MASSIMO - 17/04/2015

quinta-feira, 16 de abril de 2015

BODAS DE PRATA

Dando continuidade à série de sessões específicas que marcaram este mês de abril, a Câmara relembrou nesta quinta os 25 anos da Lei Orgânica Municipal, comemorados no dia 5 deste mês.

A iniciativa mais uma vez coube ao vereador Marcelo Verly, juntamente ao presidente Marcio Damazio, e reservou também a entrega de Moções de Louvor aos vereadores que trabalharam na elaboração de nossa lei maior.

A SABER

Compunham o plenário à época:

Mesa Diretora: Angela Maria Gomes Ribeiro Fernandes (Presidente); Reinaldo Rodrigues (1º Secretário); Mário Aguilera Campos (2º Secretário).

Comissão Especial da Lei Orgânica: Renato Pinheiro Bravo (Relator Geral); Gilberto Salarini (Vice-Relator); Jorge Muniz da Silva (Sub-Relator).

COMISSÕES TEMÁTICAS (1)

Da Organização dos Poderes: Mário César Folly (Presidente); Rogério Pires Barroso; Eugênio Ubirajara Curty Monteiro.

Do Sistema Tributário, Finanças e Orçamento: Fernando José Pinto (Presidente); Carlos Aberto Daniel Queiroz (Tim) - in memoriam; Francisco Pinto de Barros.

COMISSÕES TEMÁTICAS (2)

Da Ordem Econômica, Financeira e do Meio Ambiente: Edil Nunes de Barros (Presidente); Manoel Martins; Dirceu Spitz.

Da Ordem Social: José Augusto da Silva (Presidente); Ledir Ferreira Porto; Irany Alves da Silva Medeiros; Mário Haiut.

EUTERPE (1)

Hoje, às 19h30, no teatro do Country, a Euterpe Friburguense homenageia os 70 anos de  A VOZ DA SERRA com uma apresentação mais do que especial. 

EUTERPE (2)

No repertório, além de dar continuidade às comemorações do Ano Villa-Lobos em Nova Friburgo, a banda promete também um solo de “instrumento surpresa”, em homenagem aos jornalistas, que também celebraram seu dia no último 7 de abril. 

O evento é aberto ao público. 

NÃO DEVERIA SER NOTÍCIA

Um leitor escreve ao jornal, surpreso por ter visto o deputado estadual Wanderson Nogueira — que tem na Mobilidade Urbana uma de suas principais bandeiras — indo para a Alerj de metrô.

É o tipo de situação em que o estranhamento gerado parece dizer muito mais do que o fato em si.

Aparentemente continuamos a esperar muito pouco de nossos políticos.

TENDÊNCIA

Com a recente adesão dos vereadores Christiano Huguenin, Ceará, Gabriel Mafort e Wellington Moreira — somada aos primeiros signatários Cláudio Damião, Professor Pierre e Zezinho do Caminhão — a CPI da Saúde cumpriu um dos requisitos mais improváveis para sua instauração.

A tendência, ao menos nesse momento, é de que a comissão saia mesmo do papel.

Logo veremos.

REFLEXO

Em alguma medida, as novas adesões parecem refletir a opinião popular.

Na última contagem, o número de signatários nas ruas e na internet já havia superado a marca de 11.400 pessoas.

Na Câmara, esse número também pode acabar crescendo. Há dias o vereador Cigano vem vistoriando cada uma das unidades de saúde do município, colhendo informações detalhadas sobre a realidade municipal.

E tem encontrado muitos problemas no processo.

PRÓXIMO PASSO

Propositor da CPI, o vereador Cláudio Damião agora concentra seu discurso na eventual composição da comissão, defendendo sua própria participação, bem como a de parlamentares que assinaram a proposta.

ASPAS

“É preciso que haja clareza com relação à composição da CPI. É importante que ela seja de fato isenta, que expresse a representação política da Câmara, e que tenha uma presidência e uma relatoria que garantam uma dinâmica efetiva aos trabalhos, na investigação, na coleta de dados e na formatação do relatório final. Eu, como autor, evidentemente faço força para participar, juntamente aos parlamentares que assinaram a proposta.”

TRABALHO EM EQUIPE (1)

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho Junior, e o procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, firmaram ontem, 15, acordo de cooperação mútua para “ações de combate à corrupção, à malversação de recursos públicos, à renúncia de receitas e ao descumprimento de preceitos legais que regem a administração pública”.

TRABALHO EM EQUIPE (2)

Na mesma ocasião também foi assinado um convênio de “cooperação educacional, técnica e científica, para compartilhamento de recursos humanos, físicos e materiais dos órgãos de ensino do TCE (Escola de Contas e Gestão – ECG) e do MP (Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – IEP)”.

Por esse convênio também estão previstos o intercâmbio de informações, conhecimento e experiências, assim como a realização de eventos, estudos e pesquisas a respeito de temas de interesse comum.

Foto da galeria
Banda Euterpe Friburguense
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.