Massimo — 04/02/2016

quinta-feira, 04 de fevereiro de 2016

Comissões

Como de praxe, a primeira sessão ordinária do ano foi dedicada à composição das comissões permanentes da Câmara Municipal.

E, no fim, acabou sendo aprovada a chapa apresentada pelo bloco formado pelos partidos PSD, PSDB, PDT, PSC, PHS, PRP e PPS.

Coerência

Ao todo foram compostas 28 comissões.

E, com um ou outro caso mais questionável, as formações refletiram as características de cada parlamentar.

Importante destacar que, por motivos próprios, tanto Zezinho do Caminhão quanto Renato Abi-Ramia optaram por não participar das comissões.

Composições (1)

A vereadora Priscilla Pitta, logo em sua primeira sessão, já assumiu a presidência das comissões de Apoio ao Idoso e aos Servidores Públicos Municipais.

A Comissão de Defesa e Proteção aos Direitos da Mulher, por sua vez, segue presidida por Vanderléia Lima, que também preside as comissões de Direito das Pessoas Portadoras de Deficiências; e de Promoção da Igualdade Racial.

Composições (2)

O vereador Ceará segue à frente da Comissão de Direitos dos Animais, que continua tendo Cláudio Damião e Pierre como membros.

Cigano, enquanto isso, preside a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública.

Composições (3)

O professor Marcelo Verly continua à frente da Comissão de Educação e Cultura, tendo a companhia de Ceará e Cláudio Damião.

E também preside as comissões de Defesa das Crianças e dos Adolescentes; e Finanças e Orçamento, ao lado de Ricardo Figueira e Vanderléia Lima.

Composições (4)

Advogado e radialista, Christiano Huguenin irá presidir a Comissão de Defesa do Consumidor.

Gustavo Barroso, por sua vez, segue na presidência da Comissão de Esportes; e também na de Análise e Fiscalização de Trânsito e Transporte.

Coube a Alcir Fonseca presidir a Comissão de apoio à Agricultura.

Composições (5)

Gabriel Mafort irá presidir a Comissão de Legislação Participativa; e também a de Ética e Decoro Parlamentar, tendo a companhia dos membros Cigano, Wellington Moreira, Marcelo Verly e Luis Fernando.

Já o engenheiro Joelson do Pote, as comissões de Habitação; e também Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Composições (6)

O empresário e contador Ricardo Figueira presidirá as comissões de Apoio à Microempresas e Empresas de Pequeno Porte; e também a de Defesa Civil.

O experiente Francisco de Barros comandará a Comissão de Obras e Serviços Públicos, enquanto o rei dos vídeos, Wellington Moreira, preside a Comissão de Rádio, Telecomunicações e de Acompanhamento e Fiscalização de Serviços Públicos Concedidos.

Composições (7)

Médico e ex-secretário municipal de Saúde, Luís Fernando Azevedo se mantém à frente da Comissão de Saúde, Promoção Social e Tratamento de Dependentes Químicos.

Já o professor Pierre Moraes continua o bom trabalho à frente da Comissão de Turismo, Assuntos Exteriores, Cidades Irmanadas, Países Colonizadores, História e Patrimônio; enquanto preside também as comissões de Políticas Públicas para a Juventude; e também Análise, Revisão e Fiscalização do Regimento Interno e da Lei Orgânica.

Filé mignon

Para encerrar, a comissão mais importante da casa, a de Constituição e Justiça, continua a ser presidida pelo advogado Nami Nassif, tendo como membros os vereadores Gustavo Barroso, Christiano Huguenin, José Carlos Jacutinga e Gabriel Mafort.

Nota de repúdio

Importante registrar também a nota de repúdio proposta por Cláudio Damião e apoiada por todos os demais vereadores - ainda que nem todos a tenham assinado - em relação à agressão física sofrida pelo vereador Pierre Moraes recentemente em São Lourenço.

Aliás...

A esse respeito, tanto Pierre quanto Joelson do Pote elaboraram requerimento conjunto de informações, buscando respostas para as perguntas que levaram o vereador ao local da agressão.

Ao todo são 18 questionamentos que buscam jogar alguma luz sobre as circunstâncias em que se deu o recente escorregamento de terra naquela localidade.

Boa notícia

Uma emenda parlamentar conseguida pelo vereador Christiano Huguenin junto ao deputado federal Áureo está em vias de se concretizar.

A rubrica é destinada à construção de duas quadras esportivas.

Uma em Riograndina e a outra no Alto de Olaria, anexa à Escola Municipal Jornalista Américo Ventura Filho.

Zica

O colunista não resistiu a tanta zica por parte de alguns políticos, e acabou fraturando um dos pés numa das calçadas esburacadas da cidade, na tarde de terça-feira, 2.

Por isso o Massimo aproveita para agradecer a toda a equipe da ortopedia do Hospital Unimed pelo tratamento recebido.

Em especial ao técnico em ortopedia, Daniel Paulo Heringer, e ao médico Gláucio Boaretto.

Zika

Diversos veículos de comunicação de alcance global já dedicam espaço à cobertura do avanço do Zika Vírus pela América do Sul, antevendo - com o suporte de especialistas - que o problema pode se espalhar rapidamente por todo o continente americano.

Aqui por perto, o município de Cordeiro já vem sendo tratado, vejam só, como a “capital da dengue”.

Todo cuidado

Além da sombra imposta aos indefesos fetos, sujeitos a chances muito maiores de desenvolver microcefalia, a situação também gera enormes implicações econômicas ao espantar os turistas às vésperas da realização dos Jogos Olímpicos.

Todo cuidado (2)

O quadro é sério, e não permite conivências.

Por isso, o Massimo pede a todos os leitores que combatam e denunciem quaisquer focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Nossos filhos e netos agradecem

Asfaltamento

A foto que ilustra a coluna de hoje foi feita na Rua Presidente Vargas, a principal do centro comercial de Olaria, na tarde de terça-feira, 2, e mostra o prometido asfalto à quente chegando ao bairro.

Resta torcer para que a meteorologia continue ajudando, e que o serviço seja levado ao maior número de vias possível.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.