Massimo — 20/11/2015

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Paizão quebrado (1)

A quinta-feira, 19, mal tinha amanhecido e o prefeito Rogério Cabral já enviava uma mensagem ao Massimo repercutindo a notícia de que o governo estadual anunciou a suspensão do pagamento de todos os seus fornecedores.

Notícia alarmante, mas previsível.

É como diz o dito popular. Está ruim para todo mundo, mas para o Rio está pior.

Paizão quebrado (2)

E não é para menos.

Afinal, além de sentir como qualquer outro estado os efeitos da crise econômica e política federal, a economia fluminense ainda absorveu a maior parte do impacto causado pela redução dos royalties, vinculados ao valor do barril do petróleo, e também com o endividamento da Petrobras e a quebra do Grupo X, de Eike Batista.

Que ninguém se engane: a situação é pior do que se diz.

Paizão quebrado (3)

O calote aos fornecedores foi anunciado como medida extrema para pagar aposentados e pensionistas, num cenário em que o Rioprevidência acumula rombo de R$ 2 bilhões e o 13º salário dos servidores ainda não está garantido.

Aí já viu: quando o cinto apertou, o “Paizão”, como costuma ser chamado por aqui, cortou a mesada da turma toda.

Mas...

Quem compareceu ao recente lançamento do livro “Uma agenda para o Rio de Janeiro”, teve oportunidade de ouvir alguns dos mais respeitados estudiosos do urbanismo no Brasil afirmando que o estado não aproveitou da melhor forma as vacas gordas dos últimos anos, tendo deixado de investir em estruturas estratégicas que poderiam dar robustez à economia e garantir maior sustentação e longevidade ao ciclo de prosperidade.

Uma pena.

Orçamento municipal

Os números finais do orçamento municipal para 2016 ainda não são conhecidos, uma vez que a contínua redução no volume de repasses federais e estaduais pode demandar uma atualização (para baixo) dos valores já enviados à Câmara.

Mas uma coisa é certa: a votação do novo orçamento está marcada para o dia 8 de dezembro, uma terça-feira.

Sessões itinerantes

Ainda sobre a Câmara Municipal, também é possível confirmar a realização de duas sessões itinerantes nos dias 1º e 3 de dezembro, em Olaria e Conselheiro Paulino, respectivamente, em locais ainda a serem definidos.

O objetivo é debater junto às comunidades aspectos finais do novo plano diretor.

Correção

Quem observou essa foi a competente colega Luciana Thomaz, da InterTV.

O Massimo cometeu um erro de digitação ao se referir à lei municipal do vereador Professor Pierre que proíbe o asfaltamento da antiga linha férrea.

Onde foi escrito lei 4.107, leia-se 4.017.

O colunista agradece à amiga pela ajuda.

Justificativa

O vereador Zezinho do Caminhão entrou em contato com o Massimo para explicar por que irá votar contra a proposta que a Prefeitura enviou à Câmara, relativa à possibilidade de financiamento de R$ 12 milhões junto ao Banco do Brasil para investimentos na modernização da gestão da saúde pública municipal.

“O governo vive reclamando da ‘herança maldita’ que recebeu em forma de dívidas dos governos anteriores. Por isso, não posso concordar que a próxima administração tenha que arcar com estes custos, somados aos da usina de asfalto.”

Respeito e gratidão

O Centro Cultural Afro Brasileiro Ysun-Okê a a colônia Pan-Africana convidam para o hasteamento da bandeira Pan-Africana em homenagem ao Dia Nacional de Conscientização Negra, celebrado sempre no dia 20 de novembro.

O evento acontece pontualmente às 10h desta sexta, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Aos companheiros de origem africana, todo o respeito e a gratidão histórica em nome da equipe de A VOZ DA SERRA.

Sabor serrano (1)

Neste fim de semana, dos dias 20 e 21, a cerveja artesanal Ranz Bier representará Nova Friburgo no Mondial de La Biere, que acontece no Pier Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro..

Produzida em Lumiar seguindo padrões de sustentabilidade, a Ranz será degustada em sua versão Capineira, descrita pelo fabricante como “leve e refrescante. Clara e de alta fermentação, de cor âmbar, puro malte e elaborada com ingredientes orgânicos. Seu frescor vem do capim limão. É uma cerveja com toque exótico e ecologicamente correta”.

Sabor serrano (2)

A Capineira concorre na categoria cervejas do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro, que já está em sua terceira edição.

E também estará no estande da Rota Cervejeira, o nascente roteiro turístico serrano, que passa pelas cervejarias artesanais de várias cidades.

Nova direção (1)

Desde o último dia 1º a Energisa em Nova Friburgo tem novo diretor-presidente.

O engenheiro eletricista, Eduardo Alves Mantovani, assumiu o cargo, em substituição a Gabriel Alves Pereira Junior, que passou a diretor-presidente da Energisa Sul Sudeste.

Fernando Lima Costalonga, engenheiro eletricista de 33 anos, assumiu a Diretoria Técnica Comercial.

Nova direção (2)

A Energisa Soluções também passou por processo de remanejamento interno.

Desde o último dia 16 o engenheiro Flávio Marqueti é o novo diretor-presidente da empresa.

Ao mesmo tempo, o atual gerente de Construção e Manutenção da Distribuição de Sergipe, Bruno Margato, assume a Diretoria de Operações.

Pablo Calderon, que está à frente da Diretoria Comercial desde do ano passado e que vinha conduzindo interinamente a área de operações, completa a diretoria.

Eletricidade gratuita

E já que tangenciamos o fornecimento de energia, a novidade é que tem gente, vejam só, distribuindo eletricidade gratuitamente!

Não aqui, claro, mas no Texas, onde fazendas de geração eólica estão diante de tanta abundância que começaram a distribuir de graça.

Por aqui, a previsão é de que a conta este mês chegue 15,99% mais salgada que no mês anterior...

Ainda bem que na serra (ainda) não se usa muito ar condicionado, né não?

Ruim até o fim

O malogrado “calombo” do quilômetro da RJ-116 é mesmo um daqueles personagens “carne de pescoço”, que dá dá trabalho até na hora de morrer.

Na tarde desta quinta-feira, 19, véspera de feriado, os engarrafamentos nos dois sentidos da rodovia - operada em sistema “pare e siga” - avançavam por vários quilômetros, a ponto de haver vendedores ambulantes e de motoristas de ônibus deixarem os passageiros seguirem a pé.

Depois de tanto transtorno, resta esperar que a obra corte definitivamente o mal pela raiz.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.