há história sem fim.

De tudo o que fui nada mais importa.
De tudo que há em mim sei o que me basta:
o fim é o que menos me interessa.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.