Massimo — 07/10/2015

terça-feira, 06 de outubro de 2015

Não falha

A tradicional greve dos bancários anuncia: já é outubro, ano chegando ao fim, e numa famosa loja de departamentos já é até natal.

E aí, caro leitor, 2015 vai deixar saudades?

E-mails são bem-vindos.

Apresentação oficial

Na última sexta-feira, 2, os principais nomes do Psol no estado reuniram-se no Buraco do Lume, na Praça Mario Lago, no Rio de Janeiro, para uma roda de conversa e prestação de contas à população a respeito do andamento de seus respectivos mandatos, e também da própria militância.

Na mesma ocasião o deputado Glauber Braga foi apresentado formalmente como membro do partido.

Lista de presenças

Além do próprio Glauber estiveram presentes medalhões da sigla como Marcelo Freixo, Milton Temer, Flavio Serafini, Eliomar Coelho, Chico Alencar, Jean Wyllys, Leonel Brizola Neto e Tarcísio Motta, além do deputado estadual Wanderson Nogueira, ainda no PSB, e dos vereadores friburguenses Pierre Moraes, recém-filiado ao partido, e Grimaldino Narcizo (Cigano), cuja filiação é esperada durante o próximo período de janela, que se inicia em março de 2016.

Liberou

As lojas de Nova Friburgo estão autorizadas a abrir na próxima segunda-feira, 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida.

A permissão foi deliberada em convenção coletiva entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo.

“O comércio dá vida à cidade. É frustrante para o turista vir passar o feriado aqui e encontrar as lojas fechadas. O empresário que aposta na abertura do seu negócio geralmente registra boas vendas”, afirmou Braulio Rezende, presidente do Sincomércio.

Datas especiais

A cláusula décima nona da convenção coletiva do comércio de Nova Friburgo, que trata justamente do funcionamento em datas especiais, prevê a extensão do horário das lojas perto do dia das mães, dos namorados, dos pais e do Natal, bem como a abertura em praticamente todos os feriados do ano. Ficam de fora apenas os feriados de 1º de janeiro (confraternização universal); 1º de maio (dia do Trabalho); terceira segunda-feira de agosto (quando é comemorado na cidade o dia do comerciário); e 25 de dezembro (Natal).

O trem é possível? (1)

Está fazendo bastante sucesso a matéria publicada no último fim de semana por A VOZ DA SERRA a respeito das possibilidades de retorno do velho trem a vapor, que tantas saudades deixou em Nova Friburgo.

O colunista lembra que, em 2012, entrevistou o então candidato a prefeito Rogério Cabral sobre esta possibilidade.

Rogério à época se disse entusiasta do projeto, mas que ele dependia fundamentalmente de apoio e financiamentos externos.

O trem é possível? (2)

Antes mesmo da publicação da matéria o leitor Sérgio Cunha, um apaixonado por trens, já havia enviado ao colunista a mensagem que segue.

Aspas (1)

“Quando eu falo que é possível trazer o trem de volta à nossa cidade as pessoas não levam muito a sério. Então vejamos: Domingos Martins (ES) é uma cidade bem pequena, mas muito bem administrada. Observem que ela situa-se muito longe do Paraná, mas a vontade de realização do povo capixaba tornou possível o retorno do trem, graças a um entendimento político, entrando em contato com a Serra Verde Express em Curitiba-PR.”

Aspas (2)

“A Serra Verde, junto com o museu do trem em Campinas-SP, trouxe o trem para Domingos Martins. A cidade, que era bastante parada, ganhou vida nos fins de semana, e o comércio em geral agradece. Que esse fato sirva de exemplo para os políticos friburguenses.”

Fala leitor!

O leitor Mário Guilherme escreveu ao colunista expressando seu entendimento a respeito da circulação de caminhões em nosso centro urbano.

“Nessa semana, na rodovia Friburgo-Teresópolis, uma carga de caixas de repolhos caiu em cima de uma mulher que andava no acostamento. E se isso acontecer nas avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Vale, onde esses caminhões trafegam em alta velocidade, principalmente de madrugada? Lembro que essas avenidas são áreas residenciais, comerciais, escolares e de clubes, e não têm acostamento.”

Segue

“Lembro também que caminhões com lixo tóxico trafegam em direção aos alto-fornos das usinas de Cantagalo para serem incinerados. Os tambores de lixo tóxico não podem nem ser abertos. São jogados direto no alto-forno. E o barulho destes caminhões também é insuportável. Moradores às margens da rodovia não podem utilizar os cômodos da frente nem para assistir televisão, ler  jornal e muito menos para dormir. Podem reparar: ninguém abre as janelas para essas avenidas. É um inferno!”

Colapso

Edição recente do Boletim da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) traz uma reportagem que ecoa o mesmo discurso apresentado recentemente pelos prefeitos dos municípios da região, em coletiva de imprensa realizada no último dia 24 de setembro aqui em Nova Friburgo.

Intitulada “Municípios em Colapso”, a matéria de capa afirma que, para as administrações municipais, a crise atual atingiu “proporções estratosféricas”.

Novidades locais?

Questionado pelo colunista a respeito da recente viagem a Brasília em busca de maior apoio federal e de mudanças no Pacto Federativo, o prefeito Rogério Cabral afirmou que a movimentação dos prefeitos deve ter novos desdobramentos nos próximos dias.

É esperar para ver.

Sem desculpas

O secretário de Finanças, Juvenal Condack, entrou em contato com o colunista no início da tarde desta terça-feira, 6, para comunicar, vejam só, que os primeiros alvarás já estavam sendo emitidos na Sala do Empreendedor.

Aos menos atentos o Massimo relembra: a citada sala havia sido inaugurada pouco mais de 24 horas antes!

Ou seja: quem deseja abrir o próprio negócio por aqui, já não pode mais usar a burocracia como desculpa.

Justa homenagem

A Câmara Municipal de Nova Friburgo realizou ontem, 6, sessão solene em homenagem aos cinquenta anos de fundação do Colégio Estadual Doutor Tuffy El Jaick, instituição que abriga cerca de 760 alunos, 70 professores e 20 profissionais de apoio.

A escola tem também o maior número de alunos premiados no Ideb na área que compreende a Região Serrana II.

A reunião foi proposta pelo vereador Cláudio Damião.

Miosótis

Dando sequência às comemorações pelos 25 anos do Educandário Miosótis, na última sexta-feira, 2, a direção e equipes de esportes da escola organizaram a abertura das XVI Olimpíadas Internas.

Na oportunidade, mais de cinco toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadados, e agora serão destinados às muitas instituições de caridade da cidade.

E o que é mais importante: ações desta natureza sempre estimulam em crianças e adolescentes o senso de responsabilidade social e espírito humanitário.

Foto da galeria
Glauber Braga (Apresentação oficial / Lista de presenças)
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.