Massimo – 02/05/2015

terça-feira, 02 de junho de 2015

Consórcios de saúde (1)

Na última sexta-feira, 29, o prefeito Rogério Cabral participou do I Seminário Estadual de Consórcios de Saúde do Rio de Janeiro, promovido em Niterói pela Secretaria Estadual de Saúde.

O evento contou com a participação do governador Luis Fernando Pezão, do secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, e de representantes do Ministério da Saúde e do Ministério Público.

Consórcios de saúde (2)

Prefeitos e secretários municipais da pasta compareceram em massa ao encontro, a fim de discutir as possibilidades de atuação conjunta dos municípios para o desenvolvimento de ações de saúde em âmbito regional.

Os palestrantes abordaram, entre outros temas, “Legislação e Financiamento dos Consórcios”, e representantes de outros estados relataram casos em que a experiência foi positiva em suas regiões.

Muito justo

Há algum tempo circula nos bastidores da política a informação de que o deputado federal Ricardo Izar (PSD/SP), presidente da Frente Parlamentar de Proteção Animal da Câmara dos Deputados, vem recolhendo assinaturas para a criação de um novo partido, dedicado a dar representatividade à luta pelos direitos humanos e animais.

Pois bem, a (boa) notícia parece cada vez mais próxima de se confirmar.

E a nova sigla, caso aprovada, deve se chamar Pandha – Partido Nacional Direito Humano e Animal.

Por aqui

Em Nova Friburgo, o grupo que ainda nem nasceu já conta com ao menos um entusiasta declarado.

O vereador Ceará, presidente da Comissão de Direito dos Animais, reuniu-se semana passada em Brasília com Ricardo Izar, e firmou o compromisso de uma visita da Frente Parlamentar a Nova Friburgo.

Para o futuro, Ceará — atualmente no PSB — não descarta a possibilidade de filiação ao novo partido.

Além disso...

Tanto Ceará quanto Christiano Huguenin levaram, nas respectivas pastas, diversos pedidos de emendas parlamentares voltadas, especialmente, para a saúde pública e o esporte.

Resta esperar que as solicitações, protocoladas em vários gabinetes, possam render bons frutos no futuro próximo.

PEMNF (1)

O novo Plano de Educação do Município de Nova Friburgo (Pemnf) foi elaborado durante a IV Conferência Municipal de Educação de Nova Friburgo, com base nas 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O documento, que deve vigorar por uma década, agora será enviado como projeto de lei para aprovação pela Câmara Municipal.

PEMNF (2)

Realizada nos dias 29, 30 e 31 de maio no Hotel Bucsky, a conferência reuniu centenas de delegados com o intuito de estabelecer as metas do município para todos os segmentos da educação.

A saber: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, ensino superior, educação especial, profissionais da educação, financiamento e gestão democrática, formação e valorização dos profissionais da educação.

PEMNF (3)

Representando o Poder Legislativo e completando a mesa solene, o vereador e professor Marcelo Verly se comprometeu em buscar junto aos demais parlamentares a aprovação, na íntegra, das propostas saídas da IV Conferência.

A foto que ilustra a coluna de hoje mostra Verly, presidente municipal do PSDB, ao lado do também professor Igor Pinto, presidente municipal do PT, durante o encontro.

Melhor assim. O bem comum deve vir sempre antes de qualquer disputa política.

A propósito

A Câmara Municipal realiza sessão específica hoje, justamente para apresentar e discutir as deliberações da conferência. A proposta da reunião foi do próprio Marcelo Verly.

Mais e melhor (1)

Como diz o ditado, quem planta, colhe.

Reinaugurada há quase um mês, após merecida e caprichada reforma, a Biblioteca Municipal Maria Margarida Ligouri registrou um aumento considerável no número de frequentadores, empréstimos de livros e de sócios.

Antes da obra, a biblioteca tinha uma média de 20 visitas ao dia. Atualmente esse número passa de 60.

Mais e melhor (2)

A média de empréstimo de livros também mais que triplicou, passando de quatro para 15. Outro número que chamou a atenção da Secretaria de Cultura foi o empréstimo de livros infantis, cuja média subiu de um para sete.

A recém-criada sala de conectividade, que conta com três computadores novos e wi-fi grátis para estudo, recebe em média 20 visitantes diários, e não entram nessa conta as pessoas que levam notebooks pessoais e utilizam apenas a conexão, apropriadamente cedida apenas para estudo, com bloqueio para redes sociais.

Como aproveitar

A Biblioteca Maria Margarida Ligour tem 3.500 sócios ativos. Para se associar basta comparecer à instituição levando identidade e CPF originais, além de cópia do comprovante de residência e uma foto 3x4.

As doações de exemplares repetidos através do Livro Livre também já chegam a quase mil unidades.

Bom futuro

O esforço foi devidamente reconhecido.

A Biblioteca de Nova Friburgo foi uma das 50 selecionadas no país através de edital da Fundação Bill & Melissa Gates.

Graças a essa conquista, logo será contemplada com 10 computadores e terá todo trabalho de informatização realizado em parceria com a Biblioteca Nacional.

Por falar nisso...

Outra iniciativa bastante elogiada, que já aconteceu há alguns dias mas merece ser registrada, foi a passagem de sucesso do programa “Papo de Responsa”, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e vinculado à Polícia Civil, por Nova Friburgo.

No Colégio Estadual Canadá o ciclo de conversas sobre educação, juventude e segurança pública alcançou cerca de 700 estudantes dos turnos da manhã, tarde e noite.

Papo de responsa (1)

E a interação não deve parar por aí.

A diretora Rebeca Emerich Alvarez salienta que a agenda com o Papo de Responsa contará com outras etapas previstas pelo programa, como a visita dos estudantes à Cidade da Polícia, no município do Rio de Janeiro.

O evento contou com apoio da Comissão de Turismo da Câmara Municipal e do Convention Bureau, que firmaram parceria na proposta de criação do programa, além de auxílio dos hotéis Fabris e Sanjaya e da pousada Fribourg.

Papo de responsa (2)

Conforme explica o vereador Professor Pierre, presidente da Comissão de Turismo e entusiasta do programa, “para o Papo de Responsa o confronto armado não é melhor saída; nesse sentido assume estratégia essencial e diversa, pois procura na base educacional e na aproximação mediante o diálogo, cara a cara com a juventude, conscientizar, romper estigmas e aproximar através da interação reflexiva polícia e sociedade. Isso inegavelmente também concorre para uma cidade menos violenta e, portanto, como um dos salutares efeitos, para um turismo mais seguro”.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.