Massimo — 24/09/2016

sábado, 24 de setembro de 2016

Para pensar
“Há três espécies de mentiras: mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas.”
Benjamin Disraeli

Para refletir
“A origem da mentira está na imagem idealizada que temos de nós próprios e que desejamos impor aos outros.”
Anaïs Nin

É racha?
Quem já jogou bola nos tempos de menino certamente está familiarizado com a expressão.
A qualquer momento no meio de uma partida — sobretudo se não houvesse a presença de algum adulto por perto — bastava que alguém gritasse a temida frase “É racha!” para que a anarquia fosse imediatamente instaurada, e as relações humanas naquele microcosmo recuassem à noite dos tempos.

Sem regras
Mordida, dedo no olho, voadora…
Literalmente valia de tudo.
De uma hora para outra, aquele amiguinho que horas antes havia almoçado na sua casa, agora seria o primeiro a chutar sua cabeça se você desse o azar de cair no chão.

Juiz da partida
Na fase adulta, a última semana da corrida eleitoral costuma representar o sucedâneo adulto (?) mais próximo do que era o racha na infância.
No entanto o colunista, esperançoso que é, gosta de acreditar que agora tem gente grande por perto.
Sua majestade, o eleitor.

Jogo duro (1)
O colunista registra com alívio o posicionamento da prefeitura, Alerj e Câmara Municipal com relação aos pesados interesses mobilizados com o intuito de construir três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em trechos do Rio Macaé, verdadeiro santuário ambiental de nossa região.
Felizmente, todas as três instituições citadas já manifestaram-se abertamente contra estas intervenções.

Jogo duro (2)
Na Assembleia estadual, o deputado Wanderson Nogueira já chamou atenção para o problema, tendo recebido apoio de vários pares para combater a iniciativa.
A prefeitura, por sua vez, divulgou release na manhã desta sexta-feira, 23, posicionando-se formalmente contra a intervenção, num posicionamento que pode ser decisivo, dada a boa relação do Executivo municipal com a Secretaria estadual do Ambiente, e a necessidade de autorização do Inea para que a obra saia do papel.

Jogo duro (3)
A Câmara Municipal também já se posicionou de forma contrária, a partir de leitura feita por Marcelo Verly de relatório enviado por membro do conselho consultivo da APA de Macaé de Cima sobre recente reunião entre as partes.
O parlamentar recebeu o apoio formal de vários colegas de plenário, e toda ajuda é mais do que bem-vinda.

Jogo duro (4)
Basta dizer, por exemplo, que as obras estão orçadas em aproximadamente R$ 600 milhões, e que um dos envolvidos é atual vice-presidente de Novos Negócios para América Latina da Samsung, diretor da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), e ex-ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no governo FHC.

Aspas
“Na verdade, esse projeto não compete à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. É uma concessão do governo federal e o que rege a legislação ambiental é de competência de um órgão do estado: o Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Sendo assim, não temos o poder de licenciamento, mas o posicionamento da prefeitura é contrário a construção dessas PCHs por se tratar de uma área de grande interesse ambiental e turístico”, afirmou Alexandre Sanglard, secretário de meio ambiente.

Segue
“Uma intervenção desse porte feita em uma área de proteção ambiental é muito delicada. No momento não temos nada de concreto, apenas prospecções. Ainda não fomos procurados oficialmente por nenhum órgão do governo federal nem do estado. A fase ainda é bem embrionária. A população também deve mostrar a insatisfação e futuramente podemos recorrer às esferas estadual e federal para mostrar a nossa insatisfação”.

Oportunidade (1)
A Alvorada Audiovisual vai oferecer oficinas práticas e criativas, mesas de debate e a itinerância do Cineclube Lumiar.
Dos dias 3 a 16 de outubro serão realizadas diversas atividades gratuitas “que buscam facilitar o acesso à capacitação técnica, aguçar o espírito crítico e sensorial sobre imagens e sons que nos rodeiam e trazer à tona o aprendizado fora da sala de aula”.

Oportunidade (2)
A agenda prevê exibições de filmes nacionais que não chegaram ao circuito das salas de cinema na cidade, mesas de debate com professoras da Universidade Federal Fluminense e oficinas realizadas por profissionais do audiovisual.
As inscrições podem ser realizadas através da página https://alvoradaaudiovisual.wordpress.com e todas as informações também estão na página do Facebook.

Banda na Praça
A Real Banda Euterpe Friburguense apresenta-se neste sábado, 24, em mais uma edição do projeto “Banda na Praça”, em parceria com a prefeitura através da Secretaria de Cultura.
A exibição acontece às 17h na Estação Livre, antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas, e para ela o maestro Nelson José da Silva Neto preparou um repertório que antecipa parte do que será mostrado no Concerto da Primavera (dia 8 de outubro no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, junto à Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro).

Diz aí, leitor
E a reforma no ensino médio, hein?
O que o leitor pensa a respeito?
Opiniões são bem-vindas.

Tem que acabar
 Massimo se une aos que oram, rezam, protestam, atuam ou enviam pensamentos positivos pelo fim da carnificina na Síria.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.