Ferreirinha

quinta-feira, 23 de março de 2017
Foto de capa

Para pensar
"Se esse fosse um país sério, eu não estaria vendendo amendoim de madrugada. Se esse fosse um país sério, eu não teria nem nascido."
Ernane Ferreira (Ferreirinha do Amendoim)

Para refletir
“A capacidade pouco vale sem oportunidade.”
Napoleão Bonaparte

Ferreirinha
Passado o processo eleitoral ao fim do ano passado, o Massimo dedicou algumas linhas ao ambulante Ernane Ferreira, personagem conhecido de nossas ruas que havia acabado de ser direcionado como voto de repúdio — falemos abertamente aqui — para ajudar a fortalecer a legenda que terminaria por eleger três vereadores.

Testemunho
Na ocasião o colunista deu seu testemunho sobre a seriedade do homem, e da impressionante resiliência (ou seria dignidade?) que tantas vezes o levou a vagar pelas ruas frias madrugada adentro, sem jamais pedir nada a ninguém ou fazer alarde do fato de muitas vezes não ter o que comer ou onde se abrigar.
A frase do “Para pensar” de hoje ilustra bem essa postura, e foi dita pessoalmente ao colunista há cerca de dez anos.
É o tipo de declaração que nunca mais sai da cabeça.

Chance
Ao se referir a Ferreirinha, o colunista manifestou ainda a crença de que todo mundo precisa ter ao menos uma chance na vida, e Ernane também tinha que ter a dele.
O Massimo, inclusive, chegou a sugerir que sua experiência nas ruas pudesse ser aproveitada pela secretaria de Assistência Social, que tantos desafios têm pela frente.
É com enorme satisfação, portanto, que a coluna informa que Ferreira está trabalhando na Casa de Passagem, subordinada justamente à Assistência Social.

Créditos
Várias pessoas tiveram papel importante nessa nomeação.
A atuação do líder do PMDB, vereador Isaque Demani, e do novo secretário de Assistência Social, Christiano Huguenin, foi imprescindível. Sem o apoio dos dois, a situação jamais teria se concretizado.
Girlan Guilland, ouvidor da Prefeitura, é outro que sempre se mostrou sensível ao drama de Ferreirinha que — pouca gente sabe — tem dormindo na rua porque, determinado a terminar seu supletivo, deixou de trabalhar às segundas-feiras e não conseguiu mais pagar pela moradia.

Apoio partidário
No momento em que negociava seu apoio ao governo, o PMDB se uniu em favor de Ferreirinha, e é preciso dizer que o partido encontrou no prefeito Renato Bravo todo o apoio que precisava para lhe dar uma oportunidade.
Isaque Demani, que — justiça seja feita — tem o hábito de reconhecer o importante papel dos suplentes no sucesso de uma legenda, quer agora conseguir uma moradia para Ferreirinha, e tem total apoio por parte deste colunista.

Parceria
A redação de A VOZ DA SERRA recebeu na manhã desta quinta-feira, 23, a visita da equipe de instrução do Tiro de Guerra 01-010, que gentilmente entregou ao jornal o diploma de “amigo da 2ª CSM”.
Gabriel Ventura Braga, vice-diretor de AVS, falou sobre a honraria, e também sobre a longa parceria com o TG.

Aspas
"Ficamos muito honrados em receber esta homenagem e saber que podemos contribuir para que o Tiro de Guerra possa desempenhar este serviço essencial que prestam para a sociedade. Agradeço ao Coronel Fábio dos Anjos Cruz e ao Tenente Laudeir Gomes pela visita, e reforço nossos laços de amizade e companheirismo."

Meio caminho
Durante a sessão de terça-feira, 21, mais três bons requerimentos de informação foram aprovados no plenário da Câmara Municipal.
O teor de cada um deles, inclusive, pode ser visto em matéria que AVS publica nesta edição.
O Massimo aproveita o gancho, portanto, para dar os parabéns aos vereadores, que têm cumprido seu papel fiscalizador, e também ao governo, que não fez qualquer esforço aparente para inibir este tipo de iniciativa.
Para tirar 10, só falta agora responder tudo de maneira satisfatória e dentro do prazo.

Ainda não
Com tristeza o Massimo informa que as aulas de graduação no IPRJ não serão retomadas na próxima segunda-feira, 27.
A boa notícia parece cada vez mais próxima, mas ainda não será desta vez.
Uma nova reunião do fórum de diretores está marcada para o dia 29, para atualizar as condições de trabalho.

Visitando...
O presidente da Câmara Municipal, Alexandre Cruz, participou na manhã de terça-feira, 22, de reunião na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo.
O chefe do Legislativo considera imprescindível o apoio dos profissionais da Aeanf durante o processo de construção da nova Lei Orgânica do Município.

A propósito...
E já que falamos na nova Lei Orgânica, foi anunciada na sessão de terça-feira, 21, a composição da comissão responsável pela sua elaboração.
A presidência coube ao vereador Sérgio Louback, enquanto a relatoria ficou com Professor Pierre.
Além deles, os outros cinco integrantes são Zezinho do Caminhão, Vanderleia Lima, Aylter Maguila, Johnny Maycon e Alcir Fonseca.

Previdência
O Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo estabeleceu uma banquinha próximo ao banco Bradesco, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, para coletar assinaturas contrárias à reforma da previdência.
Até a manhã de quinta-feira o grupo já havia conseguido quatro mil assinaturas, além de outras 36 mil pela internet.
Levando em conta o tamanho da população friburguense, são números que parecem dizer muito sobre a vontade popular...

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.