Massimo — 01/09/2015

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Para pensar

Ao corrupto, ao que se vende, nada incomoda mais do que a existência do honesto.

Para refletir

“O outro é como um espelho em negativo: nos diz o que somos ao mostrar o que não somos.”

Ítalo Calvino.

Condicional (1)

A edição de fim de semana de A VOZ DA SERRA mal tinha sido fechada quando o tocou o telefone do colunista.

Do outro lado da linha, o vereador Wellington Moreira, que tinha acabado de ter a casa invadida por dois homens armados, que não esconderam os rostos, não levaram nenhum objeto, e sabiam os nomes dos moradores da residência.

Condicional (2)

É óbvio que o caso está sendo investigado pelos órgãos competentes, e que ninguém deve se antecipar à conclusão destes trabalhos.

Ainda assim cabe registrar que, informalmente, o próprio vereador ouviu de um policial experiente que a hipótese de assalto poderia ser praticamente descartada.

Condicional (3)

Se – e é importante frisar o caráter condicional desta sentença – a linha de raciocínio do citado policial estiver correta, então podemos estar diante de uma tentativa real de atentado, ou de uma manobra de intimidação.

Não custa lembrar que, em sua coluna do dia 7 de agosto, o Massimo publicou declarações fortes do parlamentar, afirmando que já vinha sofrendo ameaças e que a política friburguense vinha tomando “rumos perigosos”.

De olho

Há que se acompanhar com atenção os rumos tomados pelo processo investigatório neste caso específico.

Até mesmo porque, se a intenção foi a de enviar um recado, ele certamente é extensivo a diversos outros atores sociais, entende?

Em tempo

Terá o sistema Cidade Inteligente registrado imagens dos sujeitos enquanto fugiam a pé pela Rua General Osório?

Crime ambiental

Enquanto ainda chegavam as informações a respeito da ocorrência na residência do vereador, surge a informação a respeito do incêndio nos arredores da Via Expressa.

Tempos atrás o colunista teve oportunidade de ouvir de um veterano funcionário do Ibama que não existem incêndios espontâneos na natureza. Direta ou indiretamente, todos são provocados pela ação do homem.

Uma afirmativa que torna ainda mais triste e revoltante uma ocorrência como esta.

Aspas

“Não consegui dormir nada... Às 4h00 o barulho do fogo era como um agouro. As maritacas gritando desesperadas madrugada adentro, em grupos, e estão totalmente desnorteadas até agora, sobrevoando a fumaça. É triste demais. Muitos ninhos com filhotes, passarinhos, micos, coelhos, até cobras queimados vivas. Luto.”

Palavras de Cristiane Cruzal de Moraes, advogada militante da causa animal, a respeito de algumas das consequências do incêndio.

Por falar nisso... (1)

Além do incêndio, também ganharam espaço nas redes sociais as imagens de um cavalo caído na mesma Via Expressa, e de outro com uma das patas bastante ferida, aparentemente abandonado próximo ao ponto final do ônibus Varginha.

No primeiro caso os relatos divergem sobre a causa do animal caído. Uns falam em estafa absoluta, outros em atropelamento. No fim, não importa. Num caso ou noutro é o tipo de situação que não pode mais ser tolerada. Os rostos estão todos registrados, é tudo uma questão de apurar e, se for o caso, responsabilizar.

Por falar nisso... (2)

Já no caso de Varginha, o colunista pede ajuda aos leitores.

Se alguém tiver mais informações, caso a situação ainda se mantenha, é favor entrar em contato, para que possamos divulgar e ajudar.

E, claro, fica a dica à Subea e aos demais órgãos ambientais do município.

Em tempo (2)

Terá o sistema Cidade Inteligente registrado imagens do caso envolvendo o cavalo na Via Expressa?

Confirmado

Confirmando rumores que já circulavam havia bastante tempo, a reforma do secretariado municipal envolveu mesmo a ida de Renato Satyro da pasta de Esportes para a Educação.

Já a ex-secretária de Educação, professora Tânia Trilha, assume agora o comando da logística e das compras.

Critério

As mudanças não devem parar por aí e declaradamente atendem a motivações mais políticas do que técnicas.

E isso nem precisaria ser dito. Afinal, tanto Tânia quanto Satyro saem muito bem avaliados de suas respectivas pastas.

Cidade Real

Que o reconhecimento do título de Cidade Real foi uma importante conquista para Nova Friburgo, ninguém duvida. Agora, para que os melhores frutos venham a ser colhidos, o trabalho está apenas começando.

A foto de Regina Lo Bianco que ilustra a coluna de hoje, por exemplo, mostra o busto de Dom João VI pichado na Praça Dermeval Barbosa Moreira, à frente do espelho d’água vazio.

Ou seja: governo e população precisam fazer suas respectivas partes, entende?

Em Tempo (3)

Terá o sistema Cidade Inteligente registrado imagens destes que andam pichando monumentos, muros e paredes da cidade? 

Foto da galeria
(Foto: Regina Lo Bianco)
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.