Massimo — 25/08/2015

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Diálogo aberto (1)

O clamor em torno do processo de terceirização do novo estacionamento rotativo de Nova Friburgo, sob termos que sabidamente estão deixando até mesmo vereadores da base governista desconfortáveis, parece ter chegado aos ouvidos do governo.

Além de promover uma reunião com a secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, nesta segunda-feira, 24, o prefeito Rogério Cabral deve solicitar à base governista a realização de audiência pública na Câmara Municipal para debater o tema.

Diálogo aberto (2)

O colunista entende, a partir de conversas com membros do primeiro escalão do governo, que o prefeito está sensível aos questionamentos que vêm sendo feitos, e, além de se esforçar por esclarecer as condições da privatização nos próximos dias, estaria até mesmo disposto a alterar alguns pontos nevrálgicos do contrato, respeitando o desejo da sociedade e seus representantes.

A conferir.

Detalhes importantes

O governo lembra também que a divisão proposta para os valores arrecadados —10% para o município e 90% para a vencedora da licitação — fazem referência a valores brutos, e por isso toda a parte de investimentos e impostos seria de responsabilidade da empresa contratada.

Além disso, esta é a proposta básica, que pode ser alterada durante a licitação como forma de concorrência entre as empresas interessadas.

Longo caminho

Apesar da aparente flexibilidade da Prefeitura, contudo, não deve ser fácil costurar a paz nesse caso.

É que a oposição quer que a mudança seja bastante radical, entende?

O vereador Professor Pierre, por exemplo, afirma que a Prefeitura deveria ficar com mais de 50% do montante arrecadado, ao passo que alguns vereadores da base governista falam numa proporção de 40% para o governo e 60% para a empresa licitada.

Tudo a Temer

Em meio à crise política em torno do governo federal, o vice-presidente Michel Temer ganha importância e torna-se, cada vez mais, peça-chave para a manutenção do diálogo entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Especialmente no que diz respeito às principais lideranças das diversas correntes peemedebistas.

Cresce, nos bastidores da política, o entendimento de que sua atuação.

Congresso em Foco (1)

E já que falamos no Legislativo federal, o deputado Glauber Braga está concorrendo mais uma vez ao Prêmio Congresso em Foco.

Após ter sido escolhido em 2013 como um dos 20 melhores deputados do país, ele disputa este ano nas categorias: geral - “Melhores Deputados do Ano”; Congressistas com menos de 45 anos de idade - “Parlamentares de Futuro” - e outras quatro avaliações por áreas temáticas.

Congresso em Foco (2)

A premiação será decidida por voto popular.

Internautas podem votar até o dia 20 de setembro, entrando no site www.premiocongressoemfoco.com.br.

Cada pessoa só pode votar uma vez.

Em cerimônia a ser realizada no dia 8 de outubro, em Brasília, os dez senadores e vinte deputados federais mais votados serão premiados.

É hoje!

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal realiza hoje, das 14:00 às 16:00, no plenário Jean Bazet, audiência pública de prestação de contas do Executivo relativas ao 3º quadrimestre de 2014 e ao 1º quadrimestre de 2015.

A apresentação será feita pelo Controlador Geral do Município, Dr. Marcelo Schuenck, junto a outros profissionais do setor.

Explicação

O presidente da comissão, vereador Marcelo Verly, explicou que as publicações do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) e Relatório de Gestão Fiscal (RGF) foram atrasadas em função do processo de migração de dados do antigo sistema para o novo.

Pelo turismo

Está confirmado: Nova Friburgo vai sediar, nos dois primeiros dias de setembro, o Convention Business Tour.

Realizado no Country Clube, das 14h às 20h, o evento é destinado aos profissionais de hotelaria e de gastronomia, e inclui mostras de produtos, rodada de negócios e oficinas.

Também haverá palestras, a cargo do Sebrae e do Cefet.

Reconhecimento

O vereador Eder Carpi – mais conhecido pelo apelido, Ceará – recebeu neste domingo, 23, a homenagem “Alumini Diamante”, da Universidade Estácio de Sá, em reconhecimento à sua trajetória pessoal.

Ceará foi o primeiro funcionário da Instituição no Campus Nova Friburgo. À época ele tinha 18 anos e era responsável por tocar o sinal entre as aulas.

Convenção municipal

O PMDB agendou para o próximo dia 30, das 9h às 12h, a realização de sua próxima convenção municipal. O encontro acontece na própria Câmara Municipal.

Na pauta do dia estão a eleição, por voto direto e secreto, do diretório municipal, constituído por 21 membros efetivos e de 7 membros suplentes; de dois delegados e respectivos suplentes à convenção estadual; da comissão de ética e disciplina; da comissão executiva; e também do conselho fiscal.

Prazo

Atenção, porque o prazo está terminando.

As inscrições de novos projetos para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Instituto Politécnico da Uerj, sediada na antiga Fábrica Filó, estão abertas até o próximo dia 28.

Ao todo estão sendo oferecidas seis vagas. Duas para projetos pré-incubados; duas para empresas incubadas e outras duas para empresas associadas.

Detalhes podem ser conferidos no site www.iprj.uerj.br.

Credibilidade

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Escola de Direito de São Paulo (FGV) mostrou que a confiança do brasileiro no Poder Judiciário, no governo federal e nos partidos políticos caiu no primeiro trimestre deste ano, quando comparada aos resultados apontados no último relatório, lançado no mesmo período de 2014.

Por outro lado, as instituições mais bem avaliadas foram a imprensa escrita, que saltou de 42 para 45%; a Igreja Católica, que subiu de 54 para 57%; e as forças armadas, cujo público de confiança cresceu de 64 para 68%.

Má impressão

O ponto de ônibus da Praça Dermeval Barbosa Moreira há muito vem sendo alvo de diversas formas de vandalismo ou depreciação.

Pichações e colagem de panfletos – que geralmente não são retirados por completo, formando um feioso mosaico de restos –, dão um aspecto de descuido a um dos locais de maior circulação em nossa cidade.

E, de novo, não se trata de um problema de responsabilidade apenas do governo, mas de todos nós.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.