Massimo—09/10/2015

sexta-feira, 09 de outubro de 2015

Estrada do contorno (1)
O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, foi convidado pelo vereador Sérgio Louback, e participou da Conferência de Planejamento Territorial de Nova Friburgo, na quarta-feira, 7.
O colunista teve oportunidade de conversar com o secretário, e ouviu dele considerações bastante francas a respeito da posição estadual quanto aos problemas do trânsito friburguense.

Estrada do contorno (2)
Entre diversos apontamentos, que A VOZ DA SERRA vai publicar integralmente na edição do próximo fim de semana, o secretário reafirmou a importância da tão sonhada estrada de contorno, mas deixou claro que, apesar do compromisso continuar de pé, não haverá espaço no orçamento de 2016 para dar início às obras.
O momento, explicou Osório, é de reunir todas as partes e refinar ao máximo o projeto, para então buscar formas de financiamento, inclusive junto à iniciativa privada, uma vez que a rodovia está sob concessão.

Multas adiadas
E já que falamos de trânsito, o secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Haroldo Pereira, informa ao colunista que as multas aplicadas através dos recursos do sistema Cidade Inteligente foram adiadas por mais dez dias.
As primeiras, portanto, só devem ser lavradas após o próximo dia 20.
O motivo: as placas de informação não ficaram prontas a tempo.
Um adiamento justo, portanto.

Visitas ilustres (1)
O embaixador da Hungria no Brasil, Norbert Konkoly, é esperado em Nova Friburgo no próximo dia 29 para tomar parte em sessão solene da Câmara Municipal no Teatro Municipal Laercio Ventura em homenagem ao dia dos países colonizadores.
A notícia foi dada pela incansável Eva Bitó, tradicional representante da colônia magiar, que já está em negociações para trazer o próprio 1º ministro Viktor Orbán durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, ano que vem.

Visitas ilustres (2)
Também são esperados para o mesmo evento o cônsul-geral da Espanha e o cônsul-geral do Líbano.
As representações de Japão, Angola e Áustria também devem ser confirmadas em breve. Na ocasião, serão entregues as medalhas “Somos quem fomos”, numa iniciativa da Comissão de Assuntos Exteriores e Países Colonizadores do Legislativo Municipal.

Por falar nisso...
Aliás o presidente da comissão, vereador Professor Pierre, informa que já foi publicada no Diário Oficial do Estado a lei 7.060, de 17 de setembro deste ano, que concede a Nova Friburgo o título de Cidade Real.

Oportunidade
Quer fazer uma boa ação e não sabe como?
Pois bem, os paladinos da Praça do Viagra estão promovendo mais uma campanha de arrecadação de alimentos, desta vez voltada a auxiliar a Afape.
A instituição é séria e necessita de apoio. Os veteranos da irmandade azul, por sua vez, são de total credibilidade.
Só falta você ir lá e deixar sua contribuição.

Ucam em festa
Mais de 90% (noventa por cento) dos alunos do curso de Direito da Universidade Candido Mendes  foram aprovados no mais recente exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
O resultado reflete o trabalho sério e comprometido que vem sendo desenvolvido pela coordenação, e confirma a conhecida vocação da cidade para formar bons juristas.
Parabéns aos novos advogados!

Emendas Participativas (1)
O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) realiza duas reuniões de emendas participativas no próximo sábado, 10, em Nova Friburgo.
Como já se tornou uma espécie de tradição, a população vai poder apresentar ideias e votar onde o recurso federal será aplicado.

Emendas Participativas (2)
Às 10h da manhã a reunião será no Alto de Olaria, na Rua Pedro Hugo Folly, em frente à Escola Municipal São José.
Já na parte da tarde, às 14h, o segundo encontro será realizado na Praça Lafayette Bravo Filho, em Conselheiro Paulino, onde também será apresentado o mural federal, com informações atualizadas a respeito de todas as verbas federais disponibilizadas para o município.
O deputado estadual Wanderson Nogueira (PSB-RJ) também estará nas duas reuniões.

A propósito...
A Alerj aprovou por unanimidade em segunda discussão ontem, 8, o projeto de lei dos deputados Wanderson Nogueira e Luiz Martins que autoriza embarque e desembarque de passageiros em ônibus intermunicipais em pontos de ônibus localizados em vias estaduais existentes nos municípios.
O projeto segue agora para a sanção do governador, que tem 15 dias para aprovar ou vetar a lei.

Contexto
Não é nenhum segredo que o projeto tem relação direta com os critérios impostos pela Prefeitura de Nova Friburgo para os procedimentos de embarque e desembarque em ônibus intermunicipais no centro da cidade.
Agora, caso a lei seja sancionada, caberá ao município regulamentar o embarque e desembarque de passageiros de transporte intermunicipal somente quando o ponto de parada estiver localizado em via municipal.
A tendência é que Pezão não vete a lei. A conferir.

Pode isso?
O flagrante de hoje foi enviado pelo leitor Luiz Pereira de Souza.
“A motorista desse Golf branco parou o carro de qualquer jeito na esquina da Rua Farinha Filho, no Centro, em frente ao sinal de trânsito, acionou o pisca-alerta, saiu do veículo e foi comprar alguma coisa na loja de fotografia ao lado. O sinal abriu e o carro continuou lá. Dá para acreditar?”
Oh se dá...

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.