Experiência valorizada

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sábado, 27 de janeiro de 2018

Para pensar:

“Podereis avaliar um homem tanto pelos seus inimigos, como pelos seus amigos.”

Joseph Conrad

Para refletir:

“A melhor maneira de realizar os seus sonhos é acordar.”

Paul Valéry

Experiência valorizada

Para marcar a contagem dos 100 dias para o bicentenário, no próximo dia 5 de fevereiro, o Comitê 200 anos de Nova Friburgo acatou sugestão do jornalista Girlan Guilland e está organizando homenagens - vejam só que legal - aos cidadãos centenários de nosso município.

A festa está prevista para acontecer no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, e pretende homenagear também empresas e instituições cuja atuação some 100 anos ou mais.

Convocação

Até o momento já foram localizadas 11 destas preciosas personalidades que vivenciaram e ajudaram a escrever um século de nossa história.

A organização, todavia, acredita que possa haver mais.

O Massimo, claro, apoia a iniciativa e convoca o time de leitores para que colaborem com informações sobre nossos conterrâneos mais experientes.

Curiosidades

De acordo com Girlan, que está fazendo o levantamento, apenas dois dos 11 centenários já localizados são homens.

A caçula da turma é a senhora Brigitte Schlupp, que no último dia 23 alcançou a marca dos três dígitos.

Projeção

A julgar pela tendência nacional, nosso número de centenários deve crescer nos próximos anos.

De acordo com o IBGE, em 2003 havia no Brasil cerca de 2.300 pessoas com 100 anos ou mais.

Em 2014 este número havia saltado para 23 mil.

Muito carinho e vida longa e saudável às testemunhas de nossa história!

Torpedos

Nos últimos dias, determinados grupos de WhatsApp da cidade têm sido palco para algumas discussões apimentadas, por vezes com repercussões.

Para ver com calma

O recesso legislativo não impediu que um grupo de vereadores se unisse nos últimos dias em torno da elaboração de requerimento de informação voltado a obter cópia integral do novo contrato emergencial firmado entre o governo municipal e a empresa que fornece refeições ao Hospital Municipal Raul Sertã.

O secretário Christiano Huguenin assegurou vistas ao processo a todos os vereadores, mas a solicitação de cópias para análises mais aprofundadas não foi atendida sob alegação de economicidade.

O colunista entende que o requerimento será levado a plenário pelo vereador Nami Nassif, e deve contar com as assinaturas de Wellington Moreira, Marcinho, Johnny Maycon, Zezinho do Caminhão e Professor Pierre.

Parênteses

O leitor habitual conhece bem o posicionamento favorável do colunista em relação a quaisquer requerimentos de informação.

E ainda mais num caso como este, de novo contrato emergencial de alto valor que poderia ter sido previsto e concretizado através de procedimento licitatório padrão.

Até porque, diante dos valores que estamos falando, o custo de algumas cópias não parece tão alto assim.

Patrimônio cultural

O carnaval está aí, e o brasileiro reafirma a cada ano sua inesgotável capacidade de encarar tudo sob o viés do humor e da brincadeira.

As marchinhas, claro, não perdoam ninguém.

Há quem não goste, e há também quem leve numa boa.

Faz parte

Quem tem WhatsApp provavelmente já viu um vídeo que viralizou nos últimos dias, no qual uma dessas composições brinca com o prefeito Renato Bravo e seu apelido mais famoso.

O próprio prefeito já demonstrou mais de uma vez levar a situação com bom humor, destacando aspectos positivos das características que geralmente lhe atribuem.

No entanto, como já vimos muitas vezes, não são os chefes, mas alguns de seus comandados que tendem a se ofender com essas coisas.

Esquentou

Pois bem, o fato é que um profissional da Saúde compartilhou o vídeo num grupo fechado, e o que começou como brincadeira logo virou um pesado desabafo público a respeito das condições de trabalho enfrentadas em partes de nosso principal hospital.

Cá entre nós, é claro que existe hora para tudo.

Mas, na imensa maioria das vezes, se colocarmos tudo na balança, levar na esportiva ainda sai muito mais em conta, não é verdade? 

Fala, leitor!

O leitor João Martinho Alves Ferreira pede ajuda ao Massimo para ecoar um anseio mais do que legítimo.

"Antigamente a Sociedade Esportiva Friburguense realizava aos domingos um baile-forró para os idosos e idosas de Nova Friburgo e região. Sabemos que bailes e dança de salão fazem bem mental e fisicamente para quem os frequenta. Por isso, venho pedir que volte urgentemente a ser realizado este baile aos domingos, como acontecia antigamente.

E acrescento que o Nova Friburgo Country Clube também poderia franquear os seus salões para a realização de bailes, especialmente para idosos e idosas de nossa região.

Vamos botar mais alegria nesta cidade e colaborar para a qualidade de vida e longevidade dos idosos e idosas."

Adoção responsável

O grupo S.O.S Protetores de Nova Friburgo promove neste dia 28 um "domingo de lazer com animais para adoção".

O evento acontece na Via Expressa, altura da Afape, das 8h às 12h.

Para quem pretende adicionar altas doses de amor, gratidão, carinho e comprometimento à própria rotina, é oportunidade única para fazer novos melhores amigos.

Amantes de Nova Friburgo

O caro leitor tem conta no Facebook? Ama Nova Friburgo?

Se a resposta para as duas perguntas for sim, então não perca mais tempo e passe a integrar o grupo "Amantes de Nova Friburgo".

Um espaço virtual para postagens agradáveis, com muitas histórias pouco conhecidas desta nossa terra abençoada, e também fotos raras que logo devem ser reunidas numa exposição imperdível.

Confere lá!

Ferroviários reunidos

E já que falamos em amantes de Nova Friburgo, está marcada para a próxima terça-feira, 30, a primeira assembleia geral de 2018 do Clube do Trem, a ser realizada no auditório da Academia Friburguense de Letras (Praça Getúlio Vargas 57), a partir das 19h.

Na pauta do encontro estão a entrega de certificados, um debate sobre perspectivas para 2018 e uma palestra com o prefeito Renato Bravo.

Sindicato dos Jornalistas

O jornalista e colega de A VOZ DA SERRA, o nosso colunista Max Wolosker Neto toma posse, na terça-feira, 30, como membro da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, em Niterói, no cargo de primeiro suplente, para o triênio 2017-2020.

A solenidade de posse está marcada para as 18h no plenário da Câmara dos Vereadores de Niterói. A diretoria eleita para o triênio 2017-2020 tem como presidente o jornalista Mário José Fernandes Rodrigues de Sousa e Dulce Tupy Caldas, primeiro vice; Luiz Sérgio Caldieri, como segundo vice; Evaldo Nascimento, como secretário-geral; Jurivelson Salomão Santava, primeiro tesoureiro; José Pereira da Silva, segundo tesoureiro e Adilson Pereira Guimarães, diretor jurídico.

Pergunta

Enquanto curtem o sagrado descanso do fim de semana, os leitores podem se divertir com mais este novo desafio amparado pelo talento generoso de nossa inesgotável Regina Lo Bianco.

Foto da galeria
Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.