Massimo — 18/08/2016

quarta-feira, 17 de agosto de 2016
Foto de capa

Boa iniciativa
Não é apenas o movimento #ForaTemer que está ganhando as ruas de Friburgo.
Cartazes pedindo o fim da cultura do estupro também estão sendo afixados nos postes.
Gente, já deu, né? Mulher é pra ser tratada com carinho e respeito, e não como objeto.
Assédio sexual é crime. Portanto, se vir alguém nessa situação, denuncie ligando para o número 180.

Apagão (1)
A queda de energia no início da tarde de ontem, 17, deixou muita gente chateada na cidade.
Só que desta vez não foi somente pela inconveniência de ficar poucos minutos “no escuro”, e sim pelo fato de que durante o apagão, a seleção brasileira marcou o segundo gol na partida contra Honduras na Rio 2016.
Pelo menos, ainda deu pra ver os outros gols na grande vitória da seleção por 6 a 0.
Ainda bem que o apagão desta vez foi fora de campo.
Que venha a Alemanha! 

Apagão (2)
Em nota oficial, a Energisa confirma que a “interrupção no fornecimento de energia elétrica nesta quarta-feira, 17 de agosto, por volta das 13h20, em Nova Friburgo, foi ocasionada por uma falha de fornecimento de energia, por parte da empresa responsável pelo suprimento da energia que chega à Energisa em Nova Friburgo e abastece a região”.

Curiosidade eleitoral (1)
Dos 29 candidatos do Partido da Mulher Brasileira (PMB), apenas dez são mulheres, cerca de 35% do total.
Considerando que as mulheres são 52% do eleitorado friburguense, percebe-se que nem mesmo no partido supostamente “delas”, as mulheres conseguem ser adequadamente representadas. 

Curiosidade eleitoral (2)
Segundo maior partido do Brasil, o PT, atualmente mergulhado em escândalos em nível nacional, não conseguiu convencer muitos a levantar a bandeira da sigla em Nova Friburgo.
Serão apenas dois candidatos concorrendo pelo partido, que até recentemente tinha dois representantes na Câmara Municipal e, atualmente, após mudanças partidárias, já não tem mais nenhum.
Será o fim?

Hungria
O presidente da Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara Municipal, vereador Professor Pierre, recebeu convite oficial do embaixador extraordinário plenipotenciário (eita!) da Hungria no Brasil, Norbert Konkoly, para a recepção em comemoração à fundação do estado húngaro.
O evento acontecerá na Casa da Hungria, às 19h45 na próxima sexta-feira, 19, e também contará com a presença do atual primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. 

Prefeitura
Amanhã, 19, é celebrado o centenário da criação da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.
Segundo nosso conhecedor de causos da cidade, Girlan Guilland, a criação da instituição tem uma história bastante peculiar, resultado de uma briga entre duas notórias figuras políticas do início do século passado. 

Sacolas plásticas (1)
Pode ter passado despercebido, mas no início do mês foram divulgados dados referentes ao uso de sacolas plásticas na Inglaterra após a introdução de uma taxa de 5 pence (pouco mais de R$ 0,20) por sacola.
Nos primeiros seis meses após a nova lei entrar em vigor, a utilização de sacolas plásticas caiu 83%. 

Sacolas plásticas (2)
E para quem acha que os números podem ser uma anomalia, basta olhar para exemplos de outros países das ilhas britânicas.
Medidas equivalentes no País de Gales (2011), Irlanda do Norte (2013) e Escócia (2014) tiveram uma redução de 76%, 71% e 80% respectivamente no primeiro ano após a introdução da taxa.

Sacolas plásticas (3)
Segundo o ministério do Meio Ambiente, o Brasil consome 1,5 milhão de sacolas por hora, um volume gigantesco que gerando o equivalente a cerca de 10% de todo o lixo produzido no país.
Deixar de colocar bilhões de sacolas plásticas por ano no meio ambiente certamente seria um grande ganho para a natureza.
E já está comprovado que existem medidas muito eficazes para se chegar a uma redução drástica na utilização destas.
Basta vencer velhos hábitos e ter vontade para fazer acontecer.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.