Massimo — 10/10/2015

sexta-feira, 09 de outubro de 2015

Data certa

Por indisponibilidade de datas, a apresentação do novo Plano Diretor na Câmara Municipal acabou sendo adiada para o dia 3 de novembro, uma terça-feira.

Na ocasião aos vereadores terão oportunidade de debater e propor emendas ao texto formulado a partir das diversas consultorias e da realização das 38 audiências públicas nos últimos 19 meses.

A sessão solene foi solicitada pelo líder de governo, vereador Marcelo Verly.

Novo endereço

Na mesma sessão o plenário também aprovou a transferência do Centro de Artes para a Fundação Dom João VI, com emenda sugerida pelo Conselho Municipal de Política Cultural.

Esperemos que o velho “gueto” da cultura friburguense, como costumava definir o saudoso Nelmo Ricardo, volte à ativa o quanto antes.

O turismo que não queremos

Com o intuito de combater o turismo sexual em Nova Friburgo, reforçando as campanhas já promovidas pelo Ministério da Saúde, como o Disque 100, o vereador Ricardo Figueira criou a lei municipal 4.412, de 2015, que obriga a afixação de avisos e cartazes com alertas sobre a prática, em lugares como bares, restaurantes, hotéis, motéis, pontos turísticos, casas de show e eventos carnavalescos.

A intenção é estimular a população a agir preventivamente, comunicando situações em que existam suspeitas de abuso.

Aspas (1)

“Parece uma realidade longe da gente, mas não é! O Brasil vem recebendo um grande fluxo de visitantes e que deve aumentar ainda mais no próximo ano com as olimpíadas. Por isso é importante mobilizar um grande número de pessoas para falar e denunciar em casos ou suspeitas de exploração sexual, principalmente infantil”, enfatizou Ricardo.

Próprio bolso

Para contribuir com o cumprimento da lei, o próprio vereador está cedendo cartazes sobre a legislação para que os estabelecimentos possam afixar em locais de boa visualização.

Parece brincadeira, mas não é não.

Por falar nisso...

Juntamente ao vereador Zezinho do Caminhão, Ricardo Figueira elaborou uma proposta de programa municipal de recuperação de estradas vicinais e demais vias públicas no município de Nova Friburgo.

O mais interessante é que o projeto baseia-se, assumidamente, em lei aprovada na Alerj pelo prefeito Rogério Cabral, nos tempos em que era deputado estadual.

Mas, claro, diversas adaptações e transposições tiveram que ser observadas.

Voltas que o mundo dá

O ponto principal é que a redação do projeto estabelece uma série de critérios que, se aprovados, terão de ser seguidos pela própria Prefeitura, capitaneada justamente por Rogério Cabral.

A matéria encontra-se em tramitação, mas é difícil imaginar que o governo vá se esforçar por derrubar algo cujo DNA partiu do próprio chefe do Executivo.

A conferir.

Morosidade

O que pode acontecer é a matéria levar bastante tempo nesse processo de tramitação.

Não faz muitos dias, afinal, Zezinho do Caminhão solicitou a leitura em plenário de um requerimento de cumprimento de prazo, no qual questiona o tratamento que suas proposições vêm recebendo na Casa Legislativa, sobretudo na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final.

Aspas (2)

“Inúmeras matérias do Executivo e da bancada governista são incluídas durante as sessões e os respectivos pareceres são feitos em plenário, com tempo exíguo para apreciação dos conteúdos e por inúmeras vezes, os projetos sofrem emendas de próprio punho em tempo real. Por outro lado, (...) meu projeto de resolução 1113/2015, que versa sobre a frequência dos vereadores, tramita há mais de seis meses, e o projeto 671/2013, que denomina Rua Joaquim de Almeida Silveira a logradouro público tramita há mais de um ano e dez meses, para citar apenas estes dois.”

UPA e Raul Sertã

Não demorou muito para algumas fontes na UPA começarem a se manifestar a respeito das condições de trabalho, em meio à demanda extra provocada pelas obras no Hospital Municipal Raul Sertã.

Aspas (3)

“Tomei a liberdade de escrever pelo nível de indignação em que me encontro. A UPA vem se mantendo com equipes incompletas e não permitindo ‘cobertura’ de férias por profissionais já contratados ou de fora, acarretando em equipes mais incompletas ainda. Tem-se o estabelecido de quatro clínicos e três pediatras por plantão, convivendo com dois pediatras em alguns deles. Há quase dois meses uma destas pediatras está de licença médica, sem data para retorno. Logo, é uma equipe de uma pediatra.”

Aspas (4)

“Esta pediatra já colecionou três picos hipertensivos por excesso de estresse, acarretando em liberações por atestados e consequente falta de pediatra na unidade. O ultimo ocorreu sexta-feira passada, 2, quando parecia estar combinado entre o Dr. Maicon, coordenador médico da UPA, e o diretor medico do HMRS, Dr. Bruno, que viriam alguns pediatras do HMRS para colaborar, uma vez que não atenderiam no hospital. Eles não vieram, apesar de todo o esforço do secretário de Saúde.”

Aspas (5)

“Diante dos problemas foi até sugerido que a pediatria fosse encerrada. Ou seja: atendimento só para os casos mais sérios (classificados em amarelo-urgências e vermelho-emergências). Há agora um ‘jogo de empurra’: o secretário os pressiona para que completem as equipes, e, por outro lado, a UPA diz não conseguir profissionais. Uma tristeza ver como os profissionais de saúde estão sendo tratados. Os terceirizados da UPA não recebem há meses e os médicos, assim como todos os outros, estão com salário do mês passado a receber e sem previsão de tal.”

Saudades do Fluzão?

O colunista teve oportunidade de conversar esta semana com membro do PSB bastante próximo ao senador Romário.Pois bem, quando questionada a respeito da tão antecipada candidatura do baixinho à Prefeitura do Rio, nossa fonte sugeriu um caminho diferente.

Ao que consta, o tetracampeão estaria com saudades dos tempos em que jogou na Laranjeiras, se é que o leitor me entende.

Aliás...

Já que tangenciamos o futebol, e a seleção, hein?

Será que vai para a Copa?

Será que vale a pena ir para a Copa?

Confirmou

A notícia é fresquinha.

A representação japonesa também vai ter presença consular na sessão solene dedicada ao dia dos países colonizadores, prevista para o próximo dia 29.

A se confirmarem os outros nomes esperados, esta tem tudo para ser a maior reunião de autoridades estrangeiras em território friburguense em toda nossa história.

Um legítimo “prelúdio” para 2018, conforme definiu o presidente da Comissão de Assuntos Exteriores e Países Irmanados, Professor Pierre.

Saudade

Neste sábado, 10, completam-se dez anos sem o saudoso professor Rosalvo de Magalhães, historiador natural, professor de biologia e fundador do Centro de Estudos e Conservação da Natureza (Cecna).

Faz muita falta por aqui.

O tempo voa, e a saudade só aumenta.

Afastamento temporário (1)

Um dia após classificar o episódio como um assunto particular, a Prefeitura, através da secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, reconsiderou sua posição e emitiu nota informando o afastamento temporário do comandante da Guarda Municipal, Ronald Pereira.

A nota lembra que “durante a semana o comandante havia sido detido por porte ilegal de armas dentro da repartição pública. Ronald possui o registro da arma, mas não o direito ao porte”.

Afastamento temporário (2)

O comunicado aponta ainda que “o prefeito Rogério Cabral, estava no Rio de Janeiro para o encontro dos prefeitos com o governador Luiz Fernando Pezão e,
assim que soube do ocorrido, determinou o afastamento do comandante da Guarda Municipal até que o caso seja devidamente apurado e as devidas providências sejam tomadas. O jurídico da SMOMU, André Gripp, assumirá interinamente o comando da guarda”.

Outubro Rosa

A Prefeitura aderiu de vez à campanha do outubro rosa, como comprova a imagem da querida Amanda Tinoco. Mais uma iniciativa bacana, em meio a tantas outras que chamam a atenção para o problema do câncer de mama.

Cabe agora à população fazer a parte dela, e investir de vez nos exames preventivos.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.