Massimo — 04/07/2015

sexta-feira, 03 de julho de 2015

Cinco pontos?

Na noite da última quarta-feira, 1º, o vereador Christiano Huguenin, propositor da audiência pública para tratar da circulação dos ônibus intermunicipais no perímetro urbano friburguense, sugeriu a liberação de três pontos no sentido sul-norte e outros dois na direção norte-sul.

Os pontos sugeridos seriam no Edifício Itália, na Miele e na Candido Mendes, no sentido norte; e também no Hospital Raul Sertã e na Igreja Metodista no sentido sul.

Compromisso

A rigor, todos os pontos mencionados possuem recuo para o veículo estacionar durante as operações de embarque e desembarque.

A proposta foi bem recebida pelos presentes, e o vereador assumiu o compromisso de entregar pessoalmente a sugestão ao prefeito Rogério Cabral.

Liberou

Depois de cumprir as exigências feitas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Nova Friburgo teve liberado, nesta quinta-feira, 2, o edital para  compra de material destinado às creches municipais.

Entre outros itens, a lista de compras inclui berços e cadeirinhas para alimentação de bebês.

A licitação, no valor estimado de R$ 932.160,60, deveria ter sido realizada no último dia 19, mas acabou sendo adiada por determinação do TCE.

Fala, leitor!

O leitor escreve para reclamar, mas também sabe elogiar.

Após receber diversas mensagens a respeito da insuficiência de ônibus para as linhas de Riograndina e Maringá, e dar voz a elas na coluna, o Massimo agora tem recebido elogios à prestação do mesmo serviço.

“Depois da publicação da notinha, a situação melhorou nitidamente. A frequência de ônibus aumentou, e agora não apenas estamos chegando mais cedo em casa, como também estamos viajando em veículos menos lotados.”

Data histórica (1)

O jornalista Girlan Guilland lembra o colunista que foi num dia 4 de julho, exatos 196 anos atrás, que a primeira leva de colonos suíços deu início à sacrificante viagem com destino a Nova Friburgo.

A data pode parecer estranha, uma vez que a cidade já soprou 197 velinhas. Todavia, a fundação é celebrada por ocasião do decreto através do qual o Rei autorizou a migração.

Antes, portanto da chegada dos colonos.

Data histórica (2)

Passou-se mais de um ano desde a autorização até a primeira viagem, para que fossem tomadas todas as providências necessárias.

Deste modo os primeiros colonos chegariam à então Villa em novembro de 1819, mas a instalação da colônia só ocorreria oficialmente em 17 abril de 1820.

Reforma escolar (1)

A atuação conjunta entre o gabinete itinerante do deputado estadual Wanderson Nogueira e o vereador Zezinho do Caminhão acaba de render frutos interessantes para duas escolas friburguenses.

As demandas reunidas pelos dois parlamentares foram encaminhadas às secretarias competentes, e a notícia é que arquitetos da secretaria estadual de Educação visitarão as escolas Augusto Spinelli, no Cônego, e Salustiano José Ribeiro Serafim, em São Geraldo.

Reforma escolar (2)

A equipe fará uma avaliação nas duas unidades nos próximos dias.

De acordo com Wanderson Nogueira, o governo estadual admite dificuldades na ampliação das escolas, mas vê com otimismo a possibilidade de reforma.

A conferir.

Educação legislativa

A Câmara aprovou por unanimidade na sessão da última terça, 30 de junho, projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Verly criando o projeto “Vereador vai à Escola”.

Aspas

Segundo o autor, “a intenção é aproximar o parlamento das unidades educacionais públicas e privadas, do ensino fundamental ao superior, através de palestras realizadas por vereadores e assessorias técnicas, explicando as principais funções do Legislativo e sua importância para a democracia. Deste modo pretendemos desmistificar os objetivos institucionais do mandato parlamentar e contribuir, a médio e longo prazo, para a formação de novas lideranças políticas.”

Bronca

Leitor escreve ao Massimo, cansado de testemunhar tantos acidentes.

“Moradores idosos da Av. Governador Geremias de Mattos Fontes, em frente ao portão do Sanatório Naval no Paissandu, foram obrigados a ver cinco batidas de carro em seis meses. Onde estão as nossas autoridades? Pedidos já foram feitos para colocarem um redutor de velocidade, porém nada adiantou. Além de jardineiras existentes no local. Um absurdo!”

A tchê mais

A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana realizou na manhã de sexta-feira, 3, uma operação para a interdição da Feira Gaúcha, que estava prevista para começar às 16h do mesmo dia, nas dependências do Country Clube.

Conforme nota da Secom, “a interdição foi formalizada com base na Lei Municipal 3508/2006 e no artigo 107 do Código de Posturas, que preveem a necessidade de autorização prévia da prefeitura, além da apresentação do projeto do Corpo de Bombeiros, ART de engenheiro quanto à segurança das instalações montadas, cadastro dos feirantes e outros documentos exigidos por lei”.

Segue

A nota informa ainda que os documentos não foram entregues até o momento, e que, “de acordo com a secretaria, caso a organização da Feira insista em promover o evento mesmo após a interdição, será feita nova operação e todo o material exposto será apreendido”.

Joias sobre rodas

O encontro mensal da Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo acontecerá, excepcionalmente neste mês de julho, no Nova Friburgo Country Clube, seguindo a programação do festival de inverno.

A exposição será realizada domingo, 5, a partir das 8h, se estendendo até a tarde.

Não será cobrada taxa de estacionamento para os expositores.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.