Massimo — 20/10/2016

quinta-feira, 20 de outubro de 2016
Foto de capa

Alô, papais
Como dizia o antigo comercial, não basta ser pai, tem que participar.
E na Câmara Municipal de Nova Friburgo foi aprovada no último dia 18 de outubro, em primeira discussão, por unanimidade, uma emenda à Lei Orgânica que aumenta a licença-paternidade de 5 para 30 dias.
Um mês para os pais viverem os fardos e alegrias destes momentos únicos da vida.
A iniciativa foi dos vereadores Professor Pierre, Cláudio Damião e Gabriel Mafort.

Simulado prorrogado
O prazo para fazer o último simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado para o dia 23 de outubro. 
As provas ficariam disponíveis somente até domingo passado, 16.
Agora, os estudantes têm mais uma semana para testar os conhecimentos. O simulado pode ser acessado na plataforma Hora do Enem.
Este é o quarto e último simulado que ocorre antes das provas do Enem, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. 

Friburguense em Paris (1) 
A artista plástica friburguense Denise Berbert foi convidada para participar da exposição no Salon Internacional d’Arte Contemporain, no Carroussel du Louvre, em Paris. A mostra acontece neste sábado, 22, e domingo 23. 

Friburguense em Paris (2)
Denise Berbert nasceu em 1965 em Nova Friburgo, mas mora em Niterói. 
Apaixonada pelas tintas e telas desde criança, ela leva no currículo exposições em diversas cidades brasileiras, norte-americanas, como Miami e Nova York, e em Wesel, na Alemanha. 
Parabéns, Denise!

Calorão e falta de água (1)
Em meio ao calor de mais de 30°C nos últimos dias, leitores escreveram ao colunista para reclamar que faltou água na terça, 18, em Conselheiro Paulino. 
A falta de água começou a ser percebida à tarde e muitos ficaram à míngua durante a noite inteira. 
Imagina? 

Calorão e falta de água (2)
A Águas de Nova Friburgo afirmou que o desabastecimento foi provocado pela paralisação do sistema Rio Grande de Cima para manutenções emergenciais na estação de tratamento. 
“O serviço foi iniciado às 7h30 e concluído às 11h30. A normalização do abastecimento demanda um pouco mais de tempo, principalmente nas regiões mais altas, que no início da madrugada já estavam sendo atendidas”, informou a concessionária.

Sem hidrelétricas no Rio Macaé (1)
Apesar de a Alupar Investimentos S.A. ter desistido de continuar com o projeto de construção de três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Macaé, conforme a manchete desta edição, a Câmara Municipal manteve a reunião para discutir o assunto. 
O encontro acontecerá nesta quinta-feira, 20, às 17h30, aberto a toda a população. 

Sem hidrelétrica no Rio Macaé (2)
Outro evento que ainda está de pé é o Sarau Participativo em Defesa do Rio Macaé, em Lumiar. 
Será neste sábado, das 16h às 18h30, com diversas manifestações artísticas e esclarecimentos de dúvidas sobre o projeto.
Nunca é demais aproveitar as oportunidades para celebrar a importância do Rio Macaé para todos nós.

Sem hidrelétrica no Rio Macaé (3)
Com a polêmica causada pela construção de hidrelétricas no Rio Macaé, aí está uma boa notícia.
Entre os programas do governo federal para promover a segurança hídrica do país, o Programa Produtor de Água, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), tem ganhado destaque.
O programa funciona por meio de adesão voluntária de produtores rurais que se proponham a adotar práticas e manejos conservacionistas em suas terras para conservação de solo e água.
Com o objetivo de reduzir a erosão e o assoreamento de mananciais no meio rural, a iniciativa propicia a melhoria da qualidade da água e o aumento das vazões médias dos rios em bacias hidrográficas de importância estratégica para o País.
Para participar do Programa Produtor de Água, é necessário os interessados ficarem atentos aos editais lançados pela ANA. 

Friburgo na Casa Cor
A empresa friburguense SCA está no maior evento de decoração da América Latina.
Trata-se do Casa Cor, edição Rio de Janeiro, que acontece até 20 de novembro na bela Residência Celso Rocha Miranda, na Rua Marquês de São Vicente, na Gávea.
Serão três ambientes do evento nos quais a empresa de Ronaldo Lo Bianco estará presente.

Lá vem o calote (1)
Uma loja friburguense que faz vendas virtuais de produtos personalizados para noivas tem dado o que falar na internet. 
E de forma nada positiva. 
Organizar um casamento não é tarefa das mais fáceis e tampouco das mais econômicas, principalmente quando um fornecedor deixa o cliente na mão. 

Lá vem o calote (2)
O motivo para o caos é que a empresa tem sido acusada de ludibriar casais.
Ela oferece o produto, solicita o pagamento e promete o envio, mas os itens nunca chegam. O caso já virou assunto de polícia. 
Enquanto isso, o site da empresa aparece em manutenção e a página no Facebook está totalmente vazia.

Transparência (1)
Novo projeto de lei sobre transparência para a gestão municipal foi protocolado na terça-feira, 18, na Câmara, pelo vereador Cláudio Damião, e deverá ser votado nos próximos dias. O projeto prevê prestação de contas de entidades que recebem verbas públicas do governo municipal. 
Autor de três leis sobre a questão, Damião propõe que entidades, instituições e ONGs sejam elas consideradas de utilidade pública ou não, serão obrigadas a publicarem, bimestralmente, seus gastos com fornecedores, prestadores de serviços e empregados em sites da internet.

Transparência (2)
Se aprovada, a lei diz que “o não cumprimento da norma acarretará a suspensão dos repasses públicos”.
Para Cláudio Damião, ter transparência nas ações da administração pública é fundamental para o desenvolvimento de um município. “Leis que versam sobre esse tema são ferramentas de suma importância para que a sociedade possa acompanhar os gastos e saber como e onde os recursos são aplicados”, complementou. 

Chope (1)
Essa é para a turma que não dispensa um chopinho gelado e de quebra, muita animação. No próximo dia 29, sábado, o Nova Friburgo Country Clube vai promover mais uma edição da tradicional Festa do Colonizador. 
A Brasil Kirin, empresa cervejeira que mantém parceria com o clube, manda avisar que o chope Eisenbahn — quem bombou este ano na October Fest de Blumenau este ano — será liberado durante toda a festa. 
O agito ficará por conta do som eclético da banda LG e os Filhos do Zé. 

Chope (2)
Quem comprar o ingresso da festa terá direito a um caneco de alumínio original da Eisenbahn.    
Os convites saem a R$ 100 para sócios e convidados (desde que na mesma mesa) e a R$ 130 para não sócios. Podem ser pagos em até duas vezes sem juros nos cartões de crédito. A venda de mesas de seis e oito lugares começa amanhã, 21, na secretaria do clube.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.