Massimo — 04/05/2016

quarta-feira, 04 de maio de 2016

Voz da experiência
Os traquejados militantes da Praça do Viagra, no canto mais azul e animado da cidade, não cansam de dar bons exemplos à juventude.
Até o próximo sábado, 7, os amigos vão recolher, com a alegria de sempre, alimentos não perecíveis para o Lar Abrigo Amor a Jesus, o nosso Laje.
Para quem curte fazer uma boa ação, e de quebra se divertir um pouco, é uma ótima pedida.

Dito e feito
Conforme havia prometido, o deputado estadual e pré-candidato à prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Freixo subiu mesmo a serra na tarde de segunda-feira, 2, a convite do ex-vereador Edil Nunes, para reunir-se com militantes do Psol e de partidos com os quais a sigla deve coligar por aqui.
Antes de seguir para o Sindicato dos Têxteis, contudo, Freixo fez questão de se encontrar com os alunos que ocupam o Colégio Estadual Jamil El-Jaick (Ceje) desde o dia 18 de abril.

Resumo
Em seu discurso no sindicato, Freixo lembrou a recente atuação da bancada psolista na Alerj para assegurar o pagamento dos aposentados referente a março antes do próximo dia 12, como havia sido anunciado pelo governo do estado, e também prometeu voltar à cidade quando do lançamento da pré-candidatura do partido à Prefeitura.
Já o professor Tarcísio Motta, por sua vez, não veio a Friburgo “por problemas de saúde”, conforme a justificativa que foi apresentada.

Empoderamento da mulher (1)
Conforme antecipado pelo Massimo, a Comissão Especial da Alerj para o empoderamento da mulher no esporte e na política subiu a serra na segunda-feira, 2, para discutir a importância e a valorização da mulher nos dois segmentos.
A reunião em Nova Friburgo foi proposta pelo deputado estadual Wanderson Nogueira e presidida pela deputada Martha Rocha. Lideranças femininas de importantes setores do munícipio, entre eles OAB, Movimento Negro e Centro de Referência da Mulher, participaram do evento.

Empoderamento da mulher (2)
Durante a sessão, temas relevantes foram debatidos, como a posição da mulher negra no ranking salarial do país.
Segundo a deputada Martha Rocha, nos extremos de maiores e menores salários no Brasil estão, respectivamente, o homem branco e a mulher negra, evidenciando uma desigualdade pungente, nas relações trabalhistas, que passam diretamente por questões raciais e de gênero.

Esperança
Tema central da reunião, o protagonismo da mulher na política contou com o reforço de duas jovens, Lara Carvalho e Ana Clara, que participaram da última edição do Parlamento Juvenil.
O projeto, para quem não sabe ou não lembra, tem por objetivo inserir o jovem na vida pública, e felizmente se destaca pela equidade de gênero no número de participantes, na contramão do que ocorre no legislativo municipal e estadual.

Tocha
A leitora Juliana Aguiar escreve ao Massimo para manifestar seu apoio à campanha para que o professor José Tadeu seja um dos nomes indicados para conduzir a tocha olímpica quando de sua passagem por Nova Friburgo.
E também para sugerir o nome do igualmente professor e engajado Luiz Roberto Scheidt.
A indicação, claro, é mais do que justa.

Justiça
A bem da verdade, aliás, o colunista acredita que a melhor forma de fazer com que a população sinta-se devidamente representada durante o transporte do símbolo maior do olimpismo é, justamente, dando a oportunidade para que os tradicionais professores de educação física - abnegados que efetivamente mantêm viva a chama do esporte num país de modismos como o nosso - tenham seus esforços reconhecidos e ajudem a conduzir a tocha.
Fica aí a sugestão para os responsáveis pela elaboração da lista, na certeza de que a população irá dar total apoio à iniciativa.

Coerência
O colunista recebe e repassa com emoção a notícia de que será realizada uma cerimônia no próximo dia 22, um domingo, num dos lagos do Country Clube, para que sejam depositadas as cinzas do saudoso Jaburu.
Uma árvore será plantada no local, em meio a apresentações artísticas e culturais, como ele tanto gostava.
A realização é fruto de uma parceria entre o Gama, o Nova Friburgo Country Clube, a banda Euterpe Friburguense e a União Brasileira dos Trovadores.

Cidade Limpa (1)
O presidente da Câmara, vereador Marcio Damazio, acompanhado dos vereadores Marcelo Verly e Christiano Huguenin, respectivamente, vice-presidente e primeiro  secretário do Legislativo, recebeu representantes da sociedade civil organizada na tarde de segunda-feira, 2, em seu gabinete.

Cidade Limpa (2)
Na ocasião, o presidente da Associação Comercial, Flávio Stern, o vice-diretor de A VOZ DA SERRA, Gabriel Ventura, e a representante da OAB, Célia Campos, fizeram chegar às mãos dos parlamentares a minuta do chamado projeto Cidade Limpa, que enfoca ações de combate à poluição visual, restringindo o alcance do projeto original enviado pela prefeitura no segundo semestre do ano passado.

Cidade Limpa (3)
O documento foi assinado por diversas entidades, e os vereadores informaram que a minuta será enviada ao Executivo municipal para análise e posterior retorno à Câmara, com previsão de votação ainda esse ano.

Por melhores condições
O prefeito Rogério Cabral recebeu em seu gabinete uma pequena comitiva de protetores de animais, interessados em debater as condições impostas aos animais cujo trabalho é explorado na Praça do Suspiro.
E, para surpresa dos presentes, Rogério informou aos presentes que a Vigilância Sanitária visitou o local no último fim de semana, e que as atividades que envolvem tração animal já estão suspensas por 60 dias.

Segue
E as notícias não param por aí.
Afinal, para que as atividades sejam retomadas, os responsáveis terão que cumprir o projeto que prevê novos comedouros e bebedouros com água corrente, além de cobertura para os animais, entre outras obrigações.
Do contrário, não precisam nem voltar.
Cá entre nós, é o mínimo que se pode esperar.

Aspas
Presente ao encontro, a assessora parlamentar Luanne Molinari resumiu o espírito da ação.
“O que queremos é o fim dessa escravidão! Se a atividade for retomada, vamos cobrar uma regulamentação, com identificação, laudos veterinários regulares, peso máximo para a carga, entre outros parâmetros. E também queremos saber para quem devemos telefonar quando nos depararmos com carroças na área urbana puxando peso, pois já é lei e está proibido esse tipo de transporte por tração animal.”

Guarda com carinho
A Prefeitura anunciou na última sexta-feira, 29 de abril, em reunião com os agentes da Guarda Municipal, a concessão de direitos previstos em lei ao setor.
O encontro tratou também da migração do regime celetista para estatutário, dentro do qual a Guarda Municipal terá um Plano de Carreiras, Cargos e Salários específico.

Entenda
Após reivindicações dos agentes, a Prefeitura iniciou as discussões para reparar direitos devidos graças a um retroativo de adicional de periculosidade sobre 12 meses, que será pago em oito parcelas a partir de maio.
O Executivo municipal se comprometeu a regularizar também o pagamento de horas extras, em razão da súmula 444, do Superior Tribunal do Trabalho, a 100% da hora trabalhada em feriados e domingos, em razão do plantão que os guardas cumprem de 12h ou 24h trabalhadas.

Aspas (2)
Comandante da Guarda e jurídico da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, André Gripp explicou que a Prefeitura entende que o salário da guarda é baixo, mas que está lutando para reparar.
“Há o reconhecimento do governo de que o salário da guarda é um salário baixo, mas que estamos tentando melhorar na medida do possível, em razão da situação financeira do país e do município.”

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.