Massimo — 01/10/2016

sábado, 01 de outubro de 2016

Carta ao (à) prefeito(a)

Caro(a) prefeito(a) eleito(a) de Nova Friburgo,

Permita-me escrever apenas no masculino, para preservar a fluidez do texto. Cavalheiro que sou, preferiria escrever no feminino, mas como temos apenas uma candidata, ia parecer que estou tomando partido.

Antes de mais nada, meus parabéns, não foi uma eleição fácil.

Mas cabe observar também que grande parte dos eleitores não votou no senhor, e que a relação com a população ainda tem muito espaço para melhorar e crescer em confiança. Proponho, portanto, que fujamos do ciclo que já se tornou tradicional em nossa democracia, segundo o qual políticos eleitos tendem a se revestir de certa arrogância durante os dois primeiros anos de mandato, por vezes sem conseguir disfarçar a sedução pelo poder.

Em vez disso, tentemos ter em mente que este mesmo poder lhe foi conferido pela sagrada confiança popular, e isso vale muito mais do que o generoso salário que lhe será depositado ao fim de cada mês. Milhares de pessoas confiaram no senhor, e isso representa uma tremenda responsabilidade. Não há que caber, por exemplo, qualquer traço de vaidade que impeça a continuidade de bons projetos de administrações anteriores, nem tampouco qualquer forma de boicote a políticos de grupos distintos que eventualmente apresentem boas ideias para a coletividade.

A hora da disputa já passou. Mudanças levam tempo, e boas sementes precisam ser regadas até que possam frutificar. No devido tempo, a população há de reconhecer sua postura colaborativa.

Da mesma forma, tenha em mente desde já que a imprensa não lhe reservará apenas elogios ou boas notícias. Torcemos, obviamente, pelo sucesso de sua administração, comprometidos que somos com a construção de uma cidade melhor para se viver. Mas nossa colaboração para a melhoria da qualidade de vida passa também pela publicação de denúncias, críticas ou sugestões, às quais recebemos em abundância graças à colaboração de nossos leitores.

Não somos nem nunca seremos subservientes, mas esperamos que a relação possa ser produtiva, acreditando que temos os mesmos objetivos. E quando nós errarmos, não leve a mal. Uma nota explicativa que se faça necessária será sempre publicada de forma responsável.

Aproveito a oportunidade também para fazer algumas sugestões. Nosso centro urbano não está bonito, e não faz justiça a nossas tradições ou belezas naturais. Precisamos nos unir para padronizar nossas calçadas, precisamos implantar medidas de acessibilidade criteriosas, que não sejam “para inglês ver”, precisamos da fiação elétrica subterrânea, e do controle da publicidade em nossas fachadas.

Precisamos também cuidar de nosso tesouro ambiental. Tão bom seria se Nova Friburgo se tornasse referência na proteção aos animais, adotando urgentemente pontos de travessia segura às maiores vítimas de nossas estradas. O gasto não seria tão alto, é o tipo de coisa que pode e precisa ser feita, urgentemente.

Também precisamos proteger nossas nascentes e nossas zonas verdes, que abrigam uma das mais ricas biodiversidades do mundo inteiro. Os desafios são muitos, e haverá tempo para abordarmos cada um deles ao longo do mandato. Fique à vontade para explicar e dividir ideias, e também para esclarecer medidas que se mostrem polêmicas. A experiência nos diz que elas virão, e tenha a certeza de que nos interessa sempre dar as informações precisas e completas. Não somos sensacionalistas.

Fico por aqui, desejando boa sorte e um bom governo.

Rede da Democracia

Diante do sucesso observado na organização do debate do último domingo, 25 de setembro, a Rede da Democracia - formada pela união entre TV Zoom, Rádio Nova Friburgo AM e o jornal A VOZ DA SERRA - volta a se mobilizar neste domingo, 2, para a cobertura das eleições.

Melhor para os leitores, ouvintes e telespectadores, que terão informações trabalhadas com maior profundidade, disponíveis em número maior de mídias.

Hora e local

Segue a lista restante da hora e local de votação dos candidatos neste domingo, 2.

Renato Bravo vota às 11h, no Colégio Estadual Feliciano Costa, em Conselheiro Paulino.

Rogério Cabral vota em São Lourenço, às 10h30, na 81ª Zona Eleitoral, seção 20.

Grace Arruda vota em Olaria, no Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira, 26ª Zona,  seção 25. A hora não havia sido divulgada até o fechamento desta edição.

Prevenir

A Justiça Eleitoral determinou a entrega de todo material de propaganda impressa que não tenha sido distribuído até a noite deste sábado, 1º, em Nova Friburgo.

As multas para quem descumprir a medida são para lá de salgadas.

Portanto, se no domingo, 2, você ver grande quantidade de material despejado pelas ruas, já sabe.

Aliás...

A distribuição gratuita e em massa de jornal de circulação diária também pode ter implicações eleitorais, a depender da interpretação judicial.

Diante de acontecimentos recentes, a prática merece ser tratada com atenção.

Lisura (1)

Um requerimento coletivo de assistência/acompanhamento foi apresentado ao juiz da 26ª Zona Eleitoral, tendo contratado o perito Ricardo de Molina Figueiredo para dar “mais segurança e transparência aos eleitores”, e tentar assegurar, através de perícias anteriores e posteriores à eleição, que as urnas eleitorais de Nova Friburgo não sofram qualquer tipo de tentativa de adulteração.

Lisura (2)

A proposta foi apresentada pelo Psol a todos os comitês ao término da realização do debate da InterTV, e acolhida por todas as coligações que disputam as eleições majoritárias em Nova Friburgo.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.