Massimo - 05/05/2015

terça-feira, 05 de maio de 2015
Foto de capa
Biblioteca Pública Municipal é reaberta nesta terça-feira, 5 (Amanda TInoco/A Voz da Serra)

É HOJE!

Cumprindo com o prometido, o secretário de Cultura David Massena convida a todos para a reinauguração da Biblioteca Pública Municipal, agora batizada com o nome de Maria Margarida Liguori, após a conclusão das diversas obras de adequação e recuperação do acervo.

A cerimônia está marcada para 17h de hoje, na Rua Farinha Filho 50, Centro, térreo da Câmara Municipal de Vereadores.

ORGULHO FRIBURGUENSE

Mais dois alunos de Engenharia de Computação do IPRJ foram agraciados na edição 2015 do programa Google Summer of Code.

São eles Pedro Souza, que recentemente foi ao Japão fazer uma apresentação sobre software livre, e Marcos Cardinot, que conseguiu também aprovar projetos junto à agência espacial europeia.

Parabéns a todos os responsáveis pelo trabalho de excelência da Uerj em Nova Friburgo.

JUSTA HOMENAGEM

Está marcada para a próxima quinta-feira, 7, às 16h, a solenidade que dará o nome do engenheiro Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud a um colégio estadual de Vargem Alta.

A instituição funcionará somente à noite, dividindo o mesmo imóvel com a já existente Escola Municipal Flores de NF, que é mantida pelo Instituto Belga e pratica a chamada pedagogia da alternância.

POR FALAR NISSO

E já que falamos em Educação, grande parte dos profissionais da área foram trabalhar nesta segunda-feira, 4, vestindo preto.

O protesto foi nacional, em “repúdio aos atos vis praticados pelo governo paranaense contra os professores”, e também “uma ação em solidariedade aos colegas de profissão”.

POR AQUI...

A sessão de quinta-feira na Câmara Municipal também trouxe novidades sobre o tema.

Por 11 votos a 9 o plenário manteve o veto total do prefeito Rogério Cabral ao Projeto de Lei nº 1054/2015/Lei Municipal nº 4.377, de autoria do vereador Professor Pierre, que pretendia estabelecer a substituição provisória do cartão RioCard dos estudantes usuários do serviço de transporte público municipal com direito à gratuidade, sempre que houvesse qualquer problema no acesso a esse direito.

SEGUE

A justificativa é a de que tal iniciativa teria de partir do Executivo, e por isso Pierre fará agora uma indicação legislativa com o mesmo conteúdo, para que a Prefeitura transforme em Projeto de Lei e devolva ao plenário.

Um procedimento que, cá entre nós, já poderia ter sido feito paralelamente ao veto.

Até porque já estamos em maio, e o prejuízo para quem está tendo dificuldades para frequentar as aulas só faz aumentar.

SEMANA DO TURISMO (1)

Após a realização da Semana da Física, o Cefet de Friburgo deu início ontem, 4, à Semana do Turismo, com o tema “Gastronomia: um cardápio inesgotável de possibilidades para o turismo”.

As atividades começaram com a realização de uma mesa-redonda para discutir as possibilidades turísticas da rota cervejeira, mediada pela professora e ex-secretária municipal da pasta, Bianca Tempone.

SEMANA DO TURISMO (2)

As atividades continuam hoje, a partir das 18h, com a mostra acadêmica “A História da Cerveja: da Antiguidade à Contemporaneidade da Cerveja Artesanal de Friburgo”, também apresentada por Bianca Tempone.

Às 19h o professor Edvar Fernandes, coordenador Cefet em Nova Friburgo, apresenta palestra intitulada “Gastronomia e Cultura em Nova Friburgo”. Por fim, às 20h30, acontece o colóquio “Cinema e gastronomia em diálogo”, com a professora Isabela Loureiro e o professor Edvar Fernandes.

PROGRAMAÇÃO

A programação completa e outras informações podem ser obtidas no endereço http://goo.gl/V9pw7m ou através do telefone 2527-1727.

HOJE VAI?

A sessão de quinta-feira, 30 de abril, foi encerrada sem que houvesse uma decisão formal a respeito da instauração ou não da CPI para investigar a Saúde.

Os documentos foram entregues pelos oito parlamentares signatários, para análise da Procuradoria da Casa.

A questão central gira em torno da aceitação ou não dos objetos determinados apresentados na proposta.

COINCIDÊNCIA?

Nos bastidores, há quem afirme que uma decisão já foi tomada.

Dado o provável prejuízo político, no entanto, essa seria uma responsabilidade que todos gostariam de dividir com o máximo possível de envolvidos, entende?

Coincidência ou não, na sessão da última quinta-feira não estava presente o 2º vice-presidente da Casa, vereador Francisco de Barros, deixando a Mesa Diretora com apenas quatro parlamentares.

Dois favoráveis e dois contrários à instauração...

RELATÓRIO

As expectativas se confirmaram, contudo, em relação ao andamento dado aos trabalhos da Comissão Especial de Averiguação.

Suas atividades foram extintas por votação em plenário, e o amplo relatório apresentado pelos vereadores Christiano Huguenin e Ceará não foi aceito por não ter sido elaborado pelo relator, Sérgio Louback.

SEGUE

O documento, ainda assim, deve ser incorporado à proposta de CPI já existente, ou, caso isso seja impossível, pode dar sustentação a nova proposta de Comissão Parlamentar de Inquérito.

O documento também pode ser lido na íntegra no site de A VOZ DA SERRA.

ENQUANTO ISSO...

Funcionário de carreira do Hospital Municipal Raul Sertã, fonte confiável há vários anos, entra em contato com o Massimo para fazer um desabafo.

“Tem sido muito difícil realizar nosso trabalho nesses últimos dias. O Centro de Esterilização e a lavanderia estão interditados, e os serviços não estão sendo prestados conforme necessitamos. Só cirurgias de emergência estão sendo feitas, e em alguns casos estão apresentando infecções.”

CONTINUA...

“A lavanderia raramente tem roupa para os pacientes, e não estamos fazendo todas as trocas que deveríamos. Às vezes o mesmo carro que transporta a roupa suja traz de volta a roupa limpa, falta muito material. As pessoas vão às ruas protestar pelas árvores e pelos animais, e isso é muito justo. Mas parece que não se importam muito com o que acontece aqui dentro, ao menos até o dia em que precisam do atendimento.”

CAMPANHA DE INVERNO

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) lançou na manhã de ontem, 4, a 18ª edição de sua tradicional Campanha de Inverno.

As doações de fraldas geriátricas e infantis, além de cobertas e pelejas, podem ser feitas até o dia 30 de maio.

A quem puder ajudar, está feito o convite.

DEU A LOUCA

Viralizou na internet um episódio ocorrido na madrugada deste sábado, 2, e registrado em vídeo por moradores da Rua Fernando Bizzotto, no Centro.

Durante um acesso de fúria, uma mulher atacou um Fiat Siena, de cor azul, que pertenceria a seu ex-marido. O veículo teve os vidros quebrados por pedradas e também sofreu arranhões na lataria.

Até o fechamento desta edição, nenhuma ocorrência com tais características havia sido registrada na 151ª Delegacia de Polícia.

BOATOS E FATOS (1)

A semana passada foi marcada por boatos em redes sociais e aplicativos para celular, dando todo tipo de “furo” jornalístico a respeito do governo municipal.

Pois bem, em meio a tanto ruído informativo, o fato é que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinou no dia 29 de abril, o TAC com a Prefeitura e o Ministério Público Federal (MPF) para regularizar a execução do serviço de corte raso e poda de árvores integrantes do “Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça Getúlio Vargas”.

BOATOS E FATOS (2)

No TAC, o Município de Nova Friburgo se obrigou a executar o serviço de corte raso e poda emergencial exclusivamente em relação a “árvores que oferecem risco comprovado e não tolerável à incolumidade de pessoas e bens atestado por prévia análise técnica subscrita por profissional devidamente qualificado (engenheiro florestal, agrônomo ou botânico)”.

A QUEM INTERESSAR

Através do endereço http://pmnf.rj.gov.br/secretarias/secretaria-de-gabinete/ é possível ter acesso ao TAC, aos relatórios técnicos da Unesa e Iphan, que deram fundamento aos trabalhos realizados, bem como do inventário das árvores cortadas.

Entre os dias 20 ou 21 de maio haverá Audiência Pública na Câmara Municipal de Nova Friburgo, com a participação das partes envolvidas para apresentação do projeto à população.

  • Foto da galeria

    Biblioteca Pública Municipal é reinaugurada nesta terça-feira, 5 (Amanda TInoco/A Voz da Serra)

  • Foto da galeria

    Mulher enfurecida destrói carro no Centro (Leitor, via WhatsApp)

  • Foto da galeria

    O veículo teve os vidros quebrados e a lataria arranhada e amassada (Leitor, via WhatsApp)

  • Foto da galeria

    Carro destruído por mulher na Rua Fernando Bizzoto, no Centro (Leitor, via WhatsApp)

  • Foto da galeria

    Carro destruído por mulher na Rua Fernando Bizzoto, no Centro (Leitor, via WhatsApp)

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.