Massimo — 25/06/2015

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Disputa vascaína

Véspera de ano eleitoral, e não é apenas a corrida pela Prefeitura que vai esquentando nos bastidores da política.

A disputa pela chance de concorrer a vice também já começou, e é igualmente intensa.

Somente na chapa do atual governo, ao menos três vereadores eleitos em 2012 já foram cotados ou manifestaram o desejo de compor a chapa com Rogério Cabral.

A conferir.

Chapa exclusiva

Por outro lado, parecem ganhar força os rumores de que um dos principais partidos do país teria a intenção de lançar uma chapa própria, prefeito e vice.

Este é o tipo de projeto sempre muito difícil de concretizar. Mas, neste caso específico, se vier a sair do papel poderá criar alguns embaraços, principalmente junto ao governo estadual.

Improvável, mas também a conferir.

É hoje!

O advogado e acadêmico Alexandre Gazé toma posse hoje, às 16h, na Academia Fluminense de Letras (AFL), sediada na Praça da República, centro de Niterói.

O novo imortal publicou os livros “Retrato Falado, Quem tem Medo de Paulo Azevedo”, “Batistão por Inteiro – A Biografia de João Baptista da Costa” e “Na Porta do Mosteiro - uma biografia de Dom Clemente Isnard”.

Gazé assume a cadeira nº 1 da instituição, ocupada anteriormente pelo escritor e historiador friburguense Élio Monnerat Solon de Pontes.

Feijoada da Vila

A Vilage no Samba promove neste domingo, 28, a partir das 11 da manhã, sua primeira feijoada rumo ao carnaval 2016.

Além de apresentar a nova diretoria da escola para o período 2015/2016, o evento também prestará uma homenagem ao compositor Coréia, que recentemente completou 90 anos de vida.

A programação ainda inclui roda de samba com o grupo Toque Serrano, apresentação do DJ Saulo Emerick e bingo. Censura 18 anos.

Para enfrentar a crise

A palestrante Leila Navarro é a convidada do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região para um encontro promovido hoje, às 19h, em parceria com a Firjan.

A apresentação, cujo tema é “O Poder da superação em tempos de crise”, será no Senai Espaço da Moda.

Aliás...

O Sesi está promovendo até amanhã o I Escambinho Literário na Biblioteca de sua escola em Nova Friburgo, localizada na Rua Teresópolis, 248, Vila Amélia.

O objetivo é estimular a circulação de livros já lidos, que acabam ficando esquecidos em algum canto da casa, sem utilidade.

Para participar basta levar um ou mais livros que estejam em bom estado de conservação e trocar por outro que interesse.

Toda a comunidade pode participar.

Educação nas alturas (1)

O Parque Estadual dos Três Picos é o maior do Rio de Janeiro (abrange cinco municípios), e tem esse nome em homenagem ao conjunto rochoso mais alto da Serra do Mar, localizado aqui em Salinas.

E foi com o objetivo de apresentar parte dos inúmeros atrativos e da riquíssima biodiversidade do local que a equipe de Educação Ambiental da unidade, formada pelos funcionários Rominique Schimidt, Mário Conceição e Antônio Pestana, criou o projeto “O parque nas escolas”.

Educação nas alturas (2)

Trabalhando junto aos coordenadores pedagógicos e respeitando a realidade de cada escola, o projeto tem conseguido ótimos resultados em seu esforço por propiciar atividades ambientais às escolas do município.

Semana passada, por exemplo, a equipe levou o projeto à escola Assed, de Olaria.

Educação nas alturas (3)

As atividades praticadas incluem “Pescaria ecológica”, durante a qual as crianças recolhem lixo em uma estrada cenográfica e separam de acordo com a coleta seletiva; “Que bicho é esse”, quando alunos escutam sons de animais da Mata Atlântica e tentam adivinhar o nome, numa tentativa de sensibilizar as futuras gerações ao problema da extinção devido à caça; e “Brincando com gaiolas”, quando são apresentados vários brinquedos construídos com gaiolas apreendidas pela fiscalização do parque, a fim de mostrar que “pássaro legal é pássaro solto”.

Educação nas alturas (4)

Por fim, a iniciativa busca ainda demonstrar a importância do combate a incêndios florestais, especialmente no inverno, estação mais seca do ano.

A apresentação, inclusive, oferece treinamento aos alunos para a utilização de extintores de incêndio em ambientes fechados.

Fica a dica, portanto, a outras escolas que queiram tomar parte no projeto.

Por falar nisso...

E já que falamos em fogo, não custa lembrar que Nova Friburgo recebeu há poucos dias uma notícia muito, muito interessante, relacionada a este elemento natural.

Ano que vem, pouco antes da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, marcada para 5 de agosto de 2016, nossa cidade terá a imensa honra de receber a mais famosa chama do mundo: a tocha dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Oportunidade

Sem dúvida, é um evento para ficar marcado na história friburguense, e que há de levar o nome da cidade aos quatro cantos do mundo.

Também por isso, há que ser bem planejado e aproveitado por todos os setores da sociedade, de modo a render os melhores frutos possíveis.

Falando português claro, a cidade precisa estar um brinco.

E isso não é tarefa apenas para o governo não.

Itinerário

Além de Nova Friburgo, o maior símbolo do olimpismo visitará também as cidades de Angra dos Reis, Cabo Frio, Macaé, Nova Iguaçu, Petrópolis, Volta Redonda e Niterói.

Datas e personalidades encarregadas de transportar a tocha ainda não foram anunciadas.

Pode isso, Arnaldo?

E que tal essa placa, fixada na entrada do Condomínio Terra Nova 2?

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.