Friburguenses ou neofriburguenses?

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sábado, 17 de junho de 2017

Para pensar

“Há sempre a pequena chance de o impossível rolar.”

Nando Reis

Para refletir

“Quem comete o mal, comete-o contra si mesmo.”

Provérbio árabe

Compras

A Prefeitura divulgou uma boa notícia recentemente, ao informar que a licitação para compra de asfalto foi finalmente autorizada pelo TCE-RJ, e está prevista para ocorrer no próximo dia 29.

É isso aí, os processos de compra efetuados pelo município precisam voltar à normalidade o quanto antes.

 Remédios

A face mais dura destes gargalos burocráticos - alguns dos quais fora da alçada municipal - certamente se dá na oferta (ou carência) de remédios à população.

Somente nesta semana, por exemplo, o colunista foi procurado por dois leitores pedindo apoio para que tais situações sejam comunicadas ao governo municipal.

O Massimo sabe bem que o problema não é de agora, e não está culpando ninguém.

Da mesma forma, se houver avanços nesse sentido, a coluna terá prazer em publicar.

 Aspas

“Venho informar que desde novembro de 2016 ocorre a falta de medicamentos no Posto de Saúde do Suspiro e na farmácia complementar do Hospital Raul Sertã, conforme já solicitado neste jornal em 3/4/2017. Peço, mais uma vez, que sejam tomadas as devidas providências, tendo em vista que se tratam de remédios que os pacientes não têm condições de comprar e não podem deixar de tomar.”

Já outro leitor chamou atenção para a condição dos diabéticos, lembrando a carência de fitas para glicosímetro nos postos.

 RPA

Felizmente, além da compra do asfalto, existem outras boas notícias.

O colunista informa com satisfação que o governo municipal começou a procurar alguns dos profissionais do chamado RPA para acertar o pagamento do mês de dezembro, e assim quitar uma dívida herdada da administração anterior.

É uma atitude correta por parte da Prefeitura, e o Massimo terá prazer em dar destaque a tais pagamentos, tão logo sejam efetivados.

Passa bem

Notório defensor da assiduidade parlamentar, o vereador Zezinho do Caminhão não deve ser visto nas próximas sessões ordinárias.

São ordens médicas.

Na última quarta-feira, 14, o parlamentar foi submetido a uma cirurgia de catarata numa das vistas, e agora terá de repousar durante trinta dias.

Felizmente, Zezinho passa bem, e está muito feliz com o resultado da intervenção.

Manifestações

Diversos órgãos de classe espalhados pelo Brasil têm se articulado a fim de realizar nova greve geral no dia 30 de junho, novamente em protesto às reformas trabalhista e previdenciária, e à manutenção de Michel Temer na Presidência da República.

A realização do protesto ainda não está confirmada, mas em Nova Friburgo algumas manifestações estão sendo organizadas para o próximo dia 20, terça-feira.

Como de hábito, as manifestações devem ocorrer ao fim da tarde, nas proximidades do Centro de Turismo.

Nossos húngaros

Quando foi entrevistado por A VOZ DA SERRA, em 2015, o embaixador da Hungria no Brasil, Norbert Konkoly, falou, num misto de orgulho nacional e bom humor, que seu povo é notório por ver as coisas de maneira diferente, por “pensar fora da caixinha”, como ele disse, já bem familiarizado à nossa língua.

A grande lista de invenções magiares certamente confirma isso.

Gentílico

Pois bem, partiu da cabeça sempre inquieta do “nosso” húngaro Pál Holfinger a seguinte reflexão: quem nasce em Nova Friburgo, e não em Fribourg, deveria ser chamado de neofriburguense, e não de friburguense.

Faz sentido, claro, embora não soe tão bem, nem seja tão prático para o uso diário.

Consulta

Nos bastidores, a ideia já ganhou a simpatia de alguns personagens notórios, que defendem a mudança a partir dos “200 anos”.

Ciente, é claro, de que temos problemas muito mais sérios para tratar, o Massimo pede licença para consultar os leitores a respeito desta amenidade.

E aí, o que os amigos pensam do assunto?

Respostas

Passado o feriado, é hora de dar os parabéns a todos que reconheceram o detalhe do belíssimo Sanatório Naval de Nova Friburgo, que todos os filhos desta terra deveriam visitar com calma ao menos uma vez na vida.

Acertaram o desafio os amigos Girlan Guilland, Silvio Poeta, Padre Roberto José Pinto, Marcelo Machado, Rosemarie Künzel, Stenio de Oliveira Soares, Cláudio Damião, Beth do Licínio, Paulo Murillo Curio e Ceará, se é que o colunista não perdeu alguém pelo caminho, sem querer.

Pergunta

O fim de semana está aí, e os amigos têm bastante tempo para descobrir onde o parceiro Henrique Pinheiro fez essa bela foto, e o que ela retrata.

E aí, quem se arrisca?

Um ótimo fim de semana a todos.

Foto da galeria
Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.