Massimo — 20/05/2016

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Para pensar
“Cinicamente dispostas estão estas épocas de gestos vazios e de fraseologia refinadamente tramada, em que sob cada palavra oficial se ocultam reservas privadas”
Peter Sloterdijk

Para refletir
“Um demagogo pensa na próxima eleição; um estadista, na próxima geração.”
James Freeman Clarke

Memória preciosa (1)
Na tarde desta quinta-feira, 19, um grupo intitulado "Amigos do João" foi recebido pelo prefeito Rogério Cabral, por articulação do vereador Gustavo Barroso.
Liderado pela querida professora de francês Belkiss Lopes, o grupo presta homenagem ao saudoso João Carlos Cortês Teixeira, filho do ex-deputado Messias de Moraes Teixeira, e importante liderança estudantil no difícil momento político daqueles anos.

Memória preciosa (2)
O grupo conta também com as participações de amigos do ex-vereador, professor, advogado e poeta, entre os quais Maurício Bohrer; Elisabeth Souza Cruz/UBT-NF e Girlan Guilland/Real Banda Euterpe Friburguense.
Juntos, levaram ao prefeito pedido de autorização para que no dia 24 de junho seja inaugurada uma placa referencial no banco da praça Getúlio Vargas em frente à Rua Ernesto Brasílio, registrando aquele que foi o ponto de encontro dos chamados amigos da "Turma do Galeria Bar", a partir da década de 1970.

Memória preciosa (3)
Os amigos também têm a intenção de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito pelo Gama, através do saudoso Jaburu e da banda Euterpe, com a instalação de placas em locais ligados a personagens históricos da cidade.

Memória preciosa (4)
Uma da ideias, aliás, seria uma espécie de circuito Villa-Lobos, incluindo o edifício Gustavo Lira (Rua Augusto Spinelli, onde era o Theatro Dona Eugênia, de sua estreia); Edifício Mary's (esquina da Farinha Filho com Praça Getúlio Vargas, onde funcionava o Cine Odeon, palco de seu segundo concerto na cidade); e o edifício Sanjaya (Rua General Osório, 88, onde era a residência do maestro Homero de Sá Barreto, na qual Villa-Lobos ficou hospedado em sua estadia na cidade).

Reformando a Sala
Em reunião com o prefeito Rogério Cabral na última sexta-feira, 13, empresários, secretários e representantes do Sebrae anunciaram que a Sala do Empreendedor vai passar por um reposicionamento estratégico, com o objetivo de tornar o empreendimento um modelo para todo o estado.
O plano de reestruturação está previsto para durar seis meses e será todo feito e custeado pelo escritório regional do Sebrae, com início previsto para o dia 6 de junho.

Aspas
“O nosso projeto sempre foi fazer com que a nossa sala seja uma das melhores de todo o estado, tanto que pegamos um espaço nobre para alocá-la. Esse trabalho só vai fazer com que o empreendimento melhore e cresça e que possamos dar um melhor retorno aos micro e pequenos empresários da cidade”, avaliou o prefeito Rogério Cabral.

Real como a cidade (1)
Na tarde de quarta-feira, 18, a direção de A VOZ DA SERRA - representada por Adriana Ventura e Gabriel Ventura Braga - foi recebida por diretores da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense: o presidente Paulo Benitez da Silva, o vice-presidente administrativo, Francisco de Assis da Silva e o assessor de comunicação, Girlan Guilland.

Real como a cidade (2)
Durante o encontro, os diretores da banda confirmaram a decisão de alterar o nome da agremiação musical, que passa a se chamar “Real Banda Euterpe Friburguense”, acompanhando a recente decisão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que oficializou o título de “Nova Friburgo como Cidade Real”.

Real como a cidade (3)
De acordo com o presidente Benitez, “como instituição de origem monárquica, que teve o Conde de Nova Friburgo como seu primeiro presidente, nada mais adequado que a Euterpe fazer essa homenagem às suas origens e às do município, prestes a completar seus dois séculos de fundação”.

Pontão
Conforme havia sido prometido, o novo ponto de ônibus onde funcionava a antiga rodoviária urbana foi aberto ao uso nesta quinta-feira, 19.
E aí, o que os leitores acharam?
Opiniões são bem-vindas.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.