Massimo — 25/05/2016

quarta-feira, 25 de maio de 2016

General Osório

A Prefeitura e a Câmara Municipal (em sua maioria) não parecem estar com os discursos lá muito afinados em relação ao futuro próximo da Rua General Osório.

É o que se pode concluir a partir das diferenças nas versões coletadas para a elaboração desta edição de A VOZ DA SERRA, numa e noutra sede da administração municipal.

Microfonia

Afinal, horas depois do vereador Dr. Luís Fernando anunciar em plenário, durante a audiência pública que solicitou e presidiu, que o governo municipal havia voltado atrás e desistido de deixar a via em mão dupla, o Massimo ouviu de membro do primeiro escalão do governo que uma decisão formal só será tomada na próxima semana, após consulta à associação previamente constituída para dar voz aos interesses da comunidade.

Vale para a realização da obra já licitada; vale para a mão de direção.

Captou

De todo modo, parece claro que a Prefeitura ouviu as opiniões contrárias à mudança, e já as está levando em consideração.

Aliás, se ficar claro que a maioria das vozes na comunidade preferem mesmo que a via permaneça em mão única, dificilmente essa vontade não será ecoada pelo governo.

Entrelinhas

Numa leitura mais abrangente, o chiado nas comunicações reflete também o progressivo distanciamento entre o vereador Dr. Luís Fernando - que integrou a base governista e assumiu a Secretaria de Saúde numa das fases mais difíceis para a pasta dentro do atual mandato - e o Palácio Barão de Nova Friburgo.

Algo que pode ou não ter relação com o futuro político do vereador, se é que o leitor me entende.

Qual o nome? (1)

Tem gerado certa confusão a nomenclatura “Estação Livre”, pela qual o governo municipal vem se referindo à antiga rodoviária de integração, cujo nome oficial é Terminal Rodoviário César Guinle.

Aparentemente, contudo, não há motivo para pânico.

Qual o nome? (2)

O nome oficial continua valendo, e Estação Livre é apenas o nome não oficial - até porque não foi enviado à Câmara para aprovação - do novo aparelho cultural representado pelo espaço disponibilizado a iniciativas culturais ou de interesse comunitário, dentro justamente do Terminal César Guinle.

Parlamento juvenil

Já estão abertas as inscrições para a décima edição do Parlamento Juvenil.

Desde a última segunda-feira, 23, a 24 de junho, alunos do 1º e 2º ano da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, com idade entre 14 e 17 anos, podem se candidatar pelo site: www.parlamento-juvenil.rj.gov.br e começar suas campanhas dentro de suas próprias escolas.

Dia D

O processo de sensibilização do Parlamento Juvenil terá o seu ápice no dia 20 de junho, quando acontece o “Dia D de mobilização”.

Nesta data, haverá reunião, roda de conversa ou palestra sobre o Parlamento Juvenil em cada cidade do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de fazer com que todos os municípios sejam representados. A previsão é que este ano se batam todos os recordes, tanto de inscritos quanto de deputados eleitos.

Capacitação

Depois de eleitos, os jovens terão capacitações em outubro, tanto on line quanto presenciais, para auxiliá-los na elaboração de um projeto de lei próprio, que irão defender durante a semana que passarão em visita à Alerj em novembro.

Posteriormente, os seis projetos mais bem votados serão levados ao governador e podem se tornar leis estaduais.

De novo

Pela segunda vez neste ano, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro propôs ação contra o diretório fluminense do PMDB por causa do uso de suas inserções em rádio e TV em abril.

O partido, que já havia sido acionado por usar a propaganda partidária apenas para a promoção pessoal do prefeito Eduardo Paes, vai responder agora por descumprir a cota feminina naqueles programas (20% nas eleições de 2016 e de 2018; 10% nas outras).

Desdobramento

A PRE pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que condene o PMDB à cassação de um tempo cinco vezes superior ao da propaganda irregular.

Se o pedido for acolhido, a pena será aplicada em 2017, pois não há programa partidário em semestre com eleições. A legenda é a terceira a responder pela participação insuficiente de mulheres nas inserções (PPS-RJ e PTC-RJ se tornaram réus antes).

Fala, leitor! (1)

“Bom dia Massimo. Como está em voga o tema corrupção, divido contigo um caso sobre a H1N1. As pessoas vão às ruas lutar contra a corrupção, mas essas mesmas pessoas fingem estar grávidas para poderem tomar a vacina. É bem assim: várias funcionárias da minha empresa fizeram isso. E não para por aí. Uma amiga trabalha em um dos postos de vacinação e aplicou a vacina em toda a sua família e em todos os seus amigos, inclusive me ofereceu.”

Fala, leitor! (2)

“Pior: queria vir na minha empresa vacinar todos os meus 30 funcionários… Talvez seja por esse motivo que não tenha vacina para quem realmente precisa, para o público alvo. O povo critica o prefeito e o secretário de Saúde, mas ninguém sabe o real motivo para a vacina ter acabado. Este é um belo exemplo de corrupção que cometemos diariamente. Esse é o nosso povo, conhecido vergonhosamente no exterior pelo jeitinho.”

Mobilização

O primeiro seminário do programa SuperaRio, elaborado pelo gabinete do deputado estadual Wanderson Nogueira com vistas a estimular a recuperação econômica do estado, será realizado em Nova Friburgo no dia 13 de junho, e promete reunir um grande contingente de expoentes na política e na economia.

O encontro acontece na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a partir das 13h.

Equipe de peso

Entre os nomes confirmados estão o do ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa; do presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul, Darc Costa; e o do presidente da Alerj, Jorge Picciani.

Wanderson também espera trazer ao menos dez deputados estaduais para o evento, abrindo excelente oportunidade para que demandas friburguenses direcionadas à Alerj sejam apresentadas a quem é de direito.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.