Massimo — 05/05/2016

quinta-feira, 05 de maio de 2016

Definição

A palavra é: factóide.

De acordo com o dicionário, “fato ou notícia forjada com o intuito de atrair a atenção da opinião pública”.

Uma prática tão antiga e recorrente quanto propor a redução salarial da classe política às vésperas de uma eleição, tendo a certeza de que o projeto jamais será aprovado.

Memorex (1)

Aliás, o argumento de que esse tipo de proposta só poderia ser apresentada no segundo semestre do último ano do mandato não impediu que, em janeiro do ano passado, os vereadores friburguenses aprovassem a reposição dos seus salários.

Na ocasião, para quem não se recorda, três vozes se levantaram contra o aumento: Wellington Moreira, Ricardo Figueira e Zezinho do Caminhão.

Memorex (2)

Os três parlamentares citados solicitaram que a reposição de prefeito e vereadores fosse votada em separado daquela reservada a assessores e servidores, a fim de que pudessem rejeitar uma e acatar a outra.

A opção lhes foi negada, e, diante disso, Wellington e Ricardo protocolaram formalmente a recusa ao acréscimo salarial, que mantêm até hoje.

Memorex (3)

A economia acumulada por cada um deles já se aproxima dos R$ 10 mil e Wellington, inclusive, pediu que o valor que lhe caberia fosse aplicado na Saúde.

Zezinho, por sua vez, vem guardando este valor numa aplicação, para o caso de precisar devolver no futuro.

E já se comprometeu a doá-lo a alguma instituição beneficente, caso fique comprovado que não precisará devolver aos cofres públicos.

Vai fundo

Como se vê, nada impede que um vereador reduza o próprio salário para quanto desejar.

E nem precisa esperar pelo ano que vem.

Além da pauta

Como não poderia deixar de ser, após o espetáculo dantesco da semana passada, a sessão desta terça-feira, 3, na Câmara Municipal foi repleta de emoções.

Repúdio

A começar, claro, pelo voto de repúdio proposto pelo vereador Nami Nassif, direcionado ao deputado federal Glauber Braga por ter votado contra a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Além do próprio Nami - cada vez mais à vontade para representar o pensamento de extrema-direita dentro do Legislativo municipal -, também se manifestaram a favor do voto de repúdio os vereadores Francisco de Barros e Gustavo Barroso.

Todos os demais votaram contra, com exceção de Luís Fernando, que não se encontrava no plenário.

Resposta partidária (1)

Aliás, é importante registrar que durante a sessão a audiência esteve tomada por militantes do Psol, muito mais mobilizados para responder às declarações feitas pelo próprio Nami Nassif na sessão de quinta-feira passada, 28 de abril, do que para protestar contra a proposição do voto de repúdio.

Resposta partidária (2)

Inclusive, na hora livre, o líder da bancada psolista, Professor Pierre, fez a leitura de nota divulgada pelo partido condenando o episódio, em meio a sonoras manifestações dos presentes.

Nami, contudo, a essa altura já não estava mais no plenário.

Boas energias

O momento de maior emoção da noite, contudo, coube à vereadora Vanderléia Lima, de volta ao plenário depois de longa ausência.

Ao discursar na hora livre, Vanderléia emocionou-se, e também a muitos dos presentes, ao tornar público o problema de saúde que seu filho vem enfrentando.

O colunista, em nome de toda a equipe de AVS, deseja à família da parlamentar que essa luta seja vencida plenamente e o quanto antes.

Estatuto

Ao fim de seu discurso na hora livre, o vereador Marcelo Verly, presidente da Comissão de Educação, abordou outro tema de grande interesse ao falar sobre a proposta de um novo estatuto para o funcionalismo municipal, ora em estruturação pelo Executivo.

E aproveitou para dar seu recado: “votarei somente a favor de novos avanços e benefícios aos servidores”.

Lisura

O governo municipal enviou resposta ao requerimento de informação proposto pelos vereadores Professor Pierre e Joelson do Pote, a respeito das condições em que foi realizado o movimento de terra no local onde, pouco depois, aconteceu o escorregamento de terra que danificou uma escola e um posto de saúde em São Lourenço, no dia 16 de janeiro deste ano.

Para quem esperava declarações evasivas, o documento foi surpreendentemente honesto e franco.

Aspas

“Com relação aos quesitos formulados pelos nobres vereadores Professor Pierre e Joelson Martins informo que após inúmeras buscas feitas em nosso sistema de controle não foi encontrada nenhuma autorização nem nenhuma licença relacionada a movimentação de terra, sobre a qual foram formulados os quesitos descriminados no referido ofício.”

Assina a resposta o ex-secretário de Meio Ambiente, Ivison Macedo.

Encaminhamento

De sua parte, Pierre informa que a resposta será juntada aos processos em andamento na delegacia e no Ministério Público Estadual.

Inesquecível

Na noite de hoje, 5, a comunidade judaica mundial celebra o Yom HaShoá, o dia em que é reverenciada a memória dos seis milhões de judeus que mortos no Holocausto.

A data ocorre no dia 27 de Nissan no calendário hebraico, sendo feriado nacional em Israel.

Por lá, às 10h as sirenes aéreas soam por dois minutos. Os veículos de transporte públicos param por este período e as pessoas permanecem em silêncio. Estabelecimentos públicos são fechados, e todas as bandeiras são hasteadas à meio-mastro.

Parabéns!

Tendo competido com mais de 280 equipes brasileiras, os estudantes do ensino fundamental do Centro Educacional Casulo, de Rio das Ostras, acabam de garantir uma vaga na final nacional da oitava Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, sediada em São Paulo no próximo dia 14.

Realizado nas escolas que utilizam o programa de desenvolvimento de habilidades Mente Inovadora, o torneio reúne jovens brasileiros e de outros países como Itália, Romênia, Turquia, Austrália, entre outros.

Próximas fases

Em São Paulo, os jovens terão a experiência presencial da competição, conhecendo e desafiando competidores de várias localidades brasileiras.

A fase premiará os alunos do 8º e 9º ano e servirá de seletiva para os de 4º ao 7º ano à fase internacional da olimpíada, que acontece em Halkidhiki (Grécia), mês que vem.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.