Corrente do bem

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Para pensar:

"Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada.” Anatole France

Para refletir:

“A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter. Quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.” Arthur Schopenhauer

Vergonha

A triste imagem do fim de semana em Nova Friburgo foi a do cavalo abandonado após quebrar uma das patas na Rua Francisco Luís Fernandes, quando transportava dois homens durante a cavalgada que percorreu diversas localidades friburguenses no último domingo, 8.

O animal agonizou publicamente, diante de muitas câmeras de celular, até ser recolhido e finalmente sacrificado.

Joio e trigo

O colunista sabe bem que muitas das pessoas que gostam de andar a cavalo cuidam bem dos equinos pelos quais são responsáveis (o Massimo é incapaz de usar a palavra “dono” quando se refere a seres vivos), e estabelecem com eles relação de verdadeira amizade.

Não se deve cair na armadilha de generalizar.

Incompatível (1)

No entanto, duas verdades simplesmente não podem ser ignoradas: as organizações de tais cavalgadas não têm sido capazes de assegurar a dignidade de todos os animais o tempo todo; e boa parte da pavimentação friburguense é obviamente incompatível com o fluxo destes animais.

Incompatível (2)

Não são poucos os registros de tombos de cavalos causados por irregularidades em nossos paralelepípedos e bloquetes.

Basta um pouco de bom-senso para reconhecer a irresponsabilidade da situação.

Já chega, gente.

Esse tipo de sofrimento não pode voltar a acontecer.

Em tempo

Conforme anunciado na coluna do último fim de semana, a Câmara Municipal terá a oportunidade de aprovar projeto de lei do vereador Wellington Moreira que busca proibir o uso da tração animal no centro urbano de Nova Friburgo.

Uma iniciativa que tem todo o apoio deste colunista.

Adiado

Infelizmente o sonhado Festival de Cinema de Nova Friburgo não terá sua primeira edição em 2017.

A despeito de ter conseguido a aprovação do projeto junto a Lei Rouanet, e de ter contado com os importantes apoios do Nova Friburgo Country Clube, Fábrica de Ideias, Firjan, Acianf, Senai Moda, Isídio Produções, secretarias municipais de Turismo e Cultura, deputado estadual Comte Bittencourt e A VOZ DA SERRA, o cineasta Leo Arturius não conseguiu captar o valor necessário para concretizar o projeto neste ano.

Esperança

Felizmente a aprovação junto à Lei Rouanet assegura prazo suficiente para que o evento possa ser amparado em 2018.

Resta agora esperar que o empresariado vista a camisa, já incluindo o valor do investimento (que poderá depois ser descontado em tributos) nas respectivas previsões orçamentárias.

O Massimo se compromete a divulgar aqui o nome de todas as empresas que eventualmente venham a apoiar essa ousada iniciativa.

Reconhecimento

Já faz alguns dias, mas o registro é necessário.

O belíssimo trabalho social do premiado tatuador Rodrigo Catuaba há muito já extrapolou os limites de Nova Friburgo.

Na semana passada, por exemplo, ele recebeu em seu estúdio na Rua Vicente Sobrinho uma equipe de reportagem do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo.

Exemplo

A pauta da entrevista diz respeito ao mutirão de tatuagens que Catuaba está realizando gratuitamente para refazer a aréola e o mamilo de mulheres que tiveram câncer de mama.

A ideia era realizar o mutirão somente no último dia 2, mas a procura foi tão grande que o tatuador iniciou os trabalhos em setembro e já tem mulheres agendadas até março de 2018.

Corrente do bem

Mais de 70 mulheres, de diversos locais do país, vão ter a autoestima reconstruída através das tatuagens.

A rigor, o projeto cresceu tanto que o estúdio de Catuaba também está fazendo tattos para tapar as cicatrizes das cirurgias dessas mulheres.

Enquanto Catuaba trabalha, Diego Belmiro, também tatuador do estúdio, faz tatuagens para tapar as cicatrizes das cirurgias.

Aspas

“A gente está fazendo tudo com o máximo de carinho. Eu faço a tattoo em 3D do mamilo e da aréola. E Diego faz desenhos tapando as cicatrizes. O nosso objetivo é que essas mulheres saiam daqui mais fortes, mais felizes e com mais vontade ainda de viver”, explicou Rodrigo Catuaba.

Aspas (2)

Essa é a primeira vez que Diego participa de um projeto voluntário como esse: “Quando Catuaba perguntou se eu queria ajudar tatuando as cicatrizes, aceitei na hora. Desmarquei toda a minha agenda de clientes para ficar focado nesse trabalho. Essas mulheres saem mais felizes daqui, mas na verdade quem ganha mais com isso somos eu e Catuaba, por saber que estamos fazendo algo que vai ajudá-las”.

Tucanos (1)

O PSDB de Nova Friburgo realizou convenção na última sexta-feira, 6, na Câmara Municipal, e elegeu uma nova executiva composta por Arthur Sartori (tesoureiro); Renato Satyro (vice-presidente); Raul Marcos (presidente); Hiago Antônio Torres (secretário geral) e
Marcelo Dantas (vogal).

Tucanos (2)
Na mesma convenção também foi eleita a nova presidência da executiva da juventude do partido em Nova Friburgo, cujos integrantes passam a ser João Pedro Farias (presidente); João Vitor Toledo (mobilização de juventude municipal); Arthur Sartori Tozatto (tesoureiro); Douglas Gossling (comunicação) e Hiago Antonio Torres (formação política).

Merecido

O presidente da Câmara, Alexandre Cruz, entregou Moção Especial de Louvor a todo o elenco da peça 78 Musical, “pelo excelente trabalho e exemplo de inclusão social realizado em nosso município”.

A premiação ocorreu ao fim da apresentação de sábado, 7, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura.

Na foto, Alexandre tem a companhia dos talentosos David Massena e Bernardo Dugin.

Pergunta

Nada melhor do que começar a semana com mais uma bela foto assinada pela querida Regina Lo Bianco, sempre nos mostrando detalhes insuspeitos de nossa bela cidade.

É isso: é preciso conhecer para que se possa amar, correto?

Pois bem, quais dos amigos conseguem identificar onde ela fez essa foto?

Uma ótima semana, e boa sorte a todos.

  • Foto da galeria

    Na foto, Alexandre tem a companhia dos talentosos David Massena e Bernardo Dugin.

  • Foto da galeria

    foto assinada pela querida Regina Lo Bianco

Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.