Massimo — 02/09/2015

terça-feira, 01 de setembro de 2015

Prorrogou

A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou até a próxima sexta-feira, 4, a campanha de vacinação contra a poliomielite.

Todas as crianças entre seis meses e cinco anos de idade precisam ser imunizadas.

Paralisia infantil nunca mais.

Crise?

O campus de Nova Friburgo da Uerj teve a segunda maior procura entre todas as incubadoras de empresas da instituição.

Ao todo foram seis inscritos – nada menos que o triplo de Resende, por exemplo.

A maior parte dos interessados, vale registrar, são ligados à área de Tecnologia da Informação – setor no qual os novos empreendedores friburguenses têm obtido grande destaque.

Mãos à obra

A julgar pela grande procura local, é possível admitir que os novos profissionais não estão muito interessados em ouvir falar de crise não.

Ao contrário, querem é se especializar e combater a recessão com orientação e criatividade.

Que tenham sucesso, e sirvam de exemplo!

Amiga na Bienal

“Amiga Amélia”, obra literária do jornalista David Massena, será uma das atrações na XVII Bienal Internacional do Livro, a ser realizada no Rio de Janeiro de amanhã, 3 ao próximo dia 13.

O livro infantojuvenil, já em sua segunda edição pela Drago Editorial, será apresentado em duas tardes de autógrafos, nos dias 4 e 7, a partir das 12h30, no Pavilhão 3, Azul, F14 da Ler Editorial.

Dança das cadeiras

A grande “dança das cadeiras” no primeiro escalão do governo municipal, iniciada pelas transferências de Tânia Trilha (da Educação para a Infraestrutura) e de Renato Satyro (de Esportes para a Educação) vem dando muito que falar nos corredores da política.

Enquanto a reposição de todos os cargos ainda não é concluída, algumas hipóteses curiosas começam a ser ventiladas por fontes dignas de confiança.

Será?

A primeira delas sugere que a Secretaria de Esportes poderia vir a ser ocupada pelo vereador Adriano Pequeno, cuja cadeira no plenário voltaria a ser ocupada pela titular, Vanderléia Pereira Lima, possível substituta de Joelson do Pote na CPI da Saúde.

Já a segunda hipótese aponta o nome de Gustavo Barroso para a pasta de Esportes, e o de Naim Pedro, seu suplente na Câmara Municipal, sendo alçado à CPI da Saúde.

A conferir.

Números para somar

Alô pequeno empresário!

O Sebrae lança nesta quarta-feira, 2, às 19h30, no Hotel Bucsky, uma solução desenvolvida especialmente para as pequenas empresas.

As chamadas Ferramentas de Gestão Avançada (FGA) foram criadas para que o empreendedor da Região Serrana disponha do máximo de informações para poder crescer em meio a metas e indicadores bem definidos.

Vale conferir.

Oficinas

O vereador Marcelo Verly participou, juntamente com dezenas de outros educadores, das oficinas sobre História e Geografia de Nova Friburgo e região, promovidas pelo Sepe e pelo Sinpro nos dias 15, 22 e 29 de agosto, nas instalações da já saudosa Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia.

Aspas

"Seria muitíssimo interessante e válido para nossos estudantes, tanto da rede pública quanto particular, do ensino fundamental e médio, que fossem elaboradas publicações, materiais didáticos, que contribuíssem para um maior entendimento de nossas raízes e território. Temos profissionais altamente qualificados e capazes para tanto", declarou o vereador, que preside a Comissão de Educação e Cultura do Legislativo friburguense.

Veranico

O clima, aparentemente, pirou de vez. Termômetros batendo 37º no Rio de Janeiro em pleno mês de agosto geram perspectivas apavorantes para amantes do clima frio, como é o caso deste colunista.

E o calor fora de hora traz outras implicações, como nos informa a Secretaria Estadual de Saúde.

Doenças de verão

A possibilidade de um "veranico" em setembro, com tempo quente associado a pancadas de chuva ocasionais, tem deixado a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde atenta para uma provável elevação no número de casos de dengue e zika vírus, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e na Baixada Litorânea fluminense. Em agosto de 2015, a notificação de novos casos de dengue cresceu 87% no estado, em comparação com o mesmo período no ano passado.

Aspas (2)

“Apesar de setembro ser um mês que historicamente registra uma queda no surgimento de novos casos, com a elevação de temperatura e a ocorrência de chuvas, é possível que eventualmente tenhamos um aumento isolado de notificações em determinados municípios. Pode ser uma espécie de prévia para o verão. Por isso, a população precisa continuar tomando os cuidados necessários para eliminar os focos de água parada dentro de casa e evitar a proliferação do mosquito”, ressaltou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Recorde

Mais de 500 jovens de todos os 92 municípios do Rio de Janeiro inscreveram-se no "Parlamento Juvenil", estabelecendo novo recorde de procura ao projeto da Alerj que este ano está sendo coordenado pelo deputado estadual Wanderson Nogueira.

A próxima etapa do projeto são as eleições. O primeiro turno acontece amanhã, 3, entre os candidatos das escolas estaduais, disputando entre eles o cargo de representante da unidade. Posteriormente, no dia 15 de setembro, no segundo turno os representantes eleitos das escolas estaduais concorrem com outros candidatos no município.

Próximos passos

Cada cidade elege um deputado juvenil, que irá passar uma semana na capital.

O município com mais inscrições no Parlamento Juvenil foi Duque de Caxias, com 85 candidatos de 31 escolas, seguido pelo Rio de Janeiro com 37 alunos e Niterói com 24 interessados.

Nova Friburgo tem sete candidatos.

Cem cabeças

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou pesquisa que aponta os “100 Cabeças” do Congresso Nacional, a partir da avaliação dos trabalhos dos 513 deputados federais e dos 81 senadores, desde fevereiro deste ano.

O deputado federal Glauber Braga faz parte da lista.

Definição

Na definição do Diap, entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo destacam-se a “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.

A propósito

A Apae de Nova Friburgo acaba de ser beneficiada por uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, proposta justamente por Glauber.

O direcionamento da verba foi definido por solicitação da comunidade, e será aplicado na compra de equipamentos.

A instituição, inclusive, já está fazendo a cotação de preços para a compra.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.