Massimo — 03/10/2015

sexta-feira, 02 de outubro de 2015

Sassá Mutema

Passados alguns meses desde o polêmico decreto de contingenciamento de gastos – que motivou, inclusive, alguns rompimentos políticos importantes no epicentro do governo Rogério Cabral – o documento é hoje visto internamente como o salvador da pátria, que garantiu a aprovação das contas e o pagamento dos salários até aqui.

Para dar uma ideia, dos cerca de R$ 400 milhões previstos em orçamento, o governo executou apenas 360.

Uma redução da ordem de 10%.

Ecos da crise (1)

A própria previsão orçamentária de 2016 representa um bom termômetro das dificuldades.

Basta notar, por exemplo, que pela primeira vez na atual administração foi enviada à Câmara Municipal uma proposta que ficou abaixo do previsto no Plano Plurianual (PPA).

O momento, afinal, é de economizar. Até porque o governo reafirma o compromisso de não aumentar seus impostos.

Ecos da crise (2)

Não é, de fato, uma conta fácil de fechar.

Para preservar empregos sem aumentar impostos, diversas iniciativas prometidas ao longo dos últimos meses parecem condenadas à geladeira.

Casos, por exemplo, da segunda UPA e da Clínica da Família, em Olaria.

UPA (1)

A Unidade de Pronto Atendimento, que originalmente seria construída em Olaria, deveria ter 95% de suas despesas pagas pela União, e apenas 5% pela municipalidade.

Ao que consta, no entanto, Brasília roeu a corda, em mais um reflexo da falta de continuidade provocada quando ministérios se transformam em moedas de troca.

UPA (2)

Restava a opção da UPA tripartite, como a de Conselheiro Paulino.

Considerando, no entanto, que o governo estadual não cumpre sua parte no acordo desde março, a unidade está longe da lista de prioridades no momento.

A Clínica da Família, da mesma forma, depende do comprometimento da esfera estadual para que possa sair do papel.

Salários

Também é muito improvável, e isso é um eufemismo, que o governo possa dar continuidade à sequência de ganhos reais aos salários do funcionalismo, como ocorrido em 2013 e 2014.

A depender do recebimento ou não de alguns repasses, até mesmo a reposição da inflação está ameaçada.

Opção

O discurso oficial afirma que é melhor deixar de dar aumento do que demitir.

Até mesmo porque, conforme o secretário de Finanças, Juvenal Condack, expressou ao colunista, “nós sabemos que se o servidor perder o emprego num momento como este, ele terá muitas dificuldades para se reintegrar ao mercado de trabalho”.

Faz sentido.

Concurso

O cinto apertado também deve se refletir no atual concurso público, uma vez que, ao menos nos primeiros meses, o governo irá convocar apenas os aprovados nas áreas onde atualmente trabalham os mais de 500 contratados temporários.

Os demais aprovados devem ser convocados caso a caso, conforme as possibilidades orçamentárias frente a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Por falar nisso...

Não custa lembrar que interessados em prestar o concurso que pretendam solicitar a isenção da taxa de inscrição só terão os dias 5, 6 e 7 para apresentar o requerimento.

Ou seja, segunda, terça e quarta-feira da semana que vem.

Gorduras localizadas

Claro, no entanto, que este é o cenário macro.

Olhando caso a caso, certamente o governo poderá encontrar inúmeros desperdícios que podem ser cortados, e problemas sérios que podem ser resolvidos a baixo custo.

Aliás uma frente não pode, em hipótese alguma, ser implantada sem a outra.

Tudo pronto

E, para encerrar a série de notinhas sobre questões econômicas, o secretário de Finanças, Juvenal Condack, informa ao colunista que a Prefeitura já emitiu o decreto nº 206, de 1º de outubro de 2015, atualizando todo o processo de regularização de empresas e emissão de alvará dentro do município, cumprindo a parte legal para a criação da Sala do Empreendedor.

Um iniciativa, por sinal, muito bem-vinda.

Novas transferências (1)

A coluna tem abordado diversos casos isolados de transferências partidárias nos últimos dias.

A mais nova notícia, no entanto, é no atacado.

Toda a diretoria e toda a nominata do PT do B acabam de se transferir para o Partido Trabalhista Nacional (PTN).

Incluindo o ex-prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto,  pré-candidato à Câmara Municipal no ano que vem.

Novas transferências (2)

Quem também é aguardado no PTN é o vereador Luis Fernando Azevedo, emigrado do PDT.

Tanto o ex-secretário de Saúde quanto o ex-prefeito, por sinal, possuem planos bastante ousados para o futuro próximo de suas carreiras políticas.

O partido, por sua vez, ainda não pensa em coligações, e cogita lançar candidatura própria à Prefeitura no ano que vem.

O tempo dirá.

Teleférico

Após a aprovação do segundo estágio do teleférico pela Defesa Civil, o empreendimento aguarda apenas a liberação judicial para voltar a operar.

É uma ótima notícia.

Não apenas pelo atrativo turístico que representa, mas também pela opção de entretenimento que oferece à população.

Tudo isso, claro, sem mencionar o simbolismo que carrega em relação à recuperação da cidade pós-2011.

Inaceitável

Não é preciso ser engenheiro para entender que é absolutamente inaceitável que dois jovens percam suas vidas trabalhando em postes de energia elétrica em nossa cidade, num intervalo de apenas três meses.

Sejam quais forem os contextos, alguma medida precisa ser tomada.

E já.

Fiação subterrânea

As duas tragédias reforçam também a necessidade de que a cidade comece a se preparar seriamente para implantar o sistema de fiação subterrânea, ao menos nas áreas de maior concentração populacional, ou de expansão urbana.

Talentos da Biblioteca (1)

A biblioteca do Instituto Politécnico, campus da Uerj em Nova Friburgo, convida a todos para visitarem a 1ª Exposição de Talentos da Biblioteca, promovida com o objetivo de “conhecer e reconhecer os talentos ocultos na universidade através da exposição de desenhos em tema livre, mostrando as formas de expressão e representação de cada um deles”.

Talentos da Biblioteca (2)

Participam da mostra Arthur Louback de Souza (Computação – 1º período); Gabriel Conceição Andrade (Computação – 2º período); Josué Anadias Santos (Servidor); Paula Pacheco Monnerat (Mecânica - 4º período); Raphael Barros Miranda (Mecânica - 1º período); e Vinícius Gonçalves Bernardo da Silveira (Mecânica – 2º período).

Os desenhos ficarão expostos desta segunda-feira, 5, a 27 de novembro, das 7h às 18h. Vale conferir!

CPI (1)

Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga procedimentos específicos da administração municipal da Saúde fizeram nova diligência nesta sexta-feira, 2.

Primeiro, inspecionaram o Posto de Saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e de lá seguiram para o posto Tunney Kassuga, em Olaria.

CPI (2)

Apesar das diligências e dos parlamentares terem recebido mais documentos ao longo da semana, o andamento dos trabalhos não tem sido tão ágil ou harmônico quanto poderia.

Também pudera, considerando a composição para lá de heterogênea.

Normal, desde que os interesses da população não sejam colocados em segundo plano.

  • Foto da galeria

    CPI

  • Foto da galeria

    Novas Transferências

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.