Legislando

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Para pensar:

“A luz só penetra onde houver transparência.” Hermes Fernandes

Para refletir:

“Certos pavões escondem de todos os olhos a sua cauda - chamando a isso o seu orgulho.” Friedrich Nietzsche

Legislando

A curta sessão de terça-feira, 17, na Câmara Municipal reservou a primeira apreciação de dois projetos de lei bastante interessantes.

Matérias que carecem de alguns ajustes, mas que têm potencial para se transformar em legislações de efetivo benefício à sociedade.

Vale a pena, portanto, dar-lhes o devido destaque.

Transparência

O projeto 189/17, do vereador Professor Pierre, busca dar publicidade à listagem de pacientes que aguardam por cirurgias eletivas, consultas com especialistas e exames na rede pública hospitalar de Nova Friburgo.

Na prática, a medida visa combater a praga do assistencialismo, que tantas vezes se manifesta na troca de votos pelo “privilégio” (muitas aspas aqui) de furar filas como as citadas acima.

Ajustes

É claro que a redação ainda precisa passar por alguns ajustes finos, uma vez que nenhum paciente, por exemplo, iria gostar de ter seu nome publicamente associado a uma intervenção mais íntima.

A forma, no entanto, como alguns representantes da infame bancada assistencialista se posicionaram durante a sessão mostra com clareza que a iniciativa conseguiu confrontar os interesses pretendidos.

Proteção

Já o vereador Carlinhos do Kiko apresentou o projeto 192/17, que visa instituir a Campanha Permanente de Conscientização da Depressão Infantil e na Adolescência em Nova Friburgo.

O projeto também vai passar por ajustes e acrescentar novas ideias, mas atende a uma demanda bem definida, até mesmo por ter sido elaborado a partir de relatos (e pedidos) reais.

Ambos os projetos foram aprovados em primeira discussão por 18 votos a 1.

Tração animal

E já que estamos falando de projetos, está praticamente confirmada para a próxima terça-feira, 24, a segunda e definitiva discussão do corajoso projeto de lei do vereador Wellington Moreira que pretende eliminar de vez os veículos de tração animal do centro urbano de Nova Friburgo.

É esperado grande comparecimento por parte da comunidade dos protetores de animais.

Em Brasília

Para encerrarmos a cobertura do Legislativo, cabe registrar a viagem do presidente da Câmara, Alexandre Cruz, para se encontrar com senadores e deputados em Brasília.

O principal objetivo, claro, é conseguir emendas ao orçamento de 2018 que atendam a demandas friburguenses.

Na tarde de terça-feira, por exemplo, o parlamentar esteve reunido com o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), que horas mais tarde iria se posicionar a favor do retorno de Aécio Neves ao Senado...

Vergonha

Bom, o colunista sente uma vergonha profunda ao ter que dar as notícias a seguir.

Na terça-feira, 17, um grupo de professores aposentados da rede estadual se reuniu na unidade do Sepe em Nova Friburgo a fim de debater formas de pressionar a classe política e chamar a atenção da sociedade para o drama que estão vivendo, com seus salários atrasados.

Ingratidão

A situação representa uma derrota sem tamanho para nossa sociedade.

Não apenas por obra deste governo catastrófico, que há muito perdeu a vergonha de descumprir a própria palavra e lançar no pesadelo da incerteza um grupo que deveria ser reverenciado, amparado e protegido, mas também porque é muito triste que esses aposentados tenham que lutar pelos mais básicos direitos, quando somos nós que deveríamos estar lutando por eles.

Parem tudo

Uma das professoras procurou o colunista, e desabafou.

E seu desabafo precisa circular.

Aspas (1)

“Professores aposentados indignados, alquebrados, assustados, amedrontados, alguns inertes, sem saber o que fazer. Para a grande maioria, esse salário é sobrevivência, a família inteira depende dele. Muito triste o que presenciei. Nos foi dito claramente que o governo não se incomoda com o pessoal da Educação. Há pouco tempo um desembargador chegou a dizer que três meses de atraso é um incomodo, não uma tragédia. Muito triste ver sugestões do tipo cesta básica, a busca para ver quem entre nós, sem salários, poderia ajudar.”

Aspas (2)

“Nessa reunião ficou definido que uma comissão de aposentados vai trabalhar junto à direção do Sepe para se fazer ouvir pelos políticos, começando pela política local. Foi lembrado que a coligação do governador elegeu a grande maioria dos prefeitos, incluindo o nosso. E ficou acordado que essa comissão traçará estratégias para chegar ao governo, junto com o Sepe. Nossa próxima reunião está marcada para o dia 7 de novembro, às 16h, novamente no Sepe. Este é um movimento justo, em nome daqueles que por tanto tempo se incumbiram da Educação neste país.”

Apoio irrestrito

A coluna reafirma seu apoio irrestrito aos aposentados que estão com salários atrasados.

O espaço está aberto, e será uma honra se nós pudermos ser úteis de alguma maneira.

Pergunta

Originalmente a edição de hoje, 19, não teria foto, mas como os leitores se fizeram presentes no desafio mais recente, a gente abre espaço para mais uma preciosa foto da querida Regina Lo Bianco.

E então, os leitores sabem dizer o que ela retrata?

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.