Massimo — 23/07/2015

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Massimo230715

 

Missão cumprida (1)

E o sobrevivente finalmente descansou.

Aleksander Henryk Laks, uma das principais vozes a dar testemunho sobre os horrores do Holocausto em todo o mundo, fez sua passagem nessa terça-feira, 21, indo reencontrar os inúmeros parentes e amigos que perdeu durante a guerra.

Missão cumprida (2)

Ao longo dos últimos 70 anos o polonês naturalizado brasileiro foi incansável no cumprimento da promessa feita ao pai, de jamais deixar que as pessoas se esquecessem do que aconteceu naqueles anos terríveis, e do quão baixo um homem pode descer no trato a outro homem.

Sua missão foi cumprida com louvor.

Missão compartilhada

Por três vezes o Sr. Laks veio a Nova Friburgo transmitir sua mensagem de amor e tolerância à nossa privilegiada população. Em especial aos estudantes.

A última delas, bastante recente, foi em março deste ano, e incluiu uma emocionante homenagem no plenário da Câmara Municipal.

Agora, a todos que ouviram sua mensagem, cabe o dever de passar seus ensinamentos às gerações seguintes.

Aspas (1)

“Morre a matéria, fica a história, fica a dignidade, fica a honra, a bravura. Fica o amor em forma de gente. Comigo carrego a honra de ter beijado, abraçado, conversado e chorado com sua luta pela vida em meio ao Holocausto.”

Rafael Bastos, professor de História.

Aspas (2)

“Laks foi um jardineiro da esperança. Superou dores imensas para convertê-las em mensagem de paz, respeito ao outro, tolerância, amor à família... Não tê-lo mais fisicamente entre nós constitui-se num vazio tão profundo quanto a marca que seu relato de vida deixa em nós. Seu olhar, inesquecível, sua ternura incomparável. À comunidade judaica, em especial, minha mais sincera condolência.”

Pierre Moraes, presidente da Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara Municipal.

Homenagens em vida (1)

Num dia em que, além do Sr. Laks, Nova Friburgo também pranteou a perda da querida e guerreira Maria Helena Malhard Breder — esposa de Moacyr Breder e mãe dos professores Gisele e Wanderson Breder, e também do programador Wellison, um dos fundadores da Friweb — o prefeito Rogério Cabral encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de emenda à Lei Orgânica que busca abrir a possibilidade de “homenagear pessoa viva, pelos seus relevantes serviços prestados à municipalidade, desde que através de expressa autorização do Poder Legislativo”.

Homenagens em vida (2)

Caso a emenda venha a ser aprovada pelo Legislativo — e a expectativa é de que seja — o primeiro homenageado deve ser o ex-prefeito Heródoto Bento de Mello.

A intenção de Rogério Cabral é que a nova usina de asfalto seja batizada com seu nome.

A conferir.

Orgulho friburguense

Durante o 22º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro (Ciorj 2015), realizado no último fim de semana, cerca de 900 trabalhos foram apresentados.

E um deles, desenvolvido pelo professor Edgard Poiate do IPRJ/Uerj e pela professora Isis Poiate da UFF/NF, ficou em segundo lugar.

Para quem viu tantas gerações de friburguenses deixando a cidade para estudar, parece um sonho que, atualmente, professores de duas das mais respeitadas universidades do País possam trabalhar em conjunto sem sair de Nova Friburgo.

Segue

No congresso também foi lançada uma broca odontológica patenteada há 4 anos, desenvolvida por pesquisadores de USP, UFF, Uerj e da empresa Medical Burs.

Com ela é possível realizar o desgaste e o ajuste oclusal mais rápido e melhor, devido à dupla conicidade, em vez de se usar várias brocas.

Pela Uerj participou a Prof. Kátia Dias (hoje aposentada) e o Prof. Edgard. Todos os inventores cederam os royalties às respectivas universidades.

Por falar na Uerj

E já que falamos no Instituto Politécnico, cabe também informar que a direção do campus friburguense da Uerj tem até o dia 31 de julho de 2015 para fazer a nomeação da Subcomissão Eleitoral que, subordinada à Comissão Eleitoral Geral da Uerj,  atuará nas eleições para diretor e vice-diretor do IPRJ, reitor e diretor do CTC.

A Subcomissão Eleitoral é composta por cinco membros. Um docente, um servidor técnico administrativo, um aluno, um integrante indicado pela direção e um integrante indicado pelo conselho departamental.

Oportunidade

No campus de Nova Friburgo do Cefet há uma vaga para  profissionais com Licenciatura em Química.

O processo seletivo simplificado também oferece vagas para os campi Maracanã, Nova Iguaçu e Angra dos Reis.

O edital pode ser visto na página do Cefet-RJ na internet.

Pode isso?

O leitor Renato Borges Ribeiro fotografou, no início da noite desta terça-feira, 21, um cabo, entre dois postes, erguido quase na altura da cabeça dos pedestres que caminham em frente à agência do Banco do Brasil, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro.

“Um absurdo! Não dá para saber se são fios de eletricidade ou outra coisa. O que sei é do medo de encostar e levar um choque”, desabafou.

Presença da ausência

Tocada pela ausência do Sr. Cereja, a comerciante Luciana Silva, da Atração Lanches, tomou a iniciativa de colar um cartaz com uma mensagem de carinho para o baleiro que há mais de duas décadas vendia doces no mesmo ponto da Avenida Alberto Braune.

A homenagem não apenas chamou a atenção de quem passava pelo local, como também emocionou muita gente.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.