Massimo — 20/01/2017

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Para pensar

“A gratidão é a virtude das almas nobres.”

Esopo

Para refletir

“Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons.”

Cícero

Exemplo (1)

Quem chama atenção para o fato é o amigo César Raibert, tantas vezes citado pela coluna pelos melhores motivos, confirmando mais uma vez que pessoas de bem fatalmente serão fontes para divulgar iniciativas interessantes.

Desta vez, a dica é a respeito do trabalho que vem sendo realizado por Solange Barbosa Soderling para divulgar em redes sociais as preciosas raízes de Nova Friburgo.

Exemplo (2)

O trabalho é tão relevante, a rigor, que basta acrescentar o código “/200anos” ao endereço do Facebook para ser direcionado a uma das páginas mantidas por ela, com informações que passeiam por genealogia, história e costumes que remontam à nossa gênese, agregando um tesouro de raro valor para todos os que amam esta terra.

A Solange, todo o reconhecimento e a gratidão deste jornalista.

Vai lá!

Para quem quiser conhecer parte deste material, basta visitar uma das seguintes páginas: https://www.facebook.com/osgerhard/ ou https://www.facebook.com/200anos/ .

Aliás, faça melhor: invista seu tempo virtual em boas fontes e visite as duas.

Por falar nele...

E já que falamos em César Raibert, é com profundo constrangimento que o Massimo informa que ele - principal responsável pelo resgate genealógico de todos os descendentes de suíços e alemães que aqui vivem, e igualmente responsável pela preservação ambiental de enorme área verde em Lumiar - ainda não conseguiu homenagear seu ancestral João Carlos Reibert emprestando seu nome a um logradouro público.

Francamente, é uma vergonha.

 

Injustiça

A luta já se prolonga desde maio de 2013, em comum acordo com o Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, e contou com aprovação pela Câmara friburguense em abril de 2014, mas até agora nada se concretizou.

Será que no atual governo essa tão merecida e pequena homenagem sai do papel?

Para ouvir melhor (1)

Repetidas vezes o Massimo tem falado sobre as agressões que os ouvidos friburguenses vem sofrendo, noite após noite, por pessoas que aparentemente não têm nada melhor para fazer do que atrapalhar a vida e o sono de quem não está aqui para perder tempo com carros e motos mais barulhentos que velozes.

Hoje, felizmente, a coluna tem o prazer de falar sobre um tema que vai na contramão deste problema, ao nos dar a chance de aproveitar o privilégio da audição do jeito certo.

Para ouvir melhor (2)

Nesta sexta-feira, 20, a banda Euterpe Lumiarense sopra 126 velinhas, com o vigor da juventude.

E na festa da instituição secular, quem ganha o presente somos nós.

Às 18h30, a data será celebrada com a apresentação do grupo musical Quinteto Arte Itinerante, na Praça Carlos Maria Marchon, em Lumiar. E, uma hora mais tarde, a própria banda se apresenta no mesmo espaço, gratuitamente.

Para ouvir melhor (3)

Os festejos também têm o propósito de homenagear o sanfoneiro de oito baixos José Schwualb.

Neste sábado, 21, haverá um tributo às 17h30 ao músico na sede da banda, na Praça Levy Ayres Brust, também no centro de Lumiar.

E às 18h os presentes poderão assistir a uma palestra e ao filme “Com respeito aos oito baixos”, de Léo Rugero.

Para ouvir melhor (4)

Em seguida, no dia 22, novamente na sede da instituição, Agenor de Oliveira ministra a palestra “Noel Rosa: um rapaz folgado”.

E por fim, no próximo dia 27, também na Praça Levy Ayres Brust, será inaugurado às 19h o Cine Memória, com o filme “Narradores de Javé”, dirigido por Eliane Caffé.

Não faltam boas opções, portanto.

Providência (1)

O colunista teve acesso a trechos do documento que em linhas gerais será o novo Regimento Interno da Câmara Municipal, e pode dividir com os leitores a satisfação por ver que - coisa rara! - a tarefa foi executada pelas mãos certas.

Não apenas do vereador Professor Pierre - que, justiça seja feita, perdeu muitas horas de sono movido apenas pelo comprometimento que lhe é inegável -, mas também por todos que o ajudaram nesta empreitada.

Providência (2)

A saber: o advogado Filipe Saturnino; o professor e assessor parlamentar Rafael Bastos; o servidor Hugo Lontra; o procurador da Câmara, Rodrigo Ascoly; e a advogada Célia Maria Crespo de Campos.

A todos os devidos parabéns.

O documento representa um inegável avanço aos trabalhos da Casa Legislativa.

Palavra final

Com o Massimo, a palavra final é do leitor.

“Na coluna de quarta-feira, 18, faltou mencionar as lojas que colocam som em seus estabelecimentos comerciais. Um horror de mal gosto. Friburgo não merece.”

O comentário foi enviado por Ângelo Cezar Jachelli.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.