Massimo — 18/01/2017

terça-feira, 17 de janeiro de 2017
Foto de capa

Para pensar

“A sorte não existe. Aquilo a que chamas sorte é o cuidado com os pormenores.”

Winston Churchill

Para refletir

“Cuidar dos interesses dos nossos vizinhos é essencialmente cuidar do nosso próprio futuro.”

Dalai Lama

Trabalho em equipe (1)

Na tarde de segunda-feira, 16, pouco após o fechamento da coluna, a diretora do Ciep Glauber Rocha, Renata Amaral, recebeu telefonema do deputado estadual Comte Bittencourt.

Comte tinha acabado de falar com o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, e tinha sua promessa de que a unidade continuará a integrar a rede estadual de ensino, embora não mais em período integral.

Trabalho em equipe (2)

Todo este episódio nos fornece um exemplo precioso de engajamento popular bem direcionado, motivado pelos interesses certos, e fazendo uso de argumentos e sentimentos legítimos, em vez de violência ou teatralidade.

Disposta a lutar pela continuidade do Ciep, a comunidade do Glauber Rocha se mobilizou em várias frentes, e levou o problema ao conhecimento dos deputados através de um discurso histórico, feito pela aluna Elaine Melchiades, agora no 3º ano do ensino médio.

Trabalho em equipe (3)

Os deputados abraçaram a causa e, repetidas vezes impulsionados pela determinação popular, finalmente conseguiram uma resposta positiva por parte da Seeduc.

Palmas para os profissionais e, de forma muito especial, aos alunos, que chegaram a ocupar a unidade e a regional serrana, lutaram por sua escola, elevaram suas vozes e, quando o fizeram, falaram muito bonito.

Dia longo

Estes, aliás, não devem ser tempos fáceis para se estar na Alerj.

Após participar, junto ao deputado Comte Bittencourt, da reunião com a turma do Glauber Rocha que os municiou no debate com a Seeduc, o deputado Wanderson Nogueira tem compromisso de mesma natureza hoje, 18, no Instituto Politécnico, a fim de preservar o campus da Uerj em Nova Friburgo.

Procurado pelo colunista para que pudesse comentar as atividades, Wanderson enviou resposta às 3h24 da manhã de terça-feira, 17.

Aspas (1)

“Apoio totalmente a manifestação de professores, alunos e funcionários da Uerj e me coloco como defensor do nosso Instituto Politécnico na Alerj e no confronto com o Executivo. Pelo histórico, pelos excelentes resultados obtidos e por acreditar que a saída para essa crise está na educação e na inovação tecnológica.”

Aspas (2)

“É uma contradição desse governo, que coleciona contradições, falar em inovação pela tecnologia sucateando sua principal possibilidade para alcançar tal objetivo. A Uerj resistirá, e é uma pena que estejamos no campo da resistência para manter aquilo que foi conquistado, quando poderíamos estar lutando por melhorias e novas ofertas. A Uerj é um direito e um patrimônio da população fluminense.”

Desabafo

E já que falamos sobre o Instituto Politécnico, o professor adjunto Lucas Venâncio Lima divulgou uma dura carta endereçada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Aspas (3)

"Ao fatiar e adiar o pagamento de nossos salários, o governo desvaloriza e dilacera nossa capacidade produtiva e destrói as esperanças de nossos atuais e futuros alunos. Se algo não for feito, muito em breve não estaremos presenciando uma fuga de “cérebros”, mas sim uma expulsão dos mesmos, o que colocará em risco o futuro das nossas universidades estaduais, onde, milhares de jovens almejam a cada ano ingressar.”

Aspas (4)

“Os profissionais que permanecerem, serão a imagem de nossos salários, ou seja, estarão sendo fatiados, dilacerados e por fim, serão esquecidos. Senhor secretário, precisamos de ação. Faça com que os salários sejam pagos e dê segurança à excelsa categoria que V.Ex.a chefia. Se não puder resolver esse problema, que é  o mais grave em relação ao futuro da ciência e tecnologia do estado, entregue seu cargo."

Menos mal

O mestre Eloir Perdigão, patrimônio de nosso jornalismo friburguense, é quem esclarece ao Massimo o provável motivo do episódio com a ratazana morta, narrado na coluna de ontem, 17.

A Secretaria de Serviços Públicos levou adiante um processo de desratização da Praça Dermeval Barbosa Moreira na última terça-feira, 10.

O trabalho foi devidamente divulgado pela Secom, embora o colunista não tenha recebido a informação por algum motivo.

Segue

“Nas praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas o encarregado Gerson Geraldes e o funcionário Luiz Marcelino faziam a desratização nos buracos abertos pelos roedores. Segundo Gerson, esse trabalho é feito regularmente para controle dos roedores e tem sido prejudicado por causa das pessoas que deixam nos jardins restos de comida para os pombos e acabam alimentando também os ratos.”

O colunista agradece pela atenção, sugere o reforço das operações de limpeza após este tipo de procedimento, e se dispõe a divulgar medidas semelhantes no futuro.

Aplausos a quem merece (1)

Um incêndio na cozinha de um galpão no início da Avenida Alberto Braune alterou por completo a rotina de moradores e todos que passavam por nossa principal via, na noite desta segunda-feira, 16.

O Massimo passava pelo local, e teve oportunidade de testemunhar o fascínio que a atuação dos bombeiros é capaz de provocar sobre a população.

Aplausos a quem merece (2)

A corporação chegou rapidamente ao local com diversas viaturas, e em poucos minutos impediu que a situação tomasse maiores proporções.

Apesar da complexidade da tarefa, o Massimo foi atendido com educação quando buscou informações para a coluna, e para a matéria que A VOZ DA SERRA publicou em sua página na internet, praticamente em tempo real e veicula também nesta edição.

Aplausos a quem merece (3)

O colunista dá os parabéns a todos que integram essa corporação especial, desejando que num futuro não muito distante ela possa receber o tratamento que merece.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.