MASSIMO - 21/04/2015

segunda-feira, 20 de abril de 2015

SAÚDE EM PAUTA

A gestão da saúde pública continua a dominar a principais pautas em Nova Friburgo.

Na última sexta-feira, 17, por exemplo, não se passaram duas horas entre o fim da coletiva de imprensa convocada pela Comissão Especial de Investigação da Câmara e o momento em que o vereador Cláudio Damião protocolou a proposta de CPI para investigar a gestão da pasta.

COLETIVA

A entrevista de Christiano Huguenin e Ceará, aliás, reservou ao menos três surpresas.

A primeira delas foi o anúncio de que o relatório de atividades da CEI será antecipado já para a próxima sessão ordinária, quinta-feira, dia 30 deste mês.

Para quem não sabe, a comissão tinha 90 dias, renováveis por igual período, para concluir suas atividades. E fará isso em apenas 36.

SURPRESAS

A segunda surpresa veio com a informação de que o relatório final recomendará a abertura de uma CPI para investigar a gestão da Saúde.

Que, vale dizer, não precisa necessariamente ser a proposta e já protocolada por Cláudio Damião, assinada por Professor Pierre, Zezinho do Caminhão, Gabreil Mafort, Wellington Moreira e Cigano, além dos próprios Huguenin e Ceará.

NÃO PERCA A CONTA

Ou seja, neste momento existe a insólita possibilidade de que não uma, mas duas CPIs sejam instauradas para investigar nossa saúde.

CORRIDA CONTRA O TEMPO

Não por acaso Cláudio Damião teve o cuidado de dar andamento à tramitação da proposta de sua autoria, respaldada por mais de 12 mil assinaturas populares.

Da mesma forma, também é fácil compreender a rapidez da Comissão Processante ao anunciar a conclusão de seu relatório muito antes do esperado, tão logo julgou ter se deparado com fatos determinados para a abertura de uma CPI.

Não custa lembrar, afinal, que o presidente da Câmara tem a prerrogativa de alterar a qualquer momento a composição deste tipo de comissão.

CHAPA QUENTE

Para quem suspeitava que a CEI seria chapa branca, ela tem se revelado chapa quente, isso sim.

E a promessa é de que o relatório seja bastante contundente.

A conferir.

A VAQUINHA

A terceira surpresa, por fim, acabou sendo a mais inusitada de todas.

Diante da falta de insumos básicos e emergenciais no Raul Sertã, cuja aquisição através de processos licitatórios não pode ser verificada, tanto Ceará quanto Huguenin anunciaram a doação de seus próximos salários para a compra de materiais.

E disseram que vão propor o mesmo ao prefeito Rogério Cabral e aos demais vereadores.

POLÊMICA (1)

De imediato, alguns parlamentares torceram o nariz.

Lembraram que os recursos existem, são abundantes, e apenas precisam encontrar de maneira rápida e eficaz as demandas observadas na outra ponta do sistema.

Faz sentido.

POLÊMICA (2)

Ceará e Huguenin, por sua vez, argumentam que a situação a que se referem é emergencial, e mesmo uma solução costurada neste momento ainda iria demorar a reduzir o sofrimento da população.

Também faz sentido.

SUSTO

Um princípio de incêndio assustou quem passava pela Avenida Alberto Braune na tarde desta segunda-feira, 20. Felizmente, no entanto, tudo não passou de um susto.

Uma moradora da cobertura do Edifício Tânia, dentro da Galeria São José, esqueceu uma panela no fogão aceso ao sair.

PRONTIDÃO

Acionados, bombeiros chegaram rapidamente com duas ambulâncias e um caminhão de combate a incêndios. O fogo foi rapidamente controlado e não houve feridos nem a necessidade de interdição do edifício.

O trânsito também não foi afetado.

REFORÇO

O timaço de professores do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, braço da Uerj em Nova Friburgo, recebeu importantes reforços.

Nove ao todo, para ser mais preciso.

Entre os novos integrantes estão especialistas renomados em grafeno, educação matemática, interative storytelling, entre outros saberes.

Sejam bem-vindos!

VELHO CHICO

Por ser o único parlamentar da legislatura de 1989 que continua a ser vereador, coube a Francisco de Barros o papel de ciceronear os antigos companheiros durante a sessão solene da última quinta-feira, que celebrou os 25 anos desde a entrada em vigor da Lei Orgânica Municipal.

BOM HUMOR

E o irreverente Chico o fez com seu habitual bom humor.

Ao reverenciar os amigos que junto a ele elaboraram nossa lei maior, fez questão de brincar: “Mas eu sou mais esperto do que vocês, porque ainda estou aqui”.

O plenário caiu na gargalhada.

TUDO LIBERADO

Só para lembrar, o comércio friburguense está liberado para funcionar nos dois feriados desta semana.

Portanto, bom descanso a quem estiver de folga, e boas vendas a quem trabalhar.

Foto da galeria
Susto na Avenida Alberto Braune (Bruno Menezes/A Voz da Serra)
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.